Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados

Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros normais que tenham mais espaço.

img-Barra_Circular_V2_15
A parte interna do círculo da Barra Circular tem 25cm de diâmetro.
img_Porta-Objetos_01

Eu vou fazer uma peça larga, pra abrigar a garrafinha, já que o suporte dela vai ficar encoberto, mas vou usar as roscas do quadro onde vai o suporte, para ajudar na fixação do porta objetos, e se seu quadro tiver suportes para garrafinha no tubo inferior e no tubo do selim, melhor ainda!

img_Porta-Objetos_02
Com o espaço central do triângulo desenhado, dá para escolher o tamanho e formato do porta objetos, lembrando que cada quadro tem medidas únicas.
img_Porta-Objetos_04

Vamos usar EVA de 10mm de espessura, que tem 16 cores diferentes, e o acesso ao interior do porta objetos será através de um ziper. Eu vou colar tudo com cola instantânea, essas com embalagens grandes, de 20Gr, já que aquelas pequenas acabam muito depressa para trabalhos maiores.
Eu comprei todos os materiais em uma casa que vende produtos pra tapeçaria, eles tem tudo, inclusive o zíper, que comprei por metro, gastando pouco mais de 40 Reais no total.

img_Porta-Objetos_05
É possível encontrar EVA em 16 cores, com várias espessuras diferentes.

Com o material em mãos, a primeira coisa a fazer é copiar o desenho do triângulo central do quadro, e verificar qual o tamanho do porta objetos que você quer fazer, para fazer esse molde use um papelão, risque, corte e experimente, eu vou fazer uma peça grande, ocupando praticamente o espaço todo.
Se a bike tiver cabos passando aqui embaixo do tubo superior, deixe uma folguinha, não prense o porta objetos neles pra não atrapalhar o funcionamento dos componentes, mas se forem mangueiras e conduites inteiriços, não tem problema que fique encostado!

img_Porta-Objetos_06
Ao dimensionar o porta objetos, cuidado com os cabos de freio e câmbio, deixe uma folguinha!

Para colocar a garrafa dentro do porta objetos, a largura total da peça será 9,3cm, então eu corto primeiro as 2 laterais, lembrando de inverter o molde pra que as 2 peças fiquem com a textura do EVA para fora, e depois corto as tiras pra contornar toda a área, como a largura da garrafa é 7,3cm de diâmetro, essa será a largura das tiras de contorno.

Quanto aos espaços, as divisões internas, crie conforme suas necessidades, eu vou deixar na parte de cima espaço para chaves e celular, a parte de baixo livre para colocar câmara reserva, ferramentas, carteira, etc.
Na Barra circular o espaço é redondo, pra não fazer um “joga da velha” com vários espaços quadrados, eu preferi cortar várias peças com desenho que defini, colei umas nas outras e todos os objetos ficaram em espaços personalizados na medida!

img_Porta-Objetos_07
Tire as medidas de cada objeto e distribua pelo espaço disponível no porta objetos.
img_Porta-Objetos_08

Agora o zíper. Use pouca cola, espalhe a cola com uma pazinha ou um pedaço de EVA, a cola instantânea pode deixar manchas brancas ao secar, se acontecer isso, limpe com um pano umedecido em água quente, mas como a cor que escolhi é preta, posso retocar com caneta tipo pincel atômico ou tinta de permanente.
Para fazer a instalação na bike, comece pelo suporte da garrafinha, eu vou usar uma chapa fina de metal ou plástico, até mesmo uma régua serve, faça a furação do suporte da garrafinha e instale com os parafusos, nas outras partes do porta objeto uso velcro, sem esquecer de colocar os reforços feito com plástico, pra não forçar o EVA, na Barra Forte usei cintas de nylon porque a peça entrou justa no espaço.

img_Porta-Objetos_09
Para não forçar o EVA, faça as fixações usando como reforço placas de metal ou plástico, nos parafusos do suporte para garrafinha e também nas tiras de velcro.
img_Porta-Objetos_10
Outras opção de locais e formatos para o porta objetos.

Ficou bem legal, e a maior parte da garrafinha fica protegida do sol. Se você usar farol a bateria, deixe uma abertura na frente da peça para passar o fio, assim a bateria fica protegida, e como o EVA é térmico, quem faz pedal mais longo pode levar lanche e frutas em seu interior sem problemas.

BOM PEDAL!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter