CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO COMPLETO DO PROJETO
Desta vez eu vou ensinar como fazer um suporte de parede para sua fixa ou Road Bike, bikes que tenham o top tub reto. Esse suporte terá uma porta em cima, um espaço para guardar objetos, ferramentas, seus equipamentos, e ainda um suporte para capacete em baixo.
Na internet a gente vários suportes desse tipo, com cores, formatos e tamanhos diversos, os mais elaborados são feitos em marcenarias, com mais recursos e maquinário, eles pode tem design moderno, com requintes de móveis de luxo.
Vamos usar material fácil de encontrar, o MDF revestido, tem muitos padrões diferentes, muitas cores, revestidos dos 2 lados ou só de um lado, e dá pra compra cortado nas medidas do projeto, fiz isso em uma loja de uma grande rede de Home Centers. Dependendo da cor do revestimento externo, o corte nem aparece, mas se for um padrão mais escuro, o suporte fica com 2 cores, pois por dentro, o MDF é claro, mas existem os rolos de fita de acabamento para proteger o corte no MDF, aí fica tudo igual, por sorte, padrão que escolhi, tem a cor muito parecida com o “recheio”.
No MDF, é bom colocar parafusos que atravessem os revestimentos, pois a parte interna “estufa” se parafusarmos direto nela, então vamos usar uns sarrafos de madeira maciça por dentro, assim a gente coloca parafusos na posição certa, e melhor ainda, todos por dentro, nenhum aparente, pra ficar com um aspecto mais limpo.
A distância do tubo superior do quadro até a parede é uma informação importante, como existem vários tamanhos de guidão, você deve tirar essa medida na sua bike, na nossa bike, uma fixa com quadro fino, deu 24cm, coloquei essa medida no desenho, já considerando uma folguinha. Se ficar muito ou pouco espaço entre o quadro e a parede, a bike fica com o guidão virado e a roda apoiada na parede.
Agora é seguir esses passos, colar e parafusar cada parte, e a tampa deve ser montada quando a gente parafusar a última lateral, já que ela tem pinos de articulação, que dispensam a instalação de dobradiças, e para que ela abra, vamos ter que arredondar a quina superior na parte de trás, porque se ela encostar no MDF do fundo, não vai abrir. Para fazer isso use uma lima ou lixa, a grosa pode danificar o revestimento do MDF, que é uma película muito fina.
Pra fazer a articulação da tampa, podemos usar um parafuso cortado, sem a cabeça, ou um pino qualquer, esse pivô pode ser colado na lateral da tampa, mas tome cuidado para não varar nenhum dos furo durante a montagem, tem que ficar tudo escondido.
Vamos marcar os pontos onde vão os pinos e onde faremos o corte com a serra copo para encaixar o tubo superior do quadro, esse furo deve corresponder ao diâmetro do top tube da sua bike, se for em alumínio ou carbono, o diâmetro é maior. Use as impressões para não ter que desenhar na madeira, veja a lista de materiais no desenho abaixo.
O suporte inferior é um apoio tipo mão francesa, e também um suporte para capacete, eu cortei o MDF com a serra tico-tico, e usei também a serra-copo. Esse apoio deve ser instalado por dentro da caixa, não precisa colocar parafusos dele na parede, e a instalação do suporte na parede deve ser feita levando em consideração a estrutura da sua parede e o peso da bike, eu usei 2 parafusos M12x70mm, cabeça sestavada, eles são mais fortes e esse tipo de cabeça permite o uso da chave com catraca, que é mais fácil de aplicar força.
O suporte ficou bem legal e aproveitável, você pode colocar na garagem, na sala no seu quarto, onde quiser, transformando sua bike em um item de decoração.
Bom Pedal!
Sou fã da pedaleria e estou montando um projeto da Barra circular Rural… Estou encontrando muitas dificuldades como, adaptar freio a disco no cubo Dynamo da shimano.