Dúvidas e erros simples podem causar uma primeira experiência ruim na bicicleta de estrada
Muitos ciclistas querem pedalar uma Road Bike (bicicleta de estrada), mas ainda tem muitas dúvidas, principalmente se já pedalam uma Mountain Bike, porque a diferença entre elas é enorme, e dependendo da bike e das condições, ela pode parecer desconfortável.
Sua primeira experiência nesse tipo de bike é fundamental para se apaixonar ou odiar a modalidade, então se esforce para faze-la corretamente, pois um teste em local errado e com a bicicleta no tamanho errado, pode afetar o resultado e mudar sua opinião.
Hoje o mercado está cheio de opções dentro do que você pode investir, mas antes da compra você pode testar a bike em uma loja ou com um amigo, e deve fazer isso em um trajeto onde o asfalto seja muito bom, o mais liso possível, sem carros, pessoas ou obstáculos para te atrapalhar, assim você poderá sentir o que é a bicicleta de estrada, sem interferências.
Ao fazer isso, tenha certeza que a bicicleta seja do tamanho certo para você, ou na pior das hipóteses, que ela seja um pouco menor que a ideal, porque pedalar uma bicicleta muito grande pode ser traumático, desconfortável e inseguro. Na maioria das bicicletas você tem apenas 1 forma de segurar no guidão, na Road Bike são 4 “pegadas”, 4 formas de apoiar as mãos, então o ajuste da posição do ciclista na bicicleta é muito mais preciso, pois isso é muito importante fazer Bike Fit para ter esse posicionamento perfeito, isso tem a ver com conforto, e deve ser feito no ato da compra.
Outra diferença entre uma MTB e uma bicicleta de estrada, é que a MTB tem pneus grossos e suspensão dianteira, dependendo do modelo, suspensão nas duas rodas, então a sensação de conforto é maior. Na bicicleta de estrada você tem os 2 pneus finos e muito cheios, então qualquer irregularidade do trajeto é sentida com muito mais intensidade, e essas vibrações passam para o ciclista pelo guidão, pedais e selim, por isso é muito importante que esse trajeto seja muito liso e o selim no formato ideal, podendo até ser até um pouco mais largo que o ideal, para você sentir o que é a bicicleta, como ela anda, pois os selins leves para competição podem parecer duros para quem não está acostumado.
Isso não quer dizer que pedalar uma bicicleta de estrada seja desconfortável, pelo contrário, tem muitos ciclistas que fazem provas como o Audax, pedalando 300km sem parar para descansar, e o que dizer sobre os ciclistas profissionais que fazem corridas por etapas por 20 dias na sequência, e terminam sem dores de desconforto por conta da pedalada, por isso a bike deve estar ajustada ao biotipo do ciclista, e é isso que o Bike Fit faz.
Faz parte também da primeira experiência pedalar com os pneus na pressão certa, nem tão cheios ao ponto de ficar desconfortável, a bicicleta muito dura, e nem tão vazio, ao ponto da bicicleta não render, e até mesmo furar 1 pneu na sua primeira experiência. Então calibre os pneus entre 100 e 110 PSI, que é o ideal na maioria das bicicletas.
Para sentir o potencial da bike sem correr risco, o ideal é pedalar com os pés presos aos pedais (pedais de encaixe), e isso irá transmitir mais segurança, principalmente em uma subida, onde se pedala em pé aplicando muita força nos pedais. Com os pés soltos, se você pegar um buraco e o pé escapar do pedal, a consequência é o tombo.
Se você estiver de tênis, e a bike testada estiver com pedais de encaixe, é melhor você instalar pedais convencionais para ter mais segurança, já que os pedais de encaixe são menores que os pedais convencionais.
Estas são as dicas do especialista Cleber Anderson para melhorar a sua primeira experiência com a bicicleta de estrada, uma bike rápida, leve e empolgante, vale a pena conferir!
Bom pedal!
0 comentários