Se houver dormência ou dor nas mão e dedos, o problema pode ser a manopla.
Sabe aquele desconforto ou formigamento nas mãos após uma pedalada mais longa? Aquela dorzinha chata que vai subindo pelo braço? Pode estar rolando uma pressão muito grande no nervo Ulnar. Esse nervo é responsável pela parte sensorial e motora do 4º e 5º dedos (dedos menores) e área da palma das mãos na direção destes dedos. Os nervos e músculos que atuam nessa região sobem pelo braços e vão até a clavícula, por isso a dor pode seguir esta linha, não ficando restrita às mãos.
Entendendo o problema
Se você está pedalando com banco baixo, comandos de mão com angulação incorreta e não fez Bike Fit, o problema pode não ser a manopla. Se a bicicleta está perfeitamente ajustada pra você, e as dores ou dormência surgirem, a troca das manoplas pode ser uma boa opção, buscando maior conforto para essa área de contato. Se o peso do ciclista está muito pra frente ou os comandos de mão (manetes e alavancas de mudança) estão fora do ângulo recomendado (uma linha reta do braço até a mão, sem girar os punho para cima ou para baixo para alcançar o freio), você pode incomodado por esse tipo de dor, e não somente nos treinos ou passeios mais logos, mas a todo momento e em poucos minutos de pedal. Se o problema ficar crônico, afetando também a parte motora da região, é preciso fazer fisioterapia para eliminar a inflamação do nervo Ulnar.
Melhor apoio das mãos nas manoplas
As manoplas ergonômicas permitem apoiar áreas maiores das mãos, distribuindo melhor o peso dos braços e cabeça do ciclista, impedindo aquele giro de punho, que deixa mãos e braços em ângulos diferentes, sendo que o correto é estarem alinhados (veja a ilustração). Existem vários modelos de manoplas ergonômicas, com e sem bar ends (prolongamentos instalados no final do guidão, permitindo segurar em posição mais vertical), lembrando que o uso destes, também alivia a tensão nos punhos e mãos, por ser uma variação da posição convencional de segurar as manoplas.
Luvas podem ajudar
Luvas macias, forradas com gel e neoprene nas áreas de maior contato das mãos com as manoplas ajudam a amortecer e distribuir melhor o choque e sensações recebidas das rodas, principalmente se sua bike estiver equipada com manoplas de diâmetro mais fino, onde fica mais fácil sentir o guidão. Veja mais sobre luvas em nosso post Luvas para ciclistas.
Então fica a dica, primeiro o Bike Fit, depois manoplas e luvas para fechar com chave de ouro suas aventuras.
0 comentários