Rodas 700 na MTB 26”

Rodas 700 numa MTB aro 26. A adaptação não modifica a geometria da bicicleta!

Para deixar uma MTB 26 mais adequada ao uso urbano a maioria dos ciclistas coloca pneus mais finos, que rodam melhor com menos atrito, e esses pneus podem ser o 26×1.95 que dá até pra pedalar em estradas de terra, ou coloca o 26×1.5 e até mesmo o 26×1.0 que é bem fininho, mas montamos a nossa com aro 700 das Road Bikes, e ficou bem legal!

Quando a bike tem freios a disco é tranquilo, é só raiar novas rodas trocando os aros e os raios e a bike fica pronta, mas se ela tiver freios V-brake é mais complicado, pois a posição dos pinos de freio (Boss), no quadro é bem diferente, para rodas 700 eles ficam mais para cima.

img_Adaptador_de_Freio_na_Bike_01

O suporte para os pinos Boss em nova posição para alcançar o aro 700.

Para sanar esse problema a gente desenhou e construiu um suporte para mudar de lugar os pinos de freio do quadro, tornando possível montar o V-brake em outra posição.
As peças foram feitas pelo nosso ferramenteiro, e foram montadas com parafusos M8 de inox,  já que a rosca original deste pino é M10 com passo de 1.25 não conseguimos encontrar.

img_Desenho_da_Peca

Desenho técnico dos novos suportes para os pinos do V-brake.

É preciso remover a ponta do Boss, deixando apenas a base, pois ela receberá a nova peça, e para que ela fique reta e bem apoiada, será necessário colocar pequenas arruelas na parte superior do suporte original para centra o parafuso, pois a base do suporte é chanfrado e não dá bom apoio ao parafuso. A montagem do V-brake na nova base foi tranquila

img_Adaptador_de_Freio_01

Para a fixação das peças, parafusos Allen M8 x 40mm, porcas Parlock e arruelas – tudo de inox.

img_Base_Do-Boss

Pensando e aliviar o peso, optamos em substituir a suspensão por um garfo rígido, ele é o garfo certo pra isso, altura 700 e com pinos para freio V-brake. Aproveitamos para trocar o avanço, guidão e manoplas, para mudar mesmo a cara dessa MTB, e o resultado é esse!

img_Bike_Modificada

Com garfo rígido e rodas 700, esta MTB virou uma urbana veloz.

img_Bike_Original

Na versão original ela tinha suspensão e rodas 26 já com pneus de uso misto.

Como a gente já falou em outro vídeo, eu não gosto muito da idéia de colocar rodas maiores que as originais nas bike, pois isso afeta a geometria e características originais, mas essa adaptação não alterou as características da bike, pois a roda é grande mas o pneu é muito baixo, e não houve ganho de altura comparando com a rodagem original MTB 26×2.10.

Exceto pelo tipo de freios e guidão, essa MTB pode ter o desempenho próximo de uma Road Bike.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

3 Comentários

  1. Já tinha visto o vídeo a uns meses atrás… Agora tomei coragem e farei o mesmo com minha aro 26 que estou reformando e deixando ela mais moderna e mais bonita. Valeu Edu!!! Sempre com excelentes conteúdos. Muito obrigado. Tmj!

  2. Valeu pelo projeto da peça, irei procurar uma retifica para executar … espero dar uma sobrevida a minha bicicleta aro 26…

  3. esse adaptador para os freios v brake são bem interessantes, não sei se alguém já fez essa adaptação, mas, com a popularidade do aro 700, seria interessante a comercialização para quem quiser fazer o upgrade.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter