Ajuste do freio a cabo

Entenda as partes da manete de freio
Freios a cabo bem ajustados funcionam bem, e podem ser acionados com 1 ou 2 dedos de cada mão, deixando os demais dedos para segurar firmemente as manoplas, pois eles irão segurar o peso da bicicleta, o nosso peso e a força que colocamos nas manobras, como subir um pequeno degrau ou aliviar a frente para passar por um buraco no caminho, portanto são muito importantes principalmente quando praticamos mountain bike.
Ajustando o freio a cabo

Com os freios bem ajustados, é possível frear utilizando apenas o dedo indicador.

Utilizando dois dedos você faz menos força para frear, mas segura as manoplas apenas com os outros três dedos, ficando mais fácil escapar a mão e perder o controle.

Utilizando dois dedos você faz menos força para frear, mas segura as manoplas apenas com os outros três dedos, ficando mais fácil escapar a mão e perder o controle.

O ajuste de esticamento ou folga dos cabos de freio é uma operação simples e pode ser feita nos esticadores de cabo das manetes.
A posição ideal de empunhadura e curso das manetes (o quanto elas se movem quando brecamos), é muito pessoal de cada ciclista, uns gostam mais alto (acionou um pouco, já breca), outros preferem mais baixo (curso mais longo das manetes antes de brecar), mas não deve se baixo a ponto de se aproximar das manoplas ou tocar nos outros dedos que não estão nas manetes.
Para um rápido ajuste de freios (mais alto ou mais baixo), utilize os parafusos esticadores de cabos nas manetes.

Para um rápido ajuste de freios (mais alto ou mais baixo), utilize os parafusos esticadores de cabos nas manetes.

Verificando seu sistema de freios
Se seus freios são Cantilever, V-brake ou freio a disco com cabos de aço, faça o teste apertando as manetes para verificar seu curso (curto ou longo), observe também o espaço que existe entre a sapata de freio e o aro, pois a folga nas manetes corresponde ao espaço entre sapata de freio e o aro.
Para fezer o esticamento dos cabos e deixar os freios mais altos, rode os esticadores no sentido anti-horário (desrosqueando os parafusos de ajustes das manetes).
Se o caso é o posto, estão muito altos e você que baixar, ter mais curso de manete, rosqueie o parafuso no sentido horário, isso deixará os cabos mais soltos. No final do ajuste, lembre de voltar a contra porca do sistema, evitando que a regulagem se perca com o uso frequente.
O espaço entre a sapata de freio e o aro deixa a manete com muito curso, levando mais tempo para frear.

O espaço entre a sapata de freio e o aro deixa a manete com muito curso, levando mais tempo para frear.

Ajustando o curso da manete

Para deixar o freio mais baixo (mais curso nas manetes), rosqueie o parafuso esticador no sentido horário.

Ajustando a manete de freio a cabo

Se você prefere freios mais altos (menos curso nas manetes), desrosqueie o parafuso do esticador no sentido anti-horário.

Após realizar os ajustes no parafuso esticador, não esqueça de encostar a contraporca para travar o sistema.

Após realizar os ajustes no parafuso esticador, não esqueça de encostar a contraporca para travar o sistema.

A maioria das manetes de freios conta com mais um ajuste, o de aproximação, para atender ciclistas com mão pequenas como crianças ou mulheres. Esse ajuste pode ser feito rosqueando um pequeno parafuso Allen ou Philips localizado no corpo do “manicoto” (peça que prende a manete ao guidão da bike), e ao fazer esse ajuste notamos que as manetes vão se aproximando das manoplas, como se estivéssemos acionando os freio, e normalmente teremos que afrouxar os cabos para compensar essa “puxada” feita pelas manetes um pouco acionadas.
Parafuso de ajuste da manete

Este pequeno parafuso é responsável por aproximar a manete da manopla, facilitando a vida de ciclistas que tem mãos pequenas.

Manete de freio a cabo ajustada

Note como a manete ficou mais próxima da manopla após o ajuste.

Variáveis
Dependendo do modo como estão ajustados os freios na sua bike, os passos descritos acima podem necessitar de ajustes mais profundos, quando mexer “apenas” nos esticadores das manetes não resolve, pois os cabos estão frouxos ou esticados demais, sendo necessário soltar o cabo diretamente nos freios, local de sua fixação final.
Procure entender melhor o funcionamento de seus freios, as regulagens que possui, para que seu pedalar seja perfeito e seguro, e caso você tenha que trocar os cabos de aço, siga as orientações deste vídeo da Pedaleria.
Bom pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter