Aprendo o Back Jumping

A tradicional manobra do Biketrial pode ser feita também na MTB

Já faz um bom tempo que no Biketrial os obstáculos são superados com a bike empinada, e para mante-la assim é preciso muita coordenação motora, pois é preciso controlar o freio, as arrancadas de pedal e ter muito jogo de corpo para manter o equilíbrio.

Somente quem faz ou tenta fazer essa manobra sabe, é difícil e demorado para aprender, e mesmo explicando e entendendo, o corpo ainda leva um tempo pra assimilar e colocar todos os passos na ordem e tempo corretos.

img-Back_Jumping_02
A transposição dos obstáculos no Biketrial é feita 90% do tempo com a bike empinada, é mais fácil e cansa menos que trabalhar com as duas rodas apoiadas.
img-Back_Jumping_03
Ao dominar o Back Jumping, você usa a mesma técnica para o Drop – saltar dos obstáculos.

Depois que a gente aprende (e decora), fica fácil fazer, mesmo com bicicletas de outras modalidades, BMX, MTB e Road Bike, mas se você tem a possibilidade de aprender na bicicleta de Trial, é mais fácil, ela tem uma geometria que favorece o equilíbrio, pneus largos, guidão alto e freios poderosos.

Para iniciar, escolha um espaço aberto, sem nada pra atrapalhar, se for em uma leve subida é melhor, pois dá pra controlar melhor a velocidade da bike.

Nós já ensinamos como empinar a bike, e as duas manobras são muito parecidas no que diz respeito ao controle de freio, equilíbrio e pedaladas, portanto, se você não viu, vale a pena dar uma olhada no vídeo.

Será preciso encontrar a inclinação perfeita da bike, o ponto neutro entre a queda para trás ou a volta da roda dianteira para o chão, treine montando na bike já empinada, você fica trás dela segurando os freios, e coloca um pé no pedal de cada vez. Nas próximas tentativas, regule a altura da roda dianteira para melhorar seu ponto de equilíbrio.

img-Back_Jump_04
1– Levante a frente da bike e breque; 2– Levante um pouco a pedivela e mantenha o tronco para trás; 3– Solte o freio e dê uma arrancada curta com a pedivela jogando o corpo para cima, ao cair, trave o freio e mantenha o equilíbrio sem descer a frente da bike. Repita os passos para todos os saltos.

Para dar os pequenos saltos para frente você deve puxar o guidão para levantar a roda dianteira (pode ser no braço ou no pedal), breca mantendo a frente no ar, volta um pouco a pedivela, solta o freio e dá nova pedalada (arrancada curta), nessa arrancada você joga o corpo pra cima, tirando a roda traseira do chão, breca novamente, levanta a pedivela…

img-Back_Jumping_01
A manobra pode ser feita na MTB, mas o espaço para “o jogo de corpo” é mais limitado, o Top Tube o e selim alto exigem maior precisão do ciclista.

Faça isso quantas vezes puder, e tenha paciência, erros de coordenação irão acontecer. Essa manobra não se aprende em poucos minutos, ela requer tempo e dedicação, e é manobra básica no Biketrial. No MTB dá pra usar ao atacar obstáculos a baixa velocidade, saltar de estruturas, caçamba de picapes, ou se divertir mesmo, pois habilidades conquistadas não se perdem.

Treine sempre equipado e em local adequado.

Bom Pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post