Exceto para quem usa freios a disco, andar com rodas desalinhadas é muito desagradável, pois as sapatas de freio ficam raspando no perfil do aro, e a gente fica prestando atenção naquele barulhinho chato. Podemos soltar o cabo de freio, abrir o V-brake ou afrouxar o cabo no esticador da manete, resolvendo o problema do barulho, mas também ficando sem freio.
O pior é descobrir esse problema no domingo de manhã, ou quando temos que sair com a bike, sem tempo ou sem a possibilidade de levar até uma oficina. Para esses casos, se você tiver a chave de raios, siga este passo a passo e tente melhorar o estado da roda, pelo menos até conseguir levar a bike a uma oficina especializada.
Antes, entenda como funciona a raiação
Os raios puxam o aro alternadamente para cada lado do cubo (flanges). Existem aros onde os furos para passagem dos raios é centralizada, e outros com esses furos desalinhados (uns para esquerda e outros para direita), isso tornando ainda mais fácil localizar o raio que deve ser ajustado.
A referência que irá usar para detectar o desalinhamento mostrará o ponto onde o aro “pega” e por tabela, quais raios atuam naquela área.
Identifique se o problema é grave ou superficial. Se for um simples desalinhamento lateral você pode dar um “tapa” em casa, sem muitos recursos, desde que tenha uma chave de raio, ferramenta específica paro o serviço, encontrada também em algumas multiferramentas. Esqueça o alicate!!!
Use um prendedor de roupas, uma cinta (braçadeira) Zip Tie, conhecida por enforca gato, instalada no garfo/suspensão ou nos stays (tubos da traseira do quadro) como referência visual para localizar o defeito no aro.
1º Passo: Dependendo de quanto o niple está apertado você pode apertá-lo um pouco mais ou optar por mexer nos raios vizinhos “opostos” ao problema, puxando para afastar o aro daquele ponto que está pegando. Exemplo: Com o aro encostado na referência, solte o niple mais próximo para que o aro volte (se mova no sentido oposto). Veja a figura.
2º Passo: Procure outros pontos desalinhados e faça o mesmo, soltando o aperto no ponto onde está pegando, puxando para o lado oposto quando necessário. Observação: Se existirem alguns raios muito apertados e outros muito soltos, pode ser difícil ajustar a roda em casa sem muitos recursos. Nesse caso será necessário soltar todos os raios e recomeçar, equalizando o aperto entre todos eles para que não haja pontos sob forte tensão.
3º Passo: Tire a roda da bike e segurando em extremidades opostas, pressione-a contra o chão, alternando a posição das mãos, para forçar outros pontos. Fazendo isso dos dois lados você irá ouvir pequenos estalos, que é a liberação de tensão do aperto.
4º Passo: Recoloque a roda na bike e verifique se algo mudou. Se necessário, ajuste novamente apertando ou soltando niples.
Curiosidade
Fabriquei um aparelho portátil para emergências, carrego ele nos treinos mais longos, em locais onde houver perigo de desalinhar as rodas nas pancadas e saltos. Ele foi fabricado usando sucata, um pedaço de guidão, tampas de manopla, espaçados de cubo, parafuso sei lá de onde… Revesti o tubo com um pedaço de câmara de ar de speed. Para fixar a peça no quadro, uma tira de câmara de ar mais larga e uma argola de chaveiro.
Resolve bem, e não ocupa muito espaço, sua única função é servir de referencia visual para achar o desalinhamento.
Caso sua roda esteja um pouco melhor, sapatas de freio livres, você já pode fazer seu treino, seu exercício ou volta para se divertir.
Bom pedal!
0 comentários