Girando 180º sem descer da bike

E se precisar virar pro outro lado sem descer da bike? O remédio é o RL 180.

Não, não é nome de remédio, nem de produto pra passar no cabelo, é o nome de uma manobra bem legal do BMX Freestyle, que leva o nome do atleta que a criou, Robert Lewis Osborn, ou RL Osborn, um americano que fez muito sucesso na década de 80, e criou várias manobras usadas até hoje.

img_Aprendendo_o_RL_180_na_MTB
A manobra RL 180º nasceu no BMX, mas é muito utilizada no Biketrial e até no Mountain Bike.

Mudando de modalidade, ela também é usada no Biketrial por ser muito rápida, e é base para a manobra “Drop 360 graus”, uma manobra executada sobre a roda dianteira. Sua utilidade no MTB é facilitar e agilizar uma manobra de retorno, quando queremos voltar pelo mesmo caminho, geralmente numa trilha estreita.

img_Drop_360_Biketrial_01
No Biketrial, para descer de um obstáculo alto girando a bike (Drop 360º), executamos dois 180º na mesma manobra, um com a roda dianteira no chão, e o outro com a bike no ar.

img_Drop_360_Biketrial_02

A base da manobra é o RL, também conhecido como embicada, quando brecamos a roda dianteira, levantando a roda traseira. Se você não está familiarizado com ela, vá devagar, treine primeiro levantar a roda traseira, o encolhimento da suspensão dianteira ajuda!

img_Aprendendo_o_180_no_MTB_04
O RL, a simples embicada é o ponto de partida para aprender o RL 180º. Neste treino, ao levantar a roda traseira, jogue o corpo para trás, evitando que a bike vire para frente.

Agora treine jogar a roda traseira para os lados, começa na calçada, desça a roda dianteira pra rua, breque e jogue a roda traseira pra baixo, esse movimento deve ser pequeno, coisa de 30 ou 40cm. Se estiver acertando, vá aumentando o giro com a roda traseira, jogando cada vez mais longe, 60º, 90º etc.

Procure treinar essa manobra em local mais tranquilo, sem movimento, sem carros passando, e se for possível, procure um local com marcação no chão, como vagas de estacionamento pintadas no solo, isso te ajudará a visualizar quanto você está virando em cada tentativa.

img_Aprendendo_o_180_no_MTB_01
A referência no chão ajuda, vagas de estacionamento pintadas no chão orientam e informam aproximadamente quantos graus você esta virando.

Macetes

Conforme simulamos no vídeo com um compasso, o guidão/frente da bike deve virar junto com todo o resto, se você apenas joga a traseira para o lado sem virar a frente, pode acabar prendendo a perna entre o quadro e o guidão, virando pouco e sem a possibilidade de finalizar o movimento.

Para executar o 180º, uma manobra de grande amplitude e esforço, use a bike como alavanca de impulso. Exemplo: Quer virar para direita, inicie a manobra virando um pouco para a esquerda, e num contra golpe rápido, volte para a direita freando a roda dianteira e empurrando a traseira da bike com a parte interna da perna direita, a bike toda gira sobre a roda dianteira, veja o desenho abaixo.

img-Desenho180
Ao iniciar a manobra, vire um pouco o guidão para o lado oposto, assim você conseguirá mais força de giro retomando o sentido da manobra.

O RL 180º exige treino e paciência, mas é uma manobra técnica e divertida, pois ela permite girar e voltar rápido por um caminho estreito, que gastaria mais tempo e espaço para fazer esse retorno com as duas rodas no chão, pedalando.

Bons treinos!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post