Bicicleta americana JC Higgis Color Flow 1950

Uma bicicleta clássica que é uma mistura de carros e motos do passado!

A marca americana JC Higgins é um produto esportivo da Sears Reobuck and Company, uma rede de lojas de departamentos com diversos produtos, e que criou vários artigos com marca própria no período entre 1908 e 1963, como tacos de golfe, rifles revolveres e bicicletas, e para ficar bem diferente dos concorrentes, eles fazia bicicletas com o design dos carros e motos dessa época, e outros fabricantes também lançaram bikes assim, artigos muito valorizados entre os colecionadores e apaixonados por bikes clássicas.

img-Emblema_JC-Higgins_04

No emblema dianteiro consta a marca do fabricante, a rede de lojas de departamentos Sears Reobuck and Company, que esteve presente também no Brasil na década de 80.

img-Mesa_JC-Higgins_05

img-Manopla_JC-Higgins_09

O modelo Color Flow é muito elaborado, tem essa suspensão dianteira bem característica das motos antigas, tem uma simulação de tanque de combustível, e o bagageiro é incrível, lembra a traseira dos Buicks daquela época , mas é uma bike extremamente pesada.
O responsável por essa restauração incrível é o Marcos Perassollo, e ele restaura bikes desde 1984, e é uma autoridade nesse assunto, no seu acervo tem bikes que são muito raras até em outros países.

img-Tanque_JC-Higgins_14

O “tanque de combustível” é uma peça laminada em fibra de vidro.

img-Suspensao_JC-Higgins_08

A suspensão com mola na frente da caixa de direção, foi copiada nas motocicletas da época.

img-Bagageiro_JC-Higgins_07

O elegante bagageiro lembra a traseira do automóvel Buick daquela época.

A restauração desta JC Higgins foi trabalhosa, e demorou cerca de 6 meses. Segundo o Marcos, o quadro estava em bom estado, mas faltavam os paralamas, bagageiro e os 10 pequenos refletores, 8 posicionados na réplica de tanque de combustível, e 2 na parte de trás do bagageiro.
Outro item que deu trabalho para conseguir foram os pneus balão com faixa branco, modelos com o desenho da banda de rodagem original.

img-Quadro_JC-Higgins_12

O quadro “pelado” revela o tipo de bike que essa JC Riggins é, uma Cruiser!

img-Refletores_JC-Higgins_06

Os 10 refletores tipo “olho de gato” são bem difíceis de conseguir.

A pesar dos desenhos complexos na pintura, essa é a parte mais fácil do processo, já que as peças cromadas devem ser recuperadas, desempenadas, ter falhas preenchidas, antes do processo de cromeação, mas partes em plástico, couro e borracha, ficam degradadas com o tempo, mas com os processos de recuperação usados por ele, componentes como selim, manoplas e pedais, parecem novos, a presar dos 64 anos de idade.

img-JC-Higgins_01

O cobre corrente “antes e depois”.

img-Lanterna_JC-Higgins_10

Lanterna traseira “antes de depois”, o acrílico da lanterna foi polido e recuperado, e a carcaça da lanterna ganhou funilaria e novo cromo.

img-Selim_JC-Higgins_02

Selim com molas na frente e atrás garante o conforto, mas soma peso, o canote é maciço!

img-Pedal_JC-Higgins_03

Os pedais são originais, depois de recuperar e cromar as partes metálicas, a borracha foi hidratada e ficou assim, com cara de nova!

img-Bike_JC-Higgins_15

Se você tem uma bike antiga, que foi do seu pai, do seu avô ou surgiu a oportunidade de comprar uma pra restaurar, fale com o Marcos Perassollo, nos contatos abaixo, ele ainda tem muitas bikes para restaurar!
perassollo@bicicletasclassicas.com.br
(11) 3721-4220 / (11) 99588-3063

BOM PEDAL!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter