Até pouco tempo atrás as medidas grafadas nas laterais dos pneu de bicicleta não era coisa fácil de entender, medidas decimais ou fracionadas deixavam e ainda deixam muita dúvida, a menos que você seja um engenheiro ou profissional que trabalhe com esse tipo de informação numérica.
Medidas em polegadas como 28 ¼ x 1 e 28 x 1 ⅜, ou 28 x 1 ½ foram modificadas e escritas de forma mais simples pelos franceses, mas ainda deixavam dúvidas, pois os números não fazem referência a polegadas ou milímetros (700, 700A, 700B, 700 x 23, 700 x 25).
As antigas medidas estão sendo substituídas por valores em milímetros (norma ISO), muito mais fáceis de entender, sem cálculos ou rodeios, você pode pegar uma trena e conferir. Usamos como exemplo um pneu 26 x 1 3/4 – 650 x 42C, que agora é conhecido por 44-571, onde 44 é o diâmetro tubular do pneu e 571 é a medida interna em milímetros (diâmetro do aro).
Muitas rodas e pneus são tratados por nomes (medidas) errados, e estão assim a muitos anos, o que levou alguns fabricantes a manterem o errado para não gerar ainda mais confusões. Um bom exemplo disso são as bicicletas aro 20” (BMX, Flatland, Biketrial e infantil), que na verdade usam aros de 16 polegadas. Nesse caso, 20 polegadas faz referência a medida externa de um determinado modelo de pneu para o aro 16” e não o vão interno do pneu.
Com as medidas ISO para pneus, o número maior representa o diâmetro interno do pneu (onde vai o aro), a medida menor, a largura do pneu, mas é comum ainda encontrarmos três medidas escritas de formas diferentes, falando sobre o mesmo produto, veja a tabela abaixo:
A pesar da norma ISO estar em vigor, ainda veremos por muito tempo medidas estranhas e pouco compreensíveis para a maioria de nós, mas o que importa mesmo é o pneu ser seguro e desempenhar corretamente o seu papel, pois se servir no nosso aro, a gente põe pra rodar.
0 comentários