Montando uma roda do zero

Conheça o passo a passo par montar e alinhar rodas

Para montar uma roda do zero você precisa ter em mãos o aro, o cubo, os niples, (uma espécie de porca), e os raios, mas existem raios em várias medidas. Existe uma fórmula matemática para descobrir o tamanho exato dos raios, levando em conta a altura das flanges do cubo, a medida entre os furos, o comprimento dele, e o mais importante, ERD, o diâmetro efetivo do aro.

img-Montando_Roda_de_Bike_12

img-Montando_Roda_de_Bike_ERD

O ERD é medido de niple a niple na posição indicada no balão.

Mas vamos considerar que você já tenha todo o material e na medida certa, já que dá pra comprar kits completos para aro 20, aro 29, aro 700, etc, mas se você tiver dúvidas quanto ao tamanho efetivo dos aros, no site da Vzan tem o ERD (Effective Rim Diameter) de todos os aros que fabricam, e para os raios, tem vários sites que fazem esse cálculo, e estes são os links:

http://www.vzan.com.br/#produtos
https://leonard.io/edd/
http://www.sapim.be/spoke-calculator

Existem vários tipos de cruzamentos de raios, vamos mostrar um que é muito usado, o cruzamento por 4, pode ser feito em cubos de de 28, 32 e 36 furos, mas antes de começar, você deve seguir algumas regras básicas, alguns aros tem todos os furos alinhados aqui no centro, aí não dá pra errar a posição, mas tem outros, como esse, que os furos são desalinhados, e deitando o aro e também o cubo, fica fácil entender, os raios dos furos de cima ficam sempre na flange de cima do cubo, os furos de baixo, ficam na flange de baixo.

img-Montando_Roda_de_Bike_08

Vemos aqui outro tipo de raiação, a Radial, nesse tipo os raios não se cruzam, ela também é conhecida como raiação reta.

INÍCIO
Comece colocando os raios na flange de cima, faça isso pulando um furo a cada raio colocado. Quando acabar, escolha 1 raio e leve ele até próximo ao furo do bico da câmara de ar, coloque ele no terceiro furo da esquerda. Rosqueie todos os niples até a metade da rosca, na sequência vá distribuindo os outros raios contando 4 furos livres depois desse primeiro raio instalado.

img-Montando_Roda_de_Bike_01

img-Montando_Roda_de_Bike_02

É importante começar dessa forma, no terceiro furo depois da entrada do bico, para que o acesso ao bico da câmara fique livre, sem raios se cruzando nesta posição, pois quando o bico cai em espaço menor, pode ficar difícil instalar o calibrador ou uma bomba de ar.

img-Montando_Roda_de_Bike_14

img-Montando_Roda_de_Bike_07

O próximo passo é colocar os outros raios desta mesma flange, eles entram de baixo para cima. Feito isso, escolha um e leve ele na direção oposta, eles ficam cruzados, um por cima, outro por baixo, esse é o PAR VIZINHO, e aqui no aro, conte 11 furos já com esses 2 raios.

img-Montando_Roda_de_Bike_03

Agora é só distribuir esses outros raios fazendo aquela mesma contagem, todos nessa direção, no quarto furo depois do primeiro raio instalado, e quando eles se cruzam, eles devem ficar encostados, um raio sempre passa por cima do outro, isso é fundamental pra que a roda fique forte.

img-Montando_Roda_de_Bike_04

Vire a roda para montar o outro lado. O processo é bem parecido, colocamos primeiro os raios de cima, mas antes de começar a distribuir, colocamos também os de baixo. Agora pegamos aleatoriamente um PAR VIZINHO e vamos procurar seus furos.
É fácil descobrir em que furo colocar o par vizinho, se o aro tiver furos desalinhados, só irão restar alguns furos na parte de cima do aro, gire o par vizinho que você escolheu, mantendo uma abertura entre eles bem parecida com a de outro par vizinho da flange de baixo, conte 11 furos já com esses 2 raios e coloque os niples.
Atenção: As roscas destes raios devem ficar próximas dos furos no aro, e bem proporcionais, se uma ficar perto e a outra longe, está errada a posição.

img-Montando_Roda_de_Bike_05

Montagem dos raios na outra flange.

Na sequência distribua esses raios escolhendo 1 desses 2 sentidos, pra esquerda ou pra direita, 1 raio a cada 4 furos livres, lembrando de cruza-los um por cima do outro.
A roda está montada, só falta a centralização, mas pra adiantar o serviço, vamos apertar um pouco todos os niples na mesma proporção, e dá pra fazer isso com as chaves de raios ou com chave de fenda. A escolha dos raios no tamanho certo ajudam nessa hora, se eles foram maiores que o necessário, não dá pra usar a chave de fenda, pois a rosca ultrapassa o niple!

img-Montando_Roda_de_Bike_06

img-Montando_Roda_de_Bike_11

As chaves de raios pedem ter vários formatos e medidas.

No alinhador dá pra saber se o trabalho será fácil ou não observando o balanço da roda, o desalinhamento lateral é mais fácil de ajustar, mas quando ela está com pulo, dá mais trabalho.
O pulo quer dizer que apertamos muito alguns raios, e pra corrigir isso será necessário soltar vários raios e apertar outros, para que o aro se mova na raiação.

Uma forma de ler o PULO é essa, todo esse trecho do aro está muito para baixo, e não é só apertar esses niples pra ele subir, temos que soltar os de cima pra que o aro consiga subir, é um trabalho de paciência.Agora foi, já posso partir para o balanço lateral.

img-Montando_Roda_de_Bike_09

O balanço ou desalinhamento lateral utiliza uma regra simples, está pegando aqui, puxe o aro para lá, apertando os niples daquele lado. Até um certo ponto do trabalho é assim, ou você aperta os 2 raios de lá que ficam próximos a esse que está pegando, ou solta um pouco esse pro aro voltar, mas as vezes é necessário soltar esse aqui e puxar os de lá, liberando espaço para o aro se mover.

img-Montando_Roda_de_Bike_10

img-Montando_Roda_de_Bike_13

No final do processo de alinhamento, pressione a roda no chão alternando a posição das mãos, isso remove pontos de tensão entre niples e aro. Faça isso nos 2 lados da roda e coloque ela novamente no alinhador para ajustes finais.

Quando você acabar essa etapa, tire a roda do alinhador, apoie o eixo no chão e force a roda para baixo mudando a posição das mãos, faça isso nos dois lados e volte para o alinhador, dê uma nova conferida e faça ajustes se necessário.
Pronto, agora é colocar a fita de proteção, pneu e câmara e colocar na bike.

img-Alinhador_de_Rodas_Pedaleria

O alinhador de rodas criado pela Pedaleria, tem as mesmas funções do modelos profissionais.

Se você não tem um alinhador de rodas, faça o seu, o projeto completo está neste link:
http://www.pedaleria.com.br/alinhador-caseiro/

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

1 Comentário

  1. A melhor instrução de como raiar uma roda, obrigado! Só um detalhe, o par vizinho fica à dez furos um do outro e não onze.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter