Manopla ergonômica

Se houver dormência ou dor nas mão e dedos, o problema pode ser a manopla.

Sabe aquele desconforto ou formigamento nas mãos após uma pedalada mais longa? Aquela dorzinha chata que vai subindo pelo braço? Pode estar rolando uma pressão muito grande no nervo Ulnar. Esse nervo é responsável pela parte sensorial e motora do 4º e 5º dedos (dedos menores) e área da palma das mãos na direção destes dedos. Os nervos e músculos que atuam nessa região sobem pelo braços e vão até a clavícula, por isso a dor pode seguir esta linha, não ficando restrita às mãos.

Manopla reta, convencional.

Manopla convencional, reta, sem apoio para o punho.

Entendendo o problema

Se você está pedalando com banco baixo, comandos de mão com angulação incorreta e não fez Bike Fit, o problema pode não ser a manopla. Se a bicicleta está perfeitamente ajustada pra você, e as dores ou dormência surgirem, a troca das manoplas pode ser uma boa opção, buscando maior conforto para essa área de contato. Se o peso do ciclista está muito pra frente ou os comandos de mão (manetes e alavancas de mudança) estão fora do ângulo recomendado (uma linha reta do braço até a mão, sem girar os punho para cima ou para baixo para alcançar o freio), você pode incomodado por esse tipo de dor, e não somente nos treinos ou passeios mais logos, mas a todo momento e em poucos minutos de pedal. Se o problema ficar crônico, afetando também a parte motora da região, é preciso fazer fisioterapia para eliminar a inflamação do nervo Ulnar.

Ilustração sobre os problemas de ergonomia

Nesta ilustração você pode notar o ângulo que se forma quando o pulso é “forçado” pra baixo do guidão quando utilizada uma manopla convencional. Além do desconforto pós-pedal, há também o risco de ocasionar acidentes e fraturas.

Melhor apoio das mãos nas manoplas

As manoplas ergonômicas permitem apoiar áreas maiores das mãos, distribuindo melhor o peso dos braços e cabeça do ciclista, impedindo aquele giro de punho, que deixa mãos e braços em ângulos diferentes, sendo que o correto é estarem alinhados (veja a ilustração).                                        Existem vários modelos de manoplas ergonômicas, com e sem bar ends (prolongamentos instalados no final do guidão, permitindo segurar em posição mais vertical), lembrando que o uso destes, também alivia a tensão nos punhos e mãos, por ser uma variação da posição convencional de segurar as manoplas.

Luvas podem ajudar

Luvas macias, forradas com gel e neoprene nas áreas de maior contato das mãos com as manoplas ajudam a amortecer e distribuir melhor o choque e sensações recebidas das rodas, principalmente se sua bike estiver equipada com manoplas de diâmetro mais fino, onde fica mais fácil sentir o guidão. Veja mais sobre luvas em nosso post Luvas para ciclistas.

Então fica a dica, primeiro o Bike Fit, depois manoplas e luvas para fechar com chave de ouro suas aventuras.

Manopla ergonônima

Exemplo de manopla ergonômica. Repare na protuberância que faz com que sua mão fique mais apoiada, forçando menos o pulso, tendões e nervos.

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter