Vamos montar um suporte de parede para sua bike gastando pouco?
Existem vários tipos de suporte de parede para bike, aqueles de ferro que a bike fica pendurada pela roda, ou pelo tubo superior do quadro e até aquele apoio para as roda e um suporte para a pedivela. Para as Road Bikes e bikes fixas, tem aqueles de madeira com diversos formatos, eles são praticamente um móvel, e tem gente que põe a bike na sala da casa, mas que tal fazer um suporte bem diferente, com um tubo de PVC?
Eu fiz e testei! Acompanhe o passo a passo da construção e os materiais usados para você fazer o seu!

Existem tubos de PVC de várias medidas, escolhemos o de 200mm de diâmetro, 20cm, ideal para o nosso projeto, a parede desse tubo tem 4mm, é bem forte. Não vamos cortar o tubo em cima e simplesmente pendurar a bike, eu quero que o top tube da bike fique dentro do tubo, e o resto do espaço também será aproveitado!
Mesmo com parede de 4mm, o PVC é fácil de cortar, existem vários tipos de serras manuais, e com a serra tico-tico e serras-copo, mais fácil ainda!

- Como o tubo é de grande diâmetro, serras longas para PVC funcionam melhor.
Antes de cortar o tubo verifique o tamanho do guidão da bike medindo do centro do avanço até a ponta, porque quando ela estiver pendurada no suporte, o guidão fica encostado na parede, se o tubo ficar curto e o guidão tocar na parede antes da bike estar encaixada, a bike fica com o guidão virado.
O suporte vai ficar na frente do quadro, e o tubo superior, o TOP TUBE é que vai ficar preso nele, então o peso da traseira da bike é o que interessa! O tubo será cortado de forma que o quadro se apoie em cima e em baixo, então os furos de encaixe do quadro devem ter aproximadamente 50mm (5cm), que é mis que suficiente para receber quadros com tubos de diversos diâmetros.

O primeiro passo é marcar o tubo para fazer os cortes. Usando uma folha, risque em volta do tubo, agora a gente encontra o cento e faz uma linha passando um pouco do circulo e transfere a marcação para o tubo.


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA FAZER O DOWNLOAD DO GABARITO
Agora com todas essas informações, vamos desenhar o corte na peça, é só baixar o desenho acima, e transferir o formato para o tubo. Faça isso 2 vezes, é deslizar o desenho até até os riscos que fizemos no tubo, quando dividimos o círculo ao meio. O centro da marcação “Serra-Copo” (acima), fica sobreposto as linhas marcadas na lateral do tubo.

Agora a gente já pode cortar. Inicie com a serra copo de 51mm, depois termine o corte com a serra tico-tico. Capriche nos alinhamentos dos cortes para não ter degraus no resultado final.
Para instalar essa peça na parede nós vamos usar 1 mão francesa e uma cantoneira de 12cm, e elas vão ser instaladas na parede juntas. O primeiro passo é cortar as pontas, adequando seu tamanho ao comprimento e altura do tubo, e por conta disso, a gente tem que refazer alguns furos, e aponta que sobrou a gente usa pra nivelar as peças na instalação na parede.


Agora é só escolher a parede e a posição, e instalar o conjunto de mãos francesas. O melhor tipo de parede para um suporte de bike é a parede de tijolos maciços, ou uma coluna de concreto, e nesse caso a gente usa pelo menos 2 buchas S12 com parafusos assim com cabeça sestavada, mas se a parede for de blocos ou tijolo baiano, é melhor usar esse aqui, o Chumbador CBN 10mm.

Para a bike ficar retinha, a gente tem que pedir ajuda, não dá pra fazer sozinho. Um segura a bike e acerta o ângulo, o outro marca os furos. Agora temos que fazer 4 furos, da mão francesa e cantoneira no PVC.
O mais complicado é transferir as marcações para o lado externo. O ideal é usar uma ferramenta curte e bem afiada, ou se arriscar com a furadeira, iniciando esse furo com uma broca bem fina, porque ele fica inclinado.
Agora é só instalar os 4 parafusos allen, os M5 em cima e os M4 em baixo, e se você quiser colocar aqui uma bike com outro desenho, com esse tubo reto, é só soltar os 4 parafusos, girar e o tubo e marcar novos furos.


Para finalizar o acabamento. O suporte pode ser pintado ou adesivado, e para proteger o quadro da bike vamos colar uma borracha canaleta com vão de 4mm contornando toda a parte dianteira do suporte.
Com tudo pronto, objetos guardados no interior do suporte, podemos até fazer uma manutenção leve na bike, já que é possível pedalar e utilizar os freios.

O prazer de fazer você mesmo uma peça, suporte, cavalete ou ferramenta, não tem preço, e apenas para informar, gastamos R$70,00 para fazer esse suporte.
Valor referente ao tubo, ferragens e acabamento – dez/2016 – São Paulo – SP.
Bom Pedal!
PRA MINHA BIKE ANTIGA ARO 26, EU FIZ UM PORTA OBJETOS DE CANO PVC
Parabéns para todos aí
Sou te fan