Mala bike para viagens

Bike nos ares.

Seja para competições ou lazer, férias ou cicloturismo, a necessidade de levar a bike em viagens de ônibus ou avião muitas vezes é tarefa ingrata, pois mesmo que a bike seja leve, o volume dá certo trabalho. Nas malas convencionais a bike sempre fica exposta, de alguma forma, a elementos externos que podem detonar as rodas, gancheiras, quadro e componentes.

Muitas vezes as pessoas querem fazer uma viagem e simplesmente levar a bike porque sabem que em seu destino, colegas, ciclovias e trilhas as esperam para excelentes momentos de descontração. Não necessariamente para participar de provas, desafios radicais ou coisas do tipo, mas basicamente querem levar a bicicleta, que geralmente é um xodó do ciclista, e muitas vezes não o fazem por medo de que algum dano aconteça na bike no compartimento de bagagem e no trânsito da mala bike no aeroporto.

Mala bike Thule RoundTrip Pro no saguão do aeroporto

Então começa a busca por uma mala para carregar a bicicleta. Se a mala tem alças para apoiar nos ombros, é uma opção, mas acaba cansando seu corpo após alguns metros de caminhada e não é lá muito ergonômica, usar os dois braços pra carregar, no máximo para fazer um pequeno movimento com a mala e não transitar por aí com ela assim, fora o medo de descobrir mais tarde que quebraram algo por falta de cuidado ou empilhamento indevido, o que todo mundo sabe que é muito comum principalmente nos aeroportos. Você olha pela janelinha do avião e descobre que sua bike sabe voar.

Solução

Felizmente, pensaram em uma solução leve, prática e muito segura de transportar bicicletas em viagens, uma mala bike onde é possível fixar a bike em pé, guardar as rodas em bolsas individuais e de quebra usar parte das estruturas de fixação e reforços para montar um cavalete de manutenção super maneiro para os reparos e limpeza necessários durante a viagem. Sabe aquele trato que damos na bike dentro do quarto de hotel, apoiando a bicicleta na cama, no frigobar ou com a bike de ponta cabeça? Então, com a mala bike que testamos nessa matéria, isso é coisa do passado.

No saguão do aeroporto com a mala bike

Na rampa do aeroporto com a mala bike, super confortável

Com design moderno, materiais de extrema qualidade, alças de locomoção e rodas reforçadas fica fácil rebocar esta mala. A fabricante é a sueca Thule e o modelo RoundTrip Pro 100501 que pesa 8,6 quilos já com o tripé de manutenção feito em alumínio. Na hora do manuseio, como colocar e tirar do carro, subir escadas, fazer o checkin e coisas do tipo, você conta com alças distribuídas estrategicamente em lados opostos ao do zíper, o que facilita muito o manuseio.

Facil de colocar no carro

Encara a escada rolante na boa

Encara bem a escada convencional

Colocar a mala bike na balança do checkin é moleza

Alças reforçadas

Todas as alças são super reforçadas.

Alça superior Alça inferior

Um reforço estrutural na base da mala tem formato de caixa e cerca de 10 cm de altura e é produzido em poliestireno com cantos arredondados formando a estrutura principal extremamente forte da mala. As laterais e demais partes em lona resistente com compartimentos para instalação de placas de plástico polionda reforçado, comporta também objetos menores como toalhas e uniformes, e por dentro, a bike se mantém bem fixada e protegida nos dois lados pelos pés de alumínio do tripé de manutenção (presos nas laterais internas da mala), ou seja, a bike não será esmagada por outras cargas durante a viagem.

Mega resistente

Instalando polionda img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-polionda-espaco

Pés de alumínio reforçam a lateral

Os pés de alumínio do tripé de suporte funcionam como mais um reforço nas laterais da mala.

Cada solução foi pensada para atender a praticamente todos os tipos de bicicletas, é possível ajustar cada parte da fixação interna, permitindo eixos de 9, 15 e 20 milímetros na hora de fixar a frente da bike por exemplo. O apoio para o central é deslizante, e o kit de apoios em borracha permite regulagens para as diferentes altura das coroas de road e MTB.

No suporte para o garfo/suspensão estes são os adaptadores para as diferentes larguras de eixo.

No suporte para o garfo/suspensão estes são os adaptadores para as diferentes larguras de eixo.

O suporte de eixo desliza no trilho para se adequar ao tamanho de qualquer bike

O suporte de eixo desliza no trilho para se adequar ao tamanho de qualquer bike

Central e coroas bem protegidos com placas de borracha.

Central e coroas bem protegidos com placas de borracha.

Detalhe das sapatas emborrachadas para proteção das coroas

Detalhe das sapatas emborrachadas para proteção das coroas

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-central-borrachas img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-central-ajuste

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-eixo-release img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-eixo-instalado

Cavalete portátil, uma atração a parte.

O cavalete faz parte do show e foi uma surpresa maravilhosa quando testamos a mala; sempre sonhei com essa regalia em minhas viagens. O núcleo onde se encaixam os pés do cavalete pode ser ajustado de acordo com o centro de gravidade de cada bike, colocado bem atrás, perto da roda traseira, é possível pedalar e fazer ajustes com estabilidade, e na hora de guardar a peça é só liberar a alavanca, remover, e instalar na parte superior do trilho.

O mesmo suporte que mantém a bike fixa no fundo da mala se transforma em um útil cavalete para manutenção.

O mesmo suporte que mantém a bike fixa no fundo da mala se transforma em um útil cavalete para manutenção.

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-tripe-release img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-tripe-release-tirando

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-tripe

Este é um tipo de suporte para manutenção bem compacto, não ocupa espaço nem no quarto do hotel.

Existem diversas regulagens nesse cavalete e a facilidade em montar e desmontar é fato, são apenas alguns botões que você puxa e pronto, está armado o tripé ou desmontado, pronto pra enfrentar a viagem de volta. É claro que a construção, ou seja, os materiais e encaixes de todas as partes foi feita com muito cuidado e precisão, então é garantia de não ter problemas.

Montagem em segundos e o resultado é um acessório formidável para sua viagem

Montagem em segundos e o resultado é um acessório formidável para sua viagem

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-tripe-ajuste02 img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-tripe-ajuste

Para transportar a bike com segurança é necessário retirar o avanço e guidão do tubo do garfo, retirar os pedais e eixo de blocagem da roda traseira, que podem ser guardados nos bolsos internos das bolsas de rodas. Retire o câmbio traseiro, fixando-o no quadro com uma cinta de nylon e alguma forração. O conjunto guidão e avanço pode ser fixado na lateral do quadro ou na frente da bike, lembrando que a fixação do quadro no trilho é regulável, permitindo abrir mais espaço na frente ou atrás.

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-guardando-selim

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-guardando-rodas img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-bag-rodas

É preciso tirar o câmbio traseiro, pedais e o guidão

É preciso tirar o câmbio traseiro, pedais e o guidão

img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-conjunto img-malabike-Thule-RoundTrip Pro-edu-com-mala

Quando chegar em casa, retire as placas dobráveis de plástico das paredes da mala, assim ela fica maleável novamente e você pode deixá-la bem menor para guardar e aguardar a próxima viagem.

Mala pronta para ser guardada e aguardar a próxima viagem.

Mala pronta para ser guardada e aguardar a próxima viagem.

Rodinhas de qualidade. Não te deixam literalmente na mão.

Rodinhas de qualidade. Não te deixam literalmente na mão.

Independente de qualquer coisa, a Pedaleria sempre trás pra você informações de produtos de qualidade comprovada, que foram testados por nós e que não te darão dor de cabeça ou prejudicar sua bicicleta. Eu mesmo, como no caso desta matéria, fiquei muito satisfeito com o produto e queria muito que ele tivesse sido inventado durante minha carreira de piloto profissional, onde minha vida passava mais por aeroportos do que pela minha casa. Qualquer ciclista apaixonado pela sua bike deve investir em uma boa mala bike assim como o faz com seu capacete, rack do carro, e assim por diante.

Mais um detalhe, sempre que for viajar e principalmente nas viagens internacionais, leve as notas fiscais da bike e da mala, porque com certeza o pessoal da alfândega vai pedir esses documentos.

Confira os preços, compre ou reserve essa mala bike com o pessoal da Thule Shop Aclimação, os estoques são limitados mas as funcionalidades e segurança do produto não.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter