Suporte de parede para bike

Vamos montar um suporte de parede para sua bike gastando pouco?

Existem vários tipos de suporte de parede para bike, aqueles de ferro que a bike fica pendurada pela roda, ou pelo tubo superior do quadro e até aquele apoio para as roda e um suporte para a pedivela. Para as Road Bikes e bikes fixas, tem aqueles de madeira com diversos formatos, eles são praticamente um móvel, e tem gente que põe a bike na sala da casa, mas que tal fazer um suporte bem diferente, com um tubo de PVC?
Eu fiz e testei! Acompanhe o passo a passo da construção e os materiais usados para você fazer o seu!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Capacidade

O suporte é bem firme, se a parede for boa, com tijolos maciços ou blocos de concreto, sua capacidade é de 20Kg.

Existem tubos de PVC de várias medidas, escolhemos o de 200mm de diâmetro, 20cm, ideal para o nosso projeto, a parede desse tubo tem 4mm, é bem forte. Não vamos cortar o tubo em cima e simplesmente pendurar a bike, eu quero que o top tube da bike fique dentro do tubo, e o resto do espaço também será aproveitado!
Mesmo com parede de 4mm, o PVC é fácil de cortar, existem vários tipos de serras manuais, e com a serra tico-tico e serras-copo, mais fácil ainda!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Portatrecos

Porta-objetos. Dá pra guardar de tudo aqui, sapatilhas, caramanholas, ferramentas, kit de iluminação e ainda pendurar pneus no tubo!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Serras

Como o tubo é de grande diâmetro, serras longas para PVC funcionam melhor.

Antes de cortar o tubo verifique o tamanho do guidão da bike medindo do centro do avanço até a ponta, porque quando ela estiver pendurada no suporte, o guidão fica encostado na parede, se o tubo ficar curto e o guidão tocar na parede antes da bike estar encaixada, a bike fica com o guidão virado.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Medidas

O suporte vai ficar na frente do quadro, e o tubo superior, o TOP TUBE é que vai ficar preso nele, então o peso da traseira da bike é o que interessa! O tubo será cortado de forma que o quadro se apoie em cima e em baixo, então os furos de encaixe do quadro devem ter aproximadamente  50mm (5cm), que é mis que suficiente para receber quadros com tubos de diversos diâmetros.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Encaixe_do_Quadro

Como o suporte fica bem para frente do quadro, o peso da traseira da bike faz com que ela se encaixe perfeitamente no suporte.

O primeiro passo é marcar o tubo para fazer os cortes. Usando uma folha, risque em volta do tubo, agora a gente encontra o cento e faz uma linha passando um pouco do circulo e transfere a marcação para o tubo.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Riscando_Folha

É mais fácil achar o centro do tubo colocando ele sobre uma folha de papel e riscando em volta. Depois, achamos o centro e fazemos um risco cortando o circulo.

img-Desenho_Molde_01

Gabarito de corte para encaixar o quadro no tubo.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA FAZER O DOWNLOAD DO GABARITO

Agora com todas essas informações, vamos desenhar o corte na peça, é só baixar o desenho acima, e transferir o formato para o tubo. Faça isso 2 vezes, é deslizar o desenho até até os riscos que fizemos no tubo, quando dividimos o círculo ao meio.  O centro da marcação “Serra-Copo” (acima), fica sobreposto as linhas marcadas na lateral do tubo.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Gabarito

A parte reta do desenho fica na borda do tubo.

Agora a gente já pode cortar. Inicie com a serra copo de 51mm, depois termine o corte com a serra tico-tico. Capriche nos alinhamentos dos cortes para não ter degraus no resultado final.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Serras_02

Para instalar essa peça na parede nós vamos usar 1 mão francesa e uma cantoneira de 12cm, e elas vão ser instaladas na parede juntas. O primeiro passo é cortar as pontas, adequando seu tamanho ao comprimento e altura do tubo, e por conta disso, a gente tem que refazer alguns furos, e aponta que sobrou a gente usa pra nivelar as peças na instalação na parede.

img_Desenho_02

 

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Ferragens

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Ferragens_02

Sobrepondo a mão francesa e a cantoneira, a medida máxima deve ser 19,5cm, o suficiente para o tubo entrar bem justo.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Corte_Ferragens

Se precisar, corte a mão francesa em cima e em baixo, mara que fique encoberta pelo tubo.

Agora é só escolher a parede e a posição, e instalar o conjunto de mãos francesas. O melhor tipo de parede para um suporte de bike é a parede de tijolos maciços, ou uma coluna de concreto, e nesse caso a gente usa pelo menos 2 buchas S12 com parafusos assim com cabeça sestavada, mas se a parede for de blocos ou tijolo baiano, é melhor usar esse aqui, o Chumbador CBN 10mm.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Parafusos

Para instalar o suporte na parede, utilize buchas convencionais ou modelos próprios para paredes ocas (blocos de concreto e tijolo Baiano).

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Marcando_Furos_Parede

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Furando_Parede

Para a bike ficar retinha, a gente tem que pedir ajuda, não dá pra fazer sozinho. Um segura a bike e acerta o ângulo, o outro marca os furos.  Agora temos que fazer 4 furos, da mão francesa e cantoneira no PVC.
O mais complicado é transferir as marcações para o lado externo. O ideal é usar uma ferramenta curte e bem afiada, ou se arriscar com a furadeira, iniciando esse furo com uma broca bem fina, porque ele fica inclinado.
Agora é só instalar os 4 parafusos allen, os M5 em cima e os M4 em baixo, e se você quiser colocar aqui uma bike com outro desenho, com esse tubo reto, é só soltar os 4 parafusos, girar e o tubo e marcar novos furos.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Instalando_01

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Posicao_da_Bike

Trabalho para duas pessoas. Para acertar o ângulo da bike e marcar os furos da ferragem no tubo, um cuida da bike, o outro faz as marcações!

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Parafusos_Allen

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Furos_Internos

Para marcar do lado de fora os furos internos, utilize um prego ou parafuso de aço. Bata até ficar visível pelo lado de fora.

Para finalizar o acabamento. O suporte pode ser pintado ou adesivado, e para proteger o quadro da bike vamos colar uma borracha canaleta com vão de 4mm contornando toda a parte dianteira do suporte.
Com tudo pronto, objetos guardados no interior do suporte, podemos até fazer uma manutenção leve na bike, já que é possível pedalar e utilizar os freios.

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Acabamento

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_Acabamento_03

Acabamento personalizado: Pintado ou adesivado, o último trabalho é colar uma borracha de acabamento com canal de 4mm para proteger o quadro da bike.

 

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_com_Bike_02

img_Suporte_de_Parede_em_PVC_com_Bike_01

O prazer de fazer você mesmo uma peça, suporte, cavalete ou ferramenta, não tem preço, e apenas para informar, gastamos R$70,00 para fazer esse suporte.
Valor referente ao tubo, ferragens e acabamento – dez/2016 – São Paulo – SP.

Bom Pedal!

 

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

3 Comentários

  1. Sou te fan

  2. Parabéns para todos aí

  3. PRA MINHA BIKE ANTIGA ARO 26, EU FIZ UM PORTA OBJETOS DE CANO PVC

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter