Toe overlap. O pé que pega na roda

Saiba mais sobre o toe overlap, que é o pé encostando na roda da bike

Longe de ser um defeito, o toe overlap é uma característica dos quadros com a frente curta (reach), uma linha reta na horizontal medida entre a caixa de direção e o movimento central das bikes.

img-Toe_Overlap_Pe_Pegando

Nas bicicletas com esta característica, o ciclista vive encostando a ponta dos pés no pneu da frente, quando a pedivela está na horizontal e o guidão é movimentado.

Não é muito comum ver quadros de MTB ou Road Bike assim, mas algumas urbanas utilizam este recurso para ficarem “mais na mão” do ciclista, pois elas são ágeis e encaram bem o pedal rápido dos centros urbanos. Com a frente mais curta, a bike responde muito rápido aos comandos do guidão, e seus usuários apreciam essa agilidade no trânsito.

img-Reach_Stack
A medida Reach (alcance) é a distância em linha reta na horizontal entre a caixa de direção e o movimento central.
Stack é altura do quadro.

Saber pisar

Quem tem uma bike assim sabe, firma pé ou pedal clip não ajudam, é preciso pisar nos pedais com a parte da frente dos pés, normalmente pisamos um pouco mais para o meio do pé, uma linha entre a ponta do metatarso (dedão) e o metatarso menor (dedinho).

img-Posicao_do_Pe_no_Pedal
Nas bikes com medidas mais tradicionais, é possível pisar nos pedais na posição mais indicada, como mostra a ilustração.
img-Toe_Overlap_SpeedBee
Nos quadros com frente mais longa, a linha da frente dos pedais passa longe do pneu dianteiro.
img-Toe_Overlap_Lilt
Com Reach curto, a linha de frente dos pedais cai no meio do pneu.

Mesmo com essa característica, as bikes com quadros de frente curta são ágeis e fazer curvas bem rápido, são as preferidas dos biker’s de Nova York e grandes centros urbanos, onde estes ciclistas “apavoram” no trânsito.

Espero que curta e compartilhe o vídeo com os amigos!

Bom Pedal.

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post