Sem medo de trocar marchas

img-Cambio_Dianteiro

Muitos dos nossos amigos nos perguntam como usar corretamente as marchas da bike, muitos tem pavor, medo de quebrar alguma coisa e acreditam que não sabem usar as marchas e acabam não aproveitando tudo o que um sistema de câmbios pode oferecer para o seu conforto ao pedalar. Principalmente o pessoal de acabou de comprar uma bike, muitas vezes a primeira da sua vida com marchas, e o pânico toma conta da pessoal quando ela se depara com um monte de comandos no guidão e a falta de atendimento e instruções do vendedor lá na loja.

Aprenda a trocar de marchas

Alavanca de mudança de marchas do câmbio dianteiro, onde tem as 3 coroas e o pedivela.

Trocando marchas

Estas duas alavancas comandam o câmbio traseiro, que fica instalado na gancheira da roda e transporta a corrente pra cima e pra baixo nas engrenagens.

Fizemos este vídeo para tirar as dúvidas de forma rápida e prática, já que alguns vendedores não explicam nada para seus clientes, só vendem a bike e pronto, aqui estão as dicas do Edu Capivara para você não ter receio de cambiar a bicicleta e usar as marchas certas na hora certa. Se atrapalha ao usar os comandos no guidão? Se espanta com aquele monte de engrenagens na frente e atrás da bicicleta? Quando usar cada marca, nas subidas, descidas e ruas planas? Tem alguma coisa que eu não posso fazer de jeito algum? Corro o risco de sofrer um acidente ou quebrar a bicicleta?

Estas são algumas das perguntas mais frequentes do pessoal lá na fanpage da Pedaleria, então resolvermos elucidar as questões para ajudar a galera e espero que todos aproveitem as informações.

img-Cambio_Traseiro

 

Apesar de que a tecnologia das correntes esteja cada vez mais avançada, permitindo inclusive trabalhar com ela “cruzada” como costumamos falar (coroa grande com pinhão grande ou coroa pequena com pinhão pequeno), vale a pena salientar que provavelmente nem o vendedor que negociou a bike com você sabe se essa tecnologia está presente na corrente da sua bike, então é melhor não arriscar e seguir os conselhos do Edu Capivara.

Um abraço.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter