Trocando a fita de guidão da Road Bike

Mais do que estética e conforto, mas também por higiene, troque a fita de guidão.

As #roadbikes, também conhecidas como bicicletas de estrada ou #speed, possuem uma grande área coberta pela fita de guidão,uma área bem maior que as bikes urbanas e as MTB, onde a troca das manopla é bem fácil, mas como é feita a troca da fita de guidão nelas?

img-Fita_de_Guidao

A espessura e desenho do perfil da fita pode variar, assim como o material de sua composição, essa é emborrachada, com 2,5mm de espessura.

img-Preparacao_do_Guidao

Antes da instalação da fita, é necessário imobilizar os conduítes com fita isolante.

O especialista Tiago Andrade, ciclista profissional e mecânico da Anderson Bicicletas, mostra nesse vídeo como fazer a troca, explicando os macetes da instalação e passando informações úteis sobre os tipos de fitas disponíveis no mercado.
A diferença entre elas não está apenas nas cores, mas na composição dos materiais e na espessura, que pode aumentar o conforto do ciclista, principalmente em pisos irregulares.

A troca deve ser feita quando a fita está desgastada, e com as bordas levantando, mas outros fatores podem exigir que ela seja trocada antes, como por exemplo os estragos causados por um tombo, e até mesmo o suor do ciclista, que fica impregnado na fita causando mau cheiro, sem falar na quantidade de sal desse suor, que pode até corroer o guidão da bike.

Uma dica imperdível para quem vai trocar a fita pela primeira vez!

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter