Como fazer uma carretinha para rebocar com a bicicleta?
Por mais que a gente queira usar a bike como meio de transporte, como usamos um carro, temos que respeitar as limitações que ela tem, levar certa quantidade carga é uma delas, e não tem nada de mal nisso, a bike ainda é o melhor veículo de tração humana de todos os tempos.
Mesmo que você coloque bagageiro na frente, atrás, alforges, ela só conseguirá levar cargas compactas e pequenos volumes, mas tem gente que precisa levar mais que isso!
É, estou falando em usar uma carretinha engatada na bike, isso aumentaria muito sua capacidade de carga sem afetar muito a dirigibilidade, já que cargas altas posicionadas nos bagageiros, alteram muito o centro de gravidade do conjunto bike/ciclista, gerando perda de equilíbrio.
CLIQUE PARA BAIXAR O PROJETO DA CARRETINHA EM PDF
Esse não é um produto que a gente acha fácil por aí, então é legal mostrar pra vocês como fazer uma passo a passo! Essa é a oportunidade perfeita pra apresentar pra vocês o pessoal do Canal Oficina de Casa, eles também são meio malucos como eu, e tem idéias bem legais, eles ensinam fazer de tudo no Canal deles, e como eles tem muitas ferramentas para trabalhar madeira, será legal fazer isso no estúdio deles, porque vamos fazer quase tudo em madeira nessa carretinha.
Tanto a Pedaleria quanto a Oficina de Casa, criam soluções que vocês consigam executar em casa, mas claro, tem que ter algumas ferramentas e também habilidade, e vale a pena se inscrever também no Canal deles no Youtube, eles vão fazer outra versão para o Cambam, a barra que liga a carretinha a bicicleta, já que a nossa foi feita na Oficina de Quadros Bornia &Cox, eles fizeram a Speed Bee pra gente, são especializados em quadros, e usaram a curva tubos para fazer a peça.
A idéia do projeto é uma base plana, pode ser de compensado plastificado de 14 ou 17mm, um gradil removível, facilitando levar cargas grandes, que não cabem no espaço interno da carretinha. As rodas serão de bike infantil aro 16, que dá pra comprar aos pares, a Vzam faz essas rodas para reposição no mercado, e o cambam, a barra que liga a bike a carretinha, deve ser dobrável ou desmontável, assim ocupa espaço para guardar.
A prancha deve ter mais ou menos 1.00 x 0.80, o gradil uns 40cm de altura, e paralamas fortes, para aguentar o peso da carga, já que eles fica dentro da área da prancha de carga.
Para baixar o centro de gravidade, resolvemos usar rodas pequenas, assim a carga fica mais próxima do chão, tornando o pedalar mais fácil, e para facilitar a construção, não vamos usar um eixo longo que pegue as 2 rodas, isso obrigaria usar cubos com rolamento, além de ter que fazer um eixo de mais de 80cm de comprimento, preferimos embutir as pontas dos eixos originais das rodas em caibros de 4x4cm, fixados no fundo da base.
A barra de ligação conhecida como Cambam, tem curvas especiais por 2 motivos: O primeiro é a diferença de altura das rodas da MTB 29″ cor relação as rodas da carreta, que são aro 16″, o segundo motivo é que o Cambam fica preso na blocagem da roda traseira da bike, essa barra passa muito perto do pneu, em qualquer curva de baixa velocidade, o pneu da bike pegaria nela. A solução é fazer uma curva para fora, permitindo empurrar o conjunto bike/carreta e fazer curvas sem esse incômodo.
Pedalando, essa característica é menos notada, já que na maioria das vezes, inclinamos a bike, virando pouco o guidão, e para permitir essa inclinação em diversos ângulos diferentes, para os lados e para cima e para baixo (lombadas e valetas), vamos usar uma Ponteira Rotular, também conhecida como Terminal Rotular Esférico, uma peça com um semi-círculo interno móvel.
As medidas dos cortes das peças podem ser vistas aqui nas fotos, nas plantas em PDF no link abaixo, e os detalhes no vídeo da construção. Em outro vídeo da Pedaleria e da Oficina de Casa, vocês verão alguns exemplos de utilização da carretinha.
Bom Pedal!
0 comentários