Entenda as medidas dos pneus

Até pouco tempo atrás as medidas grafadas nas laterais dos pneu de bicicleta não era coisa fácil de entender, medidas decimais ou fracionadas deixavam e ainda deixam muita dúvida, a menos que você seja um engenheiro ou profissional que trabalhe com esse tipo de informação numérica.

Medidas em polegadas como 28 ¼ x 1 e 28 x 1 ⅜, ou  28 x 1 ½ foram modificadas e escritas de forma mais simples pelos franceses, mas ainda deixavam dúvidas, pois os números não fazem referência a polegadas ou milímetros (700, 700A, 700B, 700 x 23, 700 x 25).

Entendendo as medidas dos pneus da bike

As antigas medidas estão sendo substituídas por valores em milímetros (norma ISO), muito mais fáceis de entender, sem cálculos ou rodeios, você pode pegar uma trena e conferir. Usamos como exemplo um pneu 26 x 1 3/4 – 650 x 42C, que agora é conhecido por 44-571, onde 44 é o diâmetro tubular do pneu e 571 é a medida interna em milímetros (diâmetro do aro).

Entenda as medidas dos pneus

Muitas rodas e pneus são tratados por nomes (medidas) errados, e estão assim a muitos anos, o que levou alguns fabricantes a manterem o errado para não gerar ainda mais confusões. Um bom exemplo disso são as bicicletas aro 20” (BMX, Flatland, Biketrial e infantil), que na verdade usam aros de 16 polegadas. Nesse caso, 20 polegadas faz referência a medida externa de um determinado modelo de pneu para o aro 16” e não o vão interno do pneu.

Entendendo as medidas dos pneus da bike

Com as medidas ISO para pneus, o número maior representa o diâmetro interno do pneu (onde vai o aro), a medida menor, a largura do pneu, mas é comum ainda encontrarmos três medidas escritas de formas diferentes, falando sobre o mesmo produto, veja a tabela abaixo:

Tabela de medidas

Fonte: European Tyre and Rim Technical Organisation

A pesar da norma ISO estar em vigor, ainda veremos por muito tempo medidas estranhas e pouco compreensíveis para a maioria de nós, mas o que importa mesmo é o pneu ser seguro e desempenhar corretamente o seu papel, pois se servir no nosso aro, a gente põe pra rodar.

Entendendo as medidas dos pneus da bike

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter