De olho no perigo! Óculos de ciclismo

Ao sairmos de bicicleta, estamos expondo nossos olhos a inúmeros perigos

Para os ciclista, os óculos de ciclismo são mais que um acessório para proteção contra o sol, pois existem outros riscos para os olhos. Fora os aspectos da beleza, moda e design, os óculos tem papel fundamental na proteção e bem estar dos ciclistas, pois elementos como como poeira, areia, detritos, folhas, galhos de árvore, lama, vento e até chuva, podem agredir seriamente os olhos, levando a perda de controle da bicicleta.

Ao receber uma rajada vento, nossos olhos lacrimejam, mostrando que algo fora do normal está acontecendo, mas esta eficiente defesa do nosso organismo é incapaz de nos proteger de elementos nocivos de maior porte, que podem danificar seriamente a córnea, camada mais externa e transparente no centro do olho.

img_Oculos_Q-Lite_03

Existem muitos relatos de ciclistas que perderam total ou parcialmente a visão ao serem atingidos por detritos arremessados pelo pneu dianteiro da própria bike, pela bike que vai a sua frente ou por veículos nas estradas de terra ou asfalto, sem falar nos galhos, folhas e lama no MTB. No Road Bike (ciclismo de estrada), o risco é a nuvem de detritos arremessados pelos veículos de grande porte e até automóveis, onde o maior vilão é a limalha de ferro (fera de aço) que sai da banda de rodagem dos pneus de carros e caminhões. Dá-lhe óculos de ciclismo então.

img_Oculos_Q-Lite_02
Lentes amarelas clareiam os ambientes, e são recomendadas para pedalar a noite ou em trilhas a sombra.

img_Oculos_Q-Lite_01

Para aumentar a segurança e ir alem, a Taiwanesa Q-Lite lançou um óculos de sol com proteção UV400, com lentes extra na cor amarela, que melhora a visão em ambientes escuros, noite ou trilhas fechadas, e iluminação a bateria. Com 3 Leds potentes, é possível escolher 4 diferentes combinações, acionadas no centro do óculos em interruptor touch screen.

Agora fica fácil ler as informações no ciclocomputador, no relógio ou até mesmo olhar algum detalhe bike a noite, que é geralmente bem difícil sem ter que retirar o farol da frente da bicicleta ou contar com a ajuda de um amigo, ou luz instalada no capacete.

img-Oculos_Q-Lite_07
Com luz branca no centro e vermelha nas laterais, este óculos torna os ciclistas mais visíveis a noite, e ajuda nas tarefas simples como enxergar o ciclocompotador.
img-Oculos_Q-Lite_06
Com ótimo acabamento e baixo peso, o óculos vem com bolsa, capa, 2 tipos de lentes e cabo USB.

A iluminação do óculos é alimentada por bateria embutida, e para recarregar basta liga-lo a uma tomada USB, que leva cerca de 1 hora para obter carga completa. A duração da bateria varia de 1h20 a 4h00, dependendo do modo de iluminação escolhido. O modelo conta também com ajuste flexível do apoio de nariz e amplas lentes circulares que aumentam a proteção.

O modelo QL-G800 está disponível em 3 cores, azul, vermelho e preto,e todos vem com bolsa, capa, lentes fumê levemente espelhadas, lentes amarelas e cabo USB.

Considere os óculos uma proteção tão importantes quanto seu capacete, pois os olhos são muito mais sensíveis que a cabeça, e nem pense em testar isso!

Bom Pedal!

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post