Conheça o segredo das rodas de competição para Mountain Bike
A gente já falou que aliviando o peso das rodas há o aumento do desempenho, principalmente nas bikes aro 29, e que o peso rotacional é mais importante que o peso estático, pois ele interfere na retomada de velocidade e manutenção da cadência, e como sugestão de upgrade para sua bike, mostramos 3 opções de rodas para a modalidade Cross Country do MTB, também conhecido por “XC”. As provas de XC são aquelas onde o ciclista enfrenta subidas, descidas e planos, passando por caminhos largos e também estreitos (trilhas), e e vence quem chegar primeiro.
As rodas que vamos avaliar são da Vzan, linha Everest, para Mountain Bike, e elas estão disponíveis para aros 26”, 27,5” e 29”, com modelos para quem está começando a competir e para quem já é profissional.
A roda Everest XC é de entrada, para quem está iniciando no mundo do XC e precisa de uma roda leve, rígida, de fácil manutenção e customização, pois utiliza rolamentos e pode receber eixos com diâmetros maiores como o 12 e o 15mm, e já vem com eixo traseiro com 10mm de diâmetro. Ela suporta atletas de até 110Kg e sua manutenção deve ser feita a cada 1.500Km.
Ela é montada com aros parede dupla 28 furos e raios Aero, aqueles raios achatados mais aerodinâmicos e com niples cromados e blocagem de alumínio com eixo de cromo molibdênio, e vem com a fita interna protetora. O par dessa roda com aro 29” pesa 1.795Kg. Seus opcionais são as ponteiras para cubo dianteiro com eixo 15mm, e cubo traseiro com eixo 12mm.
Se quiser colocar Cassette de 11 velocidades ela é compatível com o Freehub XD e tem opção para cubo dianteiro para suspensão Lefty.
Já a Roda Everest MGCI é uma roda profissional muito leve para quem pratica XC e quer uma roda de alto desempenho. Projetada para atletas de até 90Kg, sua manutenção deve ser feita a cada 150Km pois utilizar tecnologia MGC de pega rápida no freehub, sem folga na retomada da pedalada. Essa manutenção é simples, limpeza e reposição da graxa.
O “i” do MGCI representam as ponteiras intercambiáveis com várias espessura de eixos, 9 ou 15mm na frente e eixos 10 ou 12 na traseira, e já vem tudo isso na caixa com as rodas!
Os cubos, são inteiros em alumínio, corpo, eixos e freehub, e esse freehub tem 3 macaquinhos (martelinhos) com 11 micro-dentes em cada, totalizando 33 engates consecutivos, por isso não tem folga quando a gente volta a pedivela e retoma a pedalada, o que é ótimo nas competições, onde cada segundo conta.
Ela é montada com aros parede dupla 28 furos e raios trefilados de 1.7mm de espessura, com niples de alumínio (os raios normalmente tem 2mm de espessura), só aí já temos alívio de peso significativo.
Acompanham blocagens, fitas protetoras e todas as ponteiras para receber outros eixos, e o peso do par é 1.735Kg para o aro 29” e 1.610Kg para o aro 27,5”.
Essas rodas são compatível com cassetetes Shimano de 8, 9, 10 e 11 velocidades e Sram de 8, 9 e 10 velocidades, e os opcionais são o Freehub XD para 11 velocidades com cog de 10 dentes e cubo dianteiro para suspensão Lefty.
Roda Everest MGCI Carbon é uma roda profissional com a mesma qualidade e tecnologia da roda anterior, mas essa utiliza aros em fibra de carbono e é Tubless, pode rodar com pneus sem câmaras. Seu aspecto é imponente, é mais encorpado, e atende a atletas de até 90Kg podendo rodar até 1000Km antes de fazer a manutenção.
Ela também utiliza freehub em alumínio, mas este tem 6 macaquinhos e a engrenagem do cubo tem 72 dentes, e por ser MGC, não há folga na retomada da pedalada.
Acompanham as ponteiras intercambiáveis para outros eixos e o kit de adesivos e bicos parafusáveis para a versão Tubless, e vem montada com aros parede dupla em carbono, 28 furos e raios 1.7mm de espessura com niples de alumínio.
Ela utiliza o mesmo tipo de blocagem, alumínio e cromo molibdênio, O peso do par de rodas 1.700Kg e seu opcional é o Freehub XD para 11 velocidades.
Freehub MGCI sistema 6×72 – 6 macaquinhos atuando em engrenagem de 72 dentes.
Estas são algumas das muitas opções de rodas para competição, mas o mais importante é reconhecer seu nível técnico e saber quanto você pode investir em um pra de rodas de de alto desempenho.
Bom Pedal!
0 comentários