Rodas 700 na MTB 26”

Rodas 700 numa MTB aro 26. A adaptação não modifica a geometria da bicicleta!

Para deixar uma MTB 26 mais adequada ao uso urbano a maioria dos ciclistas coloca pneus mais finos, que rodam melhor com menos atrito, e esses pneus podem ser o 26×1.95 que dá até pra pedalar em estradas de terra, ou coloca o 26×1.5 e até mesmo o 26×1.0 que é bem fininho, mas montamos a nossa com aro 700 das Road Bikes, e ficou bem legal!

Quando a bike tem freios a disco é tranquilo, é só raiar novas rodas trocando os aros e os raios e a bike fica pronta, mas se ela tiver freios V-brake é mais complicado, pois a posição dos pinos de freio (Boss), no quadro é bem diferente, para rodas 700 eles ficam mais para cima.

img_Adaptador_de_Freio_na_Bike_01
O suporte para os pinos Boss em nova posição para alcançar o aro 700.

Para sanar esse problema a gente desenhou e construiu um suporte para mudar de lugar os pinos de freio do quadro, tornando possível montar o V-brake em outra posição.
As peças foram feitas pelo nosso ferramenteiro, e foram montadas com parafusos M8 de inox,  já que a rosca original deste pino é M10 com passo de 1.25 não conseguimos encontrar.

img_Desenho_da_Peca
Desenho técnico dos novos suportes para os pinos do V-brake.

É preciso remover a ponta do Boss, deixando apenas a base, pois ela receberá a nova peça, e para que ela fique reta e bem apoiada, será necessário colocar pequenas arruelas na parte superior do suporte original para centra o parafuso, pois a base do suporte é chanfrado e não dá bom apoio ao parafuso. A montagem do V-brake na nova base foi tranquila

img_Adaptador_de_Freio_01
Para a fixação das peças, parafusos Allen M8 x 40mm, porcas Parlock e arruelas – tudo de inox.

img_Base_Do-Boss

Pensando e aliviar o peso, optamos em substituir a suspensão por um garfo rígido, ele é o garfo certo pra isso, altura 700 e com pinos para freio V-brake. Aproveitamos para trocar o avanço, guidão e manoplas, para mudar mesmo a cara dessa MTB, e o resultado é esse!

img_Bike_Modificada
Com garfo rígido e rodas 700, esta MTB virou uma urbana veloz.
img_Bike_Original
Na versão original ela tinha suspensão e rodas 26 já com pneus de uso misto.

Como a gente já falou em outro vídeo, eu não gosto muito da idéia de colocar rodas maiores que as originais nas bike, pois isso afeta a geometria e características originais, mas essa adaptação não alterou as características da bike, pois a roda é grande mas o pneu é muito baixo, e não houve ganho de altura comparando com a rodagem original MTB 26×2.10.

Exceto pelo tipo de freios e guidão, essa MTB pode ter o desempenho próximo de uma Road Bike.

Bom Pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 thoughts on “Rodas 700 na MTB 26”

  1. ·21/06/2021 at 12:47

    esse adaptador para os freios v brake são bem interessantes, não sei se alguém já fez essa adaptação, mas, com a popularidade do aro 700, seria interessante a comercialização para quem quiser fazer o upgrade.

  2. ·21/06/2021 at 00:50

    Valeu pelo projeto da peça, irei procurar uma retifica para executar … espero dar uma sobrevida a minha bicicleta aro 26…

  3. Já tinha visto o vídeo a uns meses atrás… Agora tomei coragem e farei o mesmo com minha aro 26 que estou reformando e deixando ela mais moderna e mais bonita. Valeu Edu!!! Sempre com excelentes conteúdos. Muito obrigado. Tmj!

Pedaleria - Início do Post