Torquímetro pré ajustado

Na hora do aperto, não exagere na força.

Para proteger as peças da sua bike, sejam roscas, parafusos ou componentes em fibra de carbono, faça os apertos usando a ferramenta correta, o torquímetro.

Os torquímetros são conhecidos também como chaves dinamométricas, ferramentas usadas para ajustar precisamente o torque de um parafuso ou porca (aperto). Eles possuem um dispositivo que permite medir a força de torque, “força rotacional” dimensionada no projeto, sendo possível aplicar a força exata de aperto, nem mais nem menos para não danificar a peça. A unidade de medida para apertos é o kgf (quilograma força), convertida para Newton e marcada na maioria das vezes com a sigla “Nm” (Newton-metro).

Torquímetro pre ajustado ou de estalo

Com carcaça em alumínio e plástico, o pequeno torquímetro pré ajustado tem ponteira em aço com chave Allen 4mm.

Os torquímetros possuem ajustes diversos e ao aplicar a força programada ele desarma e emite algum tipo de aviso ao operador. Existem vários tipos de torquímetros, modelos de estalo, de ponteiro, exclusivamente mecânicos, modelos digitais e modelos pré-programados que trabalham com um valor determinado para um aperto específico.

Torquímetros de estalo

A gravação no centro da ferramenta indica aperto máximo de 5Nm (5 Newnton-metro), ideal para peças em fibra de carbono.

As ferramentas de uso pessoal para fazer pequenos ajustes e manutenções em casa já existem a bastante tempo, mas só recentemente é que apareceram os torquímetros “baratos”, já que essa ferramenta é bastante específica e custa entre 200 e 600 Reais dependendo do modelo, limitando bastante a sua aquisição, não a vontade de ter um desses em casa.

Salvando  a peça no aperto

Ao atingir o torque de 5 Newtons, o dispositivo interno desarma o sistema impedindo a continuidade do aperto.

Os modelos pré-ajustados são torquímetros simples, que executam apertos em determinado valor, e na maioria das vezes em apenas uma medida de parafuso. São ferramentas portáteis, para uso pessoal, pois não aguentariam tanto quanto uma ferramenta profissional em uma oficina de manutenção, onde a rotatividade é grande.

Torquímetro os valores de aperto

Hoje, a maioria dos componentes traz os valores de aperto em Newton gravados próximo aos parafusos.

O modelo apresentado aqui é da marca Bontrager, fabricante de peças, acessórios e ferramentas leves para bicicletas, ele é bastante ergonômico e fácil de usar, está pré-calibrado para 5Nm, valor de aperto da maioria dos parafusos de componentes em fibra de carbono, como avanços, e canotes de selim, e no vídeo você vê como ele funciona na prática e mais detalhes sobre essa prática ferramenta. O preço gira em torno de 95 a 110 Reais e você encontra na Bike Town.

Bom Pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter