A californiana Felt deu os primeiros passos na década de 80 quando a estrela do motocross Johnny O’Mara pediu a seu mecânico Jin Felt para construir uma bicicleta para provas contra-relógio, pois ele estava competindo Triathlon e treinando Motocross. O quadro foi feito com extrema atenção a postura do ciclista e maximizando a eficiência aerodinâmica, Johnny começou a ganhar corridas e Jin começou sua fama, e rapidamente os melhores triatletas do mundo passaram a usar seus quadros.
Quando Paula Newby-Fraser ganhou a prova Ironman Kona 1991 em uma Felt, Jin resolveu levar a sério a carreira de fabricante de bicicletas, com a missão de projetar, desenvolver e entregar as melhores bicicletas do mundo.
Hoje a Felt fabrica todo tipo de bicicleta, modelos fora de estrada para Cross Country, All Mountain, Down Hill, Fat Bike e Ciclocross, Urbanas, Fixas, Road e Triathlon, BMX e Cruisers estilosas, que qualquer apaixonado por bicicletas gostaria de ter. Só na Cruiser são 39 modelos, um número muito grande, considerando que algumas marcas tem esta quantidade de produtos distribuídos entre todas as modalidades.
A Felt tem Cruisers aro 24”, 26” e 29”, modelos retô, urbanos, beach bike, estilo BMX, militar, e os modelos Inspirados nas provas de moto Speedway, praticadas em circuitos ovais. Um dos modelos especiais, é a Cruiser Red Wolfe, uma bicicleta temática projetada em conjunto com Mike Wolfe do programa de TV Caçadores de Relíquias do History Channel. Mike é o criador e produtor executivo da série, que gira em torno de sua loja de antiguidades Antique Archeology. A Red Wolfe é um modelo personalizado e de edição limitada, cada uma traz placa com a assinatura de Mike e o número de série.
O modelo Speedway 2SP é inspirado nas provas de moto speedway, seu visual é agressivo e nostálgico, o guidão baixo mantém o ciclista encaixado na bike, e qualquer um quer fazer cara de mau ao pilotar o modelo, de preferência com um capacete antigo, revestido em couro.
O desenho dos pneus é retrô, com ranhuras similares aos pneus antigos de motos e carros, montados em aros largos (80mm), vindo das Fat Bikes, com os tradicionais furos entre raios. O curioso cubo traseiro de duas velocidades com freio contra pedal é da inglesa Sturmey-Archer, que para mudar de marcha, basta voltar o pedivela poucos centímetros (pedalar para trás), e voltando o pedivela ainda mais é acionado o freio contra-pedal.
O quadro é construído em alumínio e conta com o tradicional desenho de seat stay (tubo que liga o selim a roda traseira) prolongado até a frente da bike, criando uma clássica reforçada. Outro detalhe elegante do quadro é o desenho do chain stay (tubo que liga o central a roda traseira), que é baixo, fazendo uma curva para cima ao chegar na gancheira da roda traseira. O garfo de cromo-molibdênio é montado no quadro com caixas aheadset integradas, e o selim com molas é revestido em couro. A relação da transmissão externa é 36 x 24 dentes e o pedivela é tubular feito em cromo-molibdênio. Para finalizar, foi instalado um belo emblema na frente da bike, reforçando que ela está na categoria de produtos Fat Tire da marca.
Com uma trajetória brilhante na história do ciclismo mundial, Jin Felt deixa gravada sua marca e experiência em cada bicicleta produzida, colocando a disposição dos consumidores produtos de qualidade, criados por quem respira bicicleta. Esperamos ver modelos ainda mais malucos na Interbike 2015, acompanhem com a gente!
Bom pedal!
0 comentários