Carretinha para aumentar a capacidade de carga da bike

Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta?

Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike ainda é o melhor veículo de tração humana de todos os tempos.

Mesmo que você coloque bagageiro na frente, atrás, alforges, ela só conseguirá levar cargas compactas e pequenos volumes, mas tem gente que precisa levar mais que isso!
É, estou falando em usar uma carretinha engatada na bike, isso aumentaria muito sua capacidade de carga sem afetar muito a dirigibilidade, já que cargas altas posicionadas nos bagageiros, alteram muito o centro de gravidade do conjunto bike/ciclista, gerando perda de equilíbrio.

CLIQUE PARA BAIXAR O PROJETO DA CARRETINHA EM PDF

img-Carretinha_ABERTURA

A bicicleta tem certas limitações para levar cargas grandes, mesmo com bagageiros e alforges.

Esse não é um produto que a gente acha fácil por aí, então é legal mostrar pra vocês como fazer uma passo a passo! Essa é a oportunidade perfeita pra apresentar pra vocês o pessoal do Canal Oficina de Casa, eles também são meio malucos como eu, e tem idéias bem legais, eles ensinam fazer de tudo no Canal deles, e como eles tem muitas ferramentas para trabalhar madeira, será legal fazer isso no estúdio deles, porque vamos fazer quase tudo em madeira nessa carretinha.

img-Carretinha_EDU_MARCELO

Edu Capivara e Marcelo (Oficina de Casa), discutem como deve ser o projeto da carretinha.

Tanto a Pedaleria quanto a Oficina de Casa, criam soluções que vocês consigam executar em casa, mas claro, tem que ter algumas ferramentas e também habilidade, e vale a pena se inscrever também no Canal deles no Youtube, eles vão fazer outra versão para o Cambam, a barra que liga a carretinha a bicicleta, já que a nossa foi feita na Oficina de Quadros Bornia &Cox, eles fizeram a Speed Bee pra gente, são especializados em quadros, e usaram a curva tubos para fazer a peça.

img-Carretinha_VERIFICANDO-CAMBAM

A oficina Bornia & Cox (Pedro Bornia) foi responsável pela fabricação do Cambam, barra que liga a bicicleta a carretinha.

img-Carretinha_FABRICANDO-CAMBAM

A principal ferramenta para fabricação do Cambam foi a “Curva Tubos”, mas essa peça pode ser feita com tubo quadrado, somente com cortes retos e solda.

 A idéia do projeto é uma base plana, pode ser de compensado plastificado de 14 ou 17mm, um gradil removível, facilitando levar cargas grandes, que não cabem no espaço interno da carretinha. As rodas serão de bike infantil aro 16, que dá pra comprar aos pares, a Vzam faz essas rodas para reposição no mercado, e o cambam, a barra que liga a bike a carretinha, deve ser dobrável ou desmontável, assim ocupa espaço para guardar.

img-Carretinha_PROJETOS

Rodas aro 16″ da Vzan proporcionam uma carreta baixa, a carga próxima do solo não desequilibra a bicicleta nas curvas.

A prancha deve ter mais ou menos 1.00 x 0.80, o gradil uns 40cm de altura, e paralamas fortes, para aguentar o peso da carga, já que eles fica dentro da área da prancha de carga.
Para baixar o centro de gravidade, resolvemos usar rodas pequenas, assim a carga fica mais próxima do chão, tornando o pedalar mais fácil, e para facilitar a construção, não vamos usar um eixo longo que pegue as 2 rodas, isso obrigaria usar cubos com rolamento, além de ter que fazer um eixo de mais de 80cm de comprimento, preferimos embutir as pontas dos eixos originais das rodas em caibros de 4x4cm, fixados no fundo da base.

img-Carretinha_PRANCHA_MADEIRITE

A prancha de Madeirite Plastificado de 14mm é a base para a maioria das peças, com ela faremos o piso, as ripas laterais e os paralamas.

img-Carretinha_Des_01

img-Carretinha_MONTAGEM_01

O corte para encaixar as rodas pode ser todo feito com a serra tico-tico, ou usar também a serra copo na furadeira, obtendo curvas perfeitas.

img-Carretinha_CORTE_para_RODAS

A serra copo 75mm em ação – cortes para as rodas.

img-Carretinha_ENCAIXE_EIXO

img-Carretinha_Des_02

img-Carretinha_MONTAGEM_02

Montagem das colunas que ficam nos 4 cantos da carreta.

img-Carretinha_Des_03

A barra de ligação conhecida como Cambam, tem curvas especiais por 2 motivos: O primeiro é a diferença de altura das rodas da MTB 29″ cor relação as rodas da carreta, que são aro 16″, o segundo motivo é que o Cambam fica preso na blocagem da roda traseira da bike, essa barra passa muito perto do pneu, em qualquer curva de baixa velocidade, o pneu da bike pegaria nela. A solução é fazer uma curva para fora, permitindo empurrar o conjunto bike/carreta e fazer curvas sem esse incômodo.

Pedalando, essa característica é menos notada, já que na maioria das vezes, inclinamos a bike, virando pouco o guidão, e para permitir essa inclinação em diversos ângulos diferentes, para os lados e para cima e para baixo (lombadas e valetas), vamos usar uma Ponteira Rotular, também conhecida como Terminal Rotular Esférico, uma peça com um semi-círculo interno móvel.

img-Carretinha_CAMBAM

O Cambam com a Ponteira Rotular, peça que permite inclinar a bicicleta independente da inclinação da carreta.

img-Carretinha_POSICIONANDO-CAMBAM

Posicionando o Cambam na base.

img-Carretinha_SEM-GRADIL

Sem o gradil, a carreta pode levar cargas maiores que seu comprimento.

img-Carretinha_SUPORTE-BLOCAGEM

Como a gancheira da roda traseiras é diferente de bike para bike, pequenos ajustes de ângulo e posição serão necessários. Utilize pelo menos 1 furo da gancheira para instalação de bagageiros, para fixar o “L” que receberá o Cambam, desta forma não força muito o eixo brocagem.

img-Carretinha_PARALAMAS

img-Carretinha_PLACAS

Para finalizar o projeto e batizar a parceria, foram instaladas as placas da Pedaleria e da Oficina de Casa.

As medidas dos cortes das peças podem ser vistas aqui nas fotos, nas plantas em PDF no link abaixo, e os detalhes no vídeo da construção. Em outro vídeo da Pedaleria e da Oficina de Casa, vocês verão alguns exemplos de utilização da carretinha.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Click’r, o pedal de encaixe fácil de usar

Click’r, o pedal de encaixe fácil de usar

Shimano Click’r, esse pode ser seu primeiro pedal de encaixe!  Nós já falamos algumas vezes sobre as vantagens de pedalar com pedais de encaixe, também conhecidos como Pedais Clip. É a única forma de pedalar aplicando força com as duas pernas ao mesmo tempo. Sem esse...

img-Montando_Roda_de_Bike_ERD

O ERD é medido de niple a niple na posição indicada no balão.

Montando uma roda do zero

Conheça o passo a passo par montar e alinhar rodas Para montar uma roda do zero você precisa ter em mãos o aro, o cubo, os niples, (uma espécie de porca), e os raios, mas existem raios em várias medidas. Existe uma fórmula matemática para descobrir o tamanho exato dos...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter