Conheça o passo a passo par montar e alinhar rodas
Para montar uma roda do zero você precisa ter em mãos o aro, o cubo, os niples, (uma espécie de porca), e os raios, mas existem raios em várias medidas. Existe uma fórmula matemática para descobrir o tamanho exato dos raios, levando em conta a altura das flanges do cubo, a medida entre os furos, o comprimento dele, e o mais importante, ERD, o diâmetro efetivo do aro.

Mas vamos considerar que você já tenha todo o material e na medida certa, já que dá pra comprar kits completos para aro 20, aro 29, aro 700, etc, mas se você tiver dúvidas quanto ao tamanho efetivo dos aros, no site da Vzan tem o ERD (Effective Rim Diameter) de todos os aros que fabricam, e para os raios, tem vários sites que fazem esse cálculo, e estes são os links:
http://www.vzan.com.br/#produtos
https://leonard.io/edd/
http://www.sapim.be/spoke-calculator
Existem vários tipos de cruzamentos de raios, vamos mostrar um que é muito usado, o cruzamento por 4, pode ser feito em cubos de de 28, 32 e 36 furos, mas antes de começar, você deve seguir algumas regras básicas, alguns aros tem todos os furos alinhados aqui no centro, aí não dá pra errar a posição, mas tem outros, como esse, que os furos são desalinhados, e deitando o aro e também o cubo, fica fácil entender, os raios dos furos de cima ficam sempre na flange de cima do cubo, os furos de baixo, ficam na flange de baixo.

INÍCIO
Comece colocando os raios na flange de cima, faça isso pulando um furo a cada raio colocado. Quando acabar, escolha 1 raio e leve ele até próximo ao furo do bico da câmara de ar, coloque ele no terceiro furo da esquerda. Rosqueie todos os niples até a metade da rosca, na sequência vá distribuindo os outros raios contando 4 furos livres depois desse primeiro raio instalado.
É importante começar dessa forma, no terceiro furo depois da entrada do bico, para que o acesso ao bico da câmara fique livre, sem raios se cruzando nesta posição, pois quando o bico cai em espaço menor, pode ficar difícil instalar o calibrador ou uma bomba de ar.
O próximo passo é colocar os outros raios desta mesma flange, eles entram de baixo para cima. Feito isso, escolha um e leve ele na direção oposta, eles ficam cruzados, um por cima, outro por baixo, esse é o PAR VIZINHO, e aqui no aro, conte 11 furos já com esses 2 raios.
Agora é só distribuir esses outros raios fazendo aquela mesma contagem, todos nessa direção, no quarto furo depois do primeiro raio instalado, e quando eles se cruzam, eles devem ficar encostados, um raio sempre passa por cima do outro, isso é fundamental pra que a roda fique forte.
Vire a roda para montar o outro lado. O processo é bem parecido, colocamos primeiro os raios de cima, mas antes de começar a distribuir, colocamos também os de baixo. Agora pegamos aleatoriamente um PAR VIZINHO e vamos procurar seus furos.
É fácil descobrir em que furo colocar o par vizinho, se o aro tiver furos desalinhados, só irão restar alguns furos na parte de cima do aro, gire o par vizinho que você escolheu, mantendo uma abertura entre eles bem parecida com a de outro par vizinho da flange de baixo, conte 11 furos já com esses 2 raios e coloque os niples.
Atenção: As roscas destes raios devem ficar próximas dos furos no aro, e bem proporcionais, se uma ficar perto e a outra longe, está errada a posição.

Na sequência distribua esses raios escolhendo 1 desses 2 sentidos, pra esquerda ou pra direita, 1 raio a cada 4 furos livres, lembrando de cruza-los um por cima do outro.
A roda está montada, só falta a centralização, mas pra adiantar o serviço, vamos apertar um pouco todos os niples na mesma proporção, e dá pra fazer isso com as chaves de raios ou com chave de fenda. A escolha dos raios no tamanho certo ajudam nessa hora, se eles foram maiores que o necessário, não dá pra usar a chave de fenda, pois a rosca ultrapassa o niple!

No alinhador dá pra saber se o trabalho será fácil ou não observando o balanço da roda, o desalinhamento lateral é mais fácil de ajustar, mas quando ela está com pulo, dá mais trabalho.
O pulo quer dizer que apertamos muito alguns raios, e pra corrigir isso será necessário soltar vários raios e apertar outros, para que o aro se mova na raiação.
Uma forma de ler o PULO é essa, todo esse trecho do aro está muito para baixo, e não é só apertar esses niples pra ele subir, temos que soltar os de cima pra que o aro consiga subir, é um trabalho de paciência.Agora foi, já posso partir para o balanço lateral.
O balanço ou desalinhamento lateral utiliza uma regra simples, está pegando aqui, puxe o aro para lá, apertando os niples daquele lado. Até um certo ponto do trabalho é assim, ou você aperta os 2 raios de lá que ficam próximos a esse que está pegando, ou solta um pouco esse pro aro voltar, mas as vezes é necessário soltar esse aqui e puxar os de lá, liberando espaço para o aro se mover.

Quando você acabar essa etapa, tire a roda do alinhador, apoie o eixo no chão e force a roda para baixo mudando a posição das mãos, faça isso nos dois lados e volte para o alinhador, dê uma nova conferida e faça ajustes se necessário.
Pronto, agora é colocar a fita de proteção, pneu e câmara e colocar na bike.

Se você não tem um alinhador de rodas, faça o seu, o projeto completo está neste link:
A melhor instrução de como raiar uma roda, obrigado! Só um detalhe, o par vizinho fica à dez furos um do outro e não onze.