Como trocar o garfo com rosca por um Aheadset

Os garfos Aheadset são mais fortes e tem mais opções de avanços.

Quando o Mountain Bike surgiu, os garfos eram parecidos com os das Road Bikes, espigas finas medida 25,4mm (Standard) e com rosca. Logo a seguir lançaram o modelo com tubo largo, conhecido como Oversize, mas ainda utilizava caixas de direção com rosca. Com a evolução das bikes e arrojo dos atletas, estas espigas com rosca começaram a entortar e até quebrar, pois cada fio de rosca fragiliza o garfo.
Outro deficiência dos garfos com rosca é que eles utilizam avanço com aperto dentro da espiga através de um espander, um peça que não aperta muito bem, e em um tombo ou pancada lateral na roda dianteira da bike, o guidão vira, desalinhando a frente.
A falta de opções em modelos de avanços com espander é outro ponto negativo, é muito difícil encontrar variações de ângulos e tamanhos.

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_10
Garfo com rosca e manobras radicais não combinam, o esforço gerado pelo conjunto avanço e guidão e a sobre-carga no garfo podem quebrar a espiga na rosca.
img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_11
Caixa de direção Oversize com rosca.
img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_04
Garfos com rosca utilizam avanços fixados dentro da espiga através de eixo espander, que não imobilizam por completo o movimento do conjunto avanço/guidão.

Com tantos pontos negativos o sistema rosca foi substituído quase que por completo pelo modelo Aheadset, que utiliza tubo liso na medida Oversize (28,6mm), e sem os fios da rosca, ele é muito mais forte.
A ausência de rosca exigiu outra forma de justar a folga na caixa de direção, então o sistema cônico foi introduzido a caixa superior, e a espiga mais longa agora recebe avanços com aperto externo, muito mais seguro e a prova de desalinhamentos acidentais. Aos poucos o conjunto Aheadset ganhou várias opções de caixas e muitos modelos de avanços.

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_12
Apesar do desenho desta caixa de direção Aheadset lembrar uma porca, seu sistema interno é cônico.
img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_19
Com diversas opções de tamanho, os avanços Aheadset também são encontrados em ângulos diferentes.

Para fazer a troca do sistema rosca para o Aheadset é necessário substituir todos os componentes da frente da bike, o garfo, a caixa de direção e o avanço, e dependendo do avanço comprado, ainda terá que substituir o guidão, já que os modelos mais antigos tem o centro na medida 25,4mm e os atuais são mais “gordinhos”, na medida 31,8mm.

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_08
Nenhum componente do antigo garfo com rosca é aproveitado na substituição pelo conjunto Aheadset, garfo, caixas e avanço.

As ferramentas necessárias para fazer essa troca são a chave inglesa ou fixa 36mm para a porca da caixa de direção antiga, ferramentas de remover caixas do quadro, cachimbo para instalar o cônico na espiga do novo garfo, ferramenta para instalar a estrelinha dentro da espiga e a chave Allen para finalizar e ajustar a nova caixa de direção Aheadset.

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_02
A prensa para montar as caixas de direção facilita o serviço e dispensa marteladas desastrosas nos componentes.
img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_06
Aqui, algumas ferramentas envolvidas na operação.

O novo garfo ou suspensão Aheadset deve receber o cônico inferior da caixa de direção e a estrelinha, peça que tira a folga da caixa de direção, e as duas podem ser instaladas com processos alternativos (gambiarras), mas o correto é usar as ferramentas adequadas, que fazem o trabalho sem estragar nada, portanto se você não tem essas ferramentas e habilidade para fazer o serviço, recorra a uma oficina para fazer pelo menos a montagem básica (caixas de direção, cônico inferior e estrelinha).

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_05
A estrelinha dentro da espiga é fundamental para ajustar a folga da caixa de direção Aheadset.

Todo garfo ou suspensão Aheadset comprado avulso vem a espiga longa, ela deve ser cortada de acordo com a altura do headtube (tubo frontal do quadro), mais a soma da altura do avanço (parte onde fazemos o aperto na espiga) e eventualmente alguns espaçadores, caso queira esse conjunto um pouco mais alto. Neste link você poderá ver como é feito o corte da espiga: https://www.youtube.com/watch?v=wrAyoeatVUE
Para tirar a folga do garfo é necessário que o avanço esteja pelo menos 5mm mais alto que a espiga, pois a tampa da caixa de direção deve ter espaço para comprimir todos os componentes da direção, o avanço e calços, se a tampa encostar na espiga não haverá espaço para o aperto e a caixa ficará com folga.

img-Garfo_Rosca_X_Aheadset_03
Ao cortar o excesso de espiga, observe a diferença de altura entre o avanço e a espiga.

Estas instruções também valem para caixas de direção Integrada, Semi-integrada e Tapered.

Bom pedal!

Agradecimentos a Ciclo Vila Isa.

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post