Esta é uma catraca. Elas equipam as bicicletas mais simples e baratas porque é um componente mais barato que o cassete, porém, tem muitas limitações, e a primeira dela é o peso.
Pedaleria explica
E também a fragilidade do sistema como um todo, que usa cubos como esse, com rosca. Geralmente, quando a bike tem catraca, você gira a roda e olhando por trás dá pra ver que ela fica "sambando" de um lado pro o outro.
Pedaleria explica
Catracas possuem o pinhão menor com 12 ou 13 dentes, não muito eficientes para velocidade e o pinhão grande com 26 dentes, pouco eficientes para ajudar nas subidas.
Pedaleria explica
Geralmente essas catracas vem nas bicicleta aro 26 com coroas triplas na pedivela. Coroa grande com 48 dentes, a média com 38 e a pequena com 28. Resumindo, fica tudo muito pesado somando as peças.
Pedaleria explica
Os cassetes são peças bem mais modernas, com o pinhão menor 11, que ajuda muito nas retas e descidas e o maior com 34 dentes ou mais, ajudam nas subidas.
Pedaleria explica
O cassete não tem o mecanismo dentro dele, tudo fica no cubo, dentro do freehub que é essa peça estriada que o Edu Capivara está apontando na foto.
Pedaleria explica
Na foto acima, alguns cubos com freehub que acomodam cassetes de até 8 velocidades, ou seja, 8 pinhões (engrenagens). Abaixo uma foto em detalhe do freehub e os encaixes para o cassete.
Pedaleria explica
Todas as pequenas pecinhas que estão dentro do freehub, na catraca estão nessa peça central, Tudo de ferro, pesado e não muito preciso. Porém, ainda existem e são muito usadas pelas montadoras de bicicletas.