Contra respingos, use paralamas

Você já deve ter visto várias bicicletas utilizando paralamas pretos, com desenhos arrojados, diferentes daqueles arredondados, de metal, que cobrem boa parte do pneu e acompanham seu formato com precisão. Esses últimos são originais em alguns modelos de bicicletas de transporte, as urbanas, encontradas em vários tamanhos de rodas.

Paralamas de bicicleta

O paralama é o acessório fundamental para quem quer chegar limpo ao seu destino, porque seco você não chega se cair um pé d’água, mas pelo menos fica livre daquela faixa de respingos nas costa. Poças d’água, espirrões de lama, óleo e outras sujeiras ficam retidos nos para lamas e não nas suas costas. Você pode resolver isso facilmente usando paralamas, acessórios super simples de instalar.

Se sua bike for uma mountain bike, urbana, hibrida, cruiser ou beach bike, ela provavelmente aceitará a instalação desse acessório.

Paralamas de bicicleta

Mãos a obra

Na dianteira, o paralama vem dividido em dois segmentos, o menor vai na frente do garfo ou suspensão, e o maior vai atrás. Um suporte alongado fica instalado na parte inferior da espiga (tubo do garfo ou suspensão onde fica o movimento de direção, a chamada caixaria). A peça tem um dispositivo expansível que prende o suporte do paralama internamente no tubo, e nele vão instalados os dois segmentos que comentei no começo da frase.

Paralamas de bicicleta

O paralama traseiro fica instalado no canote do selim por uma braçadeira que pode ser fixada em canotes de 26.8 à 34.7 mm, através de bucha adaptadora e calço de borracha. O ângulo pode ser ajustado através de discos dentados entre o suporte e o paralama, permitindo assim um ajuste fino para cima e para baixo, de acordo com o desejo ou necessidade do ciclista (se combinado a um bagageiro por exemplo).

Paralamas de bicicleta

A instalação ou remoção é bem fácil, deixando a bike “pelada” para as aventuras no final de semana, quando se sujar faz parte da diversão!

Paralamas de bicicleta Paralamas de bicicleta

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

1 Comentário

  1. Parabéns Edu sua criatividades sao otimas…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter