Protetor de quadro na área da corrente

Com as pancadas da corrente, a pintura fica descascada

Você já reparou que na MTB ou urbana com marchas a corrente bate muito no chainstay? Cada vez que a bike passa por um buraco na rua isso acontece, nas trilha então, bate sem parar, e em pouco tempo a pintura está toda machucada, e dependendo da idade do quadro, o tubo chega a gastar, ficando com a parede mais fina de tanto a corrente bater nele.

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_01

Pancadas da corrente no quadro descascam a pintura.

A solução é simples mas ainda tem muita gente que não sabe, basta pegar uma tira de câmara de ar e enrolar no tubo, você começa perto da gancheira e vai até a região do pneu, finalizando com uma cinta de nylon. A câmara pode ser de Road Bike (bicicleta de estrada), basta abrir ela no meio, se a câmara for mais larga, corte uma tira de aproximadamente 3cm de largura.

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_02

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_03

Esse protetor é fácil de fazer mas pode não ser a melhor solução para sua bike, a maioria dos quadros tem o cabo do câmbio traseiro passando por baixo do “chainstay” (nome daquele tubo), e se o cabo for muito rente ao quadro, vai ficar pegando na borracha, e isso pode atrapalhar as trocas de marcha. Quando a rota do cabo é por cima, vindo pelo tubo superior da bike, você fica mais a vontade para enrolar a borracha, usando o espaço a vontade.

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_04

Outro detalhe desse tipo solução, é que ela não fica muito bonita, a pesar de proteger bem o quadro. Muita gente não gosta do efeito da sobreposição de camadas de borracha, fica com vários anéis, o modelo mais bonito para esse protetor é mais liso, vem nos quadros caros.
Essa peça é moldada no formato do quadro, e mesmo que você esteja disposto a pagar caro por ela, pode ser que o formato não encaixe bem na sus bike, então é melhor fazer uma na medida!

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_05

Nas bicicletas mais caras, o protetor de quadro é moldado no formato do tubo.

MATERIAIS
Vamos precisar de uma borracha mais firme, pode ser também um EVA de 2,5mm, mas uma câmara de ar mais grossa também serve, e isso consegue de graça nas oficinas. Tenha em mãos também de cola de contato, fita crepe, papel e lápis.

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_12

Câmara de ar, cola de contato, fita crepe, papel, lápis e tesoura, são os materiais necessários para fazer seu protetor de quadro.

Primeiro vamos delimitar a área de cobertura da borracha com a fita crepe, assim a gente fica mais a vontade para passar cola sem deixar tudo sujo. A cola de contato é aquela que a gente passa nas 2 peças, espera secar e gruda uma na outra.
Quando estiver escolhendo a área, proteja bem o quadro na região do cassette, ali sempre fica estragado pelos choques da corrente.

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_06

Escolha o formato da borracha protetora “desenhando” com a fita crepe.

Feito o desenho com a fita crepe, vamos copiar essa forma em um pedaço de papel. Fixe um retângulo da folha pra não ter erro durante a cópia, contorne bem o tubo, use a unha pra vincar a folha no perímetro da fita crepe, depois passe o lápis.
Recorte a folha e dê uma conferida no encaixe, fazendo ajustes se necessário, esse é o gabarito, agora é só cortar a borracha nesse formato.

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_07

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_08

Limpe bem o protetor e o quadro com álcool antes de passar cola. Passe cola e deixe secar por uns 10 minutos antes de unir as 2 partes. Esse tipo de colagem é única, não dá pra ficar ajeitando, cola na hora, então capricha na pontaria.

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_09

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_10

Instale a borracha a partir da frente, se der algum problema, o defeito fica na parte interna do tubo!

img-Protetor_de_Quadro_para_Corrente_11

A peça fica bem moldada ao formato do quadro, e o acabamento é perfeito!

O protetor fica perfeito e discreto, e se um dia você quiser tira-lo, é só puxar e limpar a cola seca com gasolina.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter