A primeira Bike Shop “verde”

Conferência do selo LEED da Las Vegas Cyclery

Muito se fala sobre o selo L.E.E.D. (Leadership in Energy and Environmental Design), significativo e importante reconhecimento para projetos de arquitetura extremamente responsáveis quanto ao uso dos recursos naturais, aproveitamento desses recursos e atitudes que poupam a natureza dos impactos que a construção civil provoca antes, durante e após as obras.

A Pedaleria foi conferir em Las Vegas a primeira Bike Shop do mundo a conquistar o famoso selo L.E.E.D., conversamos com o gerente de vendas Steve e com a Amanda, que foi a nossa guia em um tour muito especial.

Fernando Campoi e Amanda

Eu e a Amanda, que me ajudou a conhecer todas as curiosidades sobre a loja.

Fachada Las Vegas Cyclery

Fachada da Las Vegas Cyclery em Las Vegas, NV. Espaçosa e eficiente.

Além de ser uma loja fantástica, muito bem montada, com oficina, estacionamento, bicicletário, produtos diversos e muito mais, é muito ativa ambientalmente, responsável em todos os sentidos, inclusive com a sociedade a sua volta, promovendo eventos para ciclistas e principalmente apresentando o Green Building Tour para quem quiser conhecer.

Folder da Bike Shop Las Vegas Cyclery

Folder que apresenta a planta da loja e tudo que ela faz para merecer o selo LEED

Lá, qualquer visitante é convidado e pode conhecer as 7 etapas do tour com a Amanda ou até mesmo com os donos da loja. Eles entregam um folder que mostra os detalhes do prédio que fazem muita diferença nas questões ambientais, ainda mais em uma cidade extremamente seca, que valoriza cada gota d’água. As etapas do passeio são as seguintes:

1) No quintal

Fomos conhecer a primeira turbina eólica vertical de geração de energia, que ocupa pouco espaço, é compacta se comparada as enormes turbinas que costumamos ver com aquelas hélices gigantescas. É tão compacta que deu pra instalar nos fundos da loja, onde também existe uma área comum para atividades físicas e de lazer, além de uma pequena pista para testes de bikes.

Turbina eólica vertical

Turbina eólica vertical. Compacta e eficiente, ajuda a gerar 103% de energia, mais do que o prédio precisa.

Alí nos fundos da loja há também a área de lavagem de bikes que fica embaixo de um telhado coberto por paineis solares. O próprio lavatório tem um sistema que coleta e reaproveita a água da lavagem das bicicletas através de filtros. Tudo é muito limpo e organizado.

Lavagem de bikes

A placa informa: A cada 7 minutos de operação, 190 litros de água são economizados.

2) Visita a área externa e entrada da loja.

A preocupação com o meio ambiente e também com o conforto dos clientes começa do lado de fora da bike shop, vagas reservadas para veículos elétricos e híbridos são destaques do estacionamento que ainda oferece um carregador especial para os carros elétricos da galera que visita a loja. Um incentivo bem legal, mas durante minha visita não presenciei nenhum carro elétrico abastecendo nessa estação.

Vaga exclusiva para veículos híbridos. Pertinho da entrada da bike shop.

Vaga exclusiva para veículos híbridos. Pertinho da entrada da bike shop.

Vagas para veículos elétricos

Vaga exclusiva para veículos elétricos, inclui um carregador para a bateria do carro enquanto o dono-ciclista vai as compras.

Como a Las Vegas Cyclery é auto suficiente na produção de toda energia que consome, aliás, que produz mais do que precisa, não tem problema algum disponibilizar um carregador para os veículos elétricos de seus clientes.

Carregador de bateria veicular

Detalhe do carregador de baterias veicular disponibilizado para os clientes da Las Vegas Cyclery

Externamente, chama atenção o formato do prédio e especificamente o telhado, cuja tecnologia empregada para gerar energia e conservar a temperatura interna da loja foi exclusivamente desenvolvida para a Las Vegas Cyclery. Várias camadas de isolamento térmico e acústico, finalizados com enormes painéis fotovoltaicos fazem com que você não sinta o calor infernal de Las Vegas no verão e o friozinho chato no inverno enquanto estiver fazendo suas compras nessa moderna bike shop.

Telhado da bike shop

Detalhe de um pedaço do telhado que eles deixam alí para mostrar pros turistas.

Logo na entrada da bike shop você encontra um charmoso e curioso estacionamento de bicicletas, o formato em espiral chama atenção e é muito prático também. Obviamente quem vem de bike até a loja tem o privilégio de estacionar a alguns passos da porta de entrada.

Estacionamento de bicicletas

Estacionamento para as bikes. Na frente da loja, com segurança e estilo.

Fachada da bike shop

Fachada da loja vista de frente. Sinalização para tudo quanto é lado, tanto para ciclistas quanto para pedestres e motoristas.

Segundo Jared Fisher, que investiu quase 3 milhões de dólares na construção da loja, tudo foi feito para que não houvesse desperdícios e principalmente para que um novo bairro surgisse nessa região de Las Vegas, longe dos casinos e de toda aquela badalação da cidade iluminada. Localizada em um bairro tranquilo, especificamente na Discovery Drive número 10575, a vizinhança pacata e a infraestrutura do entorno proporciona uma experiência diferente pra quem pedala por lá. Eles organizam diversos passeios e com vários níveis de dificuldades, ou seja, todos participam das atividades relacionadas a bike e corrida.

3 e 4) Andar térreo e o centro de reciclagem

No andar térreo da loja existe um verdadeiro centro de reciclagem, onde qualquer pessoa pode deixar câmaras de ar furadas, componentes velhos e com defeito, pneus e ate tênis velhos, isso mesmo, qualquer material relacionado as atividades dos ciclistas e corredores podem ser deixados na bike shop para separação e correto destino desses materiais.

Centro de reciclagem da bike shop

Centro de reciclagem dentro da loja.

A loja é rica em oferta de produtos, com um portifólio farto para todos os níveis de ciclistas. Quando você entra, logo nota que não está numa loja convencional, tanto pela arquitetura quanto pelo atendimento e diferenciais no layout.

img-LVC-Surly

Bike shop de primeira!

5) Banheiros e chuveiro

Como água no deserto é escassa e geralmente o pouco que tem é de qualidade ruim, toda ação que resulte em economia desse recurso precioso é bem vinda. Na Las vegas Cyclery eles levam isso muito a sério mesmo, desde os bebedouros até os chuveiros e descargas, tudo economiza água de várias formas. Torneiras com menos vazão mas muita pressão fazem a diferença, os bebedouros utilizam tecnologias de filtragem inéditas para levar água pura até a caramanhola dos clientes.

Hora do banho

Hora do banho. Chuveiro com menor consumo de água ajuda na economia.

Bebedouros

Água fresca direto para a caramanhola graças a um sistema de filtragem inédito.

6) Mesanino

Uma das áreas mais legais dessa bike shop inovadora é sem dúvida alguma o mesanino. Jared criou um espaço muito bacana para convívio social onde qualquer outra loja imaginaria um estoque abarrotado de coisas e no máximo um refeitório. Bom, eles tem estoque também, mas o refeitório é visto como uma área de integração entre as pessoas, tanto que eles costumam fazer reuniões com a vizinhança nesse mesanino que tem bastante espaço e uma cozinha muito confortável.

Sinalização no mesanino

Sinalização espalhada pela loja também instrui sobre o que estamos presenciando.

Soluções como o uso de luminárias sem lâmpadas, que ampliam a luz natural e iluminam o ambiente sem necessidade de usar energia elétrica. Você deve ter visto em alguma reportagem aqui no Brasil sobre projetos sociais que levam luz aos lares de comunidades carentes através da instalação de garrafas pet com água nos telhados, e isso amplia a luminosidade externa e resultando em salas iluminadas sem lâmpadas. Pois bem, essa luminária que vimos na Las Vegas Cyclery funciona como dezenas dessas garrafas pet. Enquanto estivemos lá, não presenciamos nenhuma lâmpada acesa no mesanino, e a luz é forte pra caramba. E olha que todas as lâmpadas (claro que não dá pra depender somente da luz natural) são de LED.

Luminária sem lâmpada

Luz sem lâmpada e sem eletricidade. Aproveitando a luminosidade externa fornecida gratuitamente pelo dia.

Nessa área de convívio social a loja investiu em eletrodomésticos com altos níveis de eficiência energética e são utilizados com parcimônia. Não vi ninguém fazendo pipoca de microondas ou esquentando a marmita no microondas por 4 minutos. rrsrsrs. Móveis com madeiras de reflorestamento e tambores de reciclagem completam esse espaço bem planejado.

Dá pra notar a mistura entre loja, arte, arquitetura, natureza e negócios.

Eletrodomésticos eficientes

7) Sala de energia renovável (onde a mágica acontece)

Durante todo o tour, placas e sinalizações informam onde estamos e os detalhes das tecnologias e soluções utilizadas em cada metro quadrado da construção para sua eficiência máxima. No caso da placa abaixo, dá pra perceber que chegamos na última fase do tour, mas foi uma que nos deixou espantados com a quantidade de tecnologia envolvida no aproveitamento da energia elétrica.

Placa de identificação

Todos os controles de geração e consumo ficam dentro desta sala “blindada”, nela a gente não pôde entrar, mas preocupados com os visitantes, criaram uma enorme vitrine que deixa tudo exposto, do gerador de energia solar às bikes elétricas top de linha. Todos os prêmios e reconhecimentos possíveis e inimagináveis estão pendurados naquela parede ao fundo, tanto dos governos em todas as esferas até os institutos e entidades relacionadas às certificações. Nunca vimos nada tão sério e profissional relacionado a isso.

Sala de controle geral. Toda energia gerada e consumida passa por esta sala.

Sala de controle geral. Toda energia gerada e consumida passa por alí. Detalhe na plaquinha “Las Vegas Cyclery. Movida a sol e vento.”

Painel de controle

Painel de controle total sobre tudo o que está acontecendo, dos painéis solares à turbina eólica e equipamentos.

Quando disse que a bike shop é mais do que especial isso significa que ela vai além dos assuntos relacionados a natureza e conservação de recursos naturais. A Las Vegas Cyclery ganha prêmios de excelência também no seu principal ramo de atividade, que é o de loja de bikes, simples assim. Atendimento, preço, pós venda, especialização e profissionalismo também fazem parte do portifólio de competências que Jared Fisher construiu. Aliás, esqueci de comentar sobre a simpatia de todos na loja, que acolheram a Pedaleria com muito conforto, disponibilidade e alegria.

img-LVC-Best-Retailer-Award

Prêmios que vão além das questões relacionadas a natureza.

Bike fixa

Visitando Las Vegas, não deixe de conferir essa fantástica bike shop, que para todo e qualquer ciclista é como uma loja de doces para crianças. Você chega lá de manhã e só quer sair a noite, com tantas novidades, inovações e uma galera muito gente boa, é um destino obrigatório para ciclistas do mundo todo.

Espero que tenha gostado da matéria. Nos vemos na próxima.

Abraço!!!!!

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter