Tipos de caixas de direção Bicicleta

A caixa de direção é o componente que conecta o garfo ao quadro da bicicleta sendo responsável pelo rodar macio do guidão quando viramos para os lados. Bicicletas simples e sem manutenção preventiva costumam ter problemas de folga nesse componente, sentido normalmente quando pedalamos em estrada de terra, paralelepípedo, quando pegamos buracos ou quando erguemos a roda dianteira, ouvindo a batida do colar de esferas contra a pista ou contra as caixas (parte saliente onde correm os rolamentos).

Caixa de direção
Nesta ilustração é possível comparar os formatos e sistema de aperto das caixas Standard e Oversize.

Quais são os tipo de caixa de direção?

As caixa de direção evoluíram muito, das antigas caixas Standard para espigas na medida 25,4 milímetros, com cone e porca rosqueada para garfos com rosca na espiga (ainda em uso nas bikes mais simples), para as de formato Oversize, com maior área, com rolamentos, esferas soltas ou em colares, garantem mais resistência mesmo mantendo o sistema de porca e garfo com rosca. Pouco tempo depois, o sistema de fixação eliminou a porca e espiga com rosca, passando a utilizar a espiga lisa e mais alta, a caixa denominada Aheadset, que facilita a instalação e manutenção e que para tirar a folga do sistema é necessário apertar apenas um parafuso na vertical no alto da espiga, comprimindo o sistema, dispensando então o uso de duas chaves de boca com sistema de porca e contra porca para finalizar o aperto.

Caixa de direção Standard Aheadset
A caixa de direção Standard, na versão Aheadset (sem rosca na espiga do garfo).
Estrelinha que tira a folga da caixa de direção aheadset
Dentro do tubo do garfo (espiga) fica a estrelinha, que tira a folga da caixa de direção Aheadset.
Apertando a caixa de direção aheadset
Na caixa Aheadset, a folga é eliminada apertando o parafuso da tampa.
Oversize aheadset
Modelo de caixa de direção Oversize Ahead-set com “caixas” externas.

Com o uso de quadros de alumínio o diâmetro dos tubos aumentou e houve então necessidade de aumentar também o tubo frontal do quadro (front tube), colocando a caixa de direção 1. 1/8″ (Oversize) dentro do quadro e não apenas suas abas de encaixe, nascia então a caixa de direção Integrada, que utiliza elementos de maior diâmetro possibilitando acabamentos mais rentes entre quadro e garfo e também um design bastante harmonioso.

Caixa de direção integrada
Até modelos de BMX aderiram as caixas de direção integradas, que dão um belo visual ao quadro.
Acabamento da caixa de direção integrada
Como a caixa integrada não ocupa espaço externo, é possível usar acabamentos cônicos entre ela e o avanço.
img-Caixa-de_Diracao_Integrada_Acabamento2
Caixas de direção Tapered
Compare a caixa Integrada com Tapered, que utiliza diâmetros diferentes em cima e em baixo.
Com a caixa de direção Integrada o quadro e o garfo formam um belo desenho.
Com a caixa de direção Integrada o quadro e o garfo formam um belo desenho.

Novos quadros, novas tecnologias

A constante busca por leveza e desempenho fez surgir os quadros em fibra de carbono, com desenhos mais arredondados e fluídos, exigindo mais resistência e criatividade em alguns pontos do quadro como central e caixa de direção por exemplo, pois uma caixa de diâmetro pequeno forçava muito a cabeça do quadro em colisões ou buracos que seguram o deslocamento da bicicleta, transferindo muita força para o quadro na região da caixa de direção inferior, o que poderia causar tricas ou até quebras nos quadros em algumas situações.

Para sanar essa nova dificuldade, surgiu a caixa de direção Tapered (cônica), que utiliza na parte de cima uma caixa de 1.1/8″ e embaixo uma 1.5”, onde notamos o grande diâmetro dos quadros no ponto de maior exigência, onde o garfo gera uma enorme alavanca. Motivos estéticos e mecânicos foram avaliados para se chegar nesse formato, que acaba sendo benéfico também para os garfos e suspensões, que são bem reforçados quando fabricados com essas dimensões.

Exemplo de caixa de direção Tapered
A maioria dos atuais quadros em alumínio e carbono utilizam caixas e garfos Tapered (cônicos), com caixas de direção embutidas.

As caixas de direção são componentes que ajudam na dirigibilidade das bicicletas, duráveis, trabalham sem que você se lembre delas, mas fique atento as manutenções preventivas, pois água e poeira podem detonar rolamentos ou esferas.

Bom Pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

3 Comentários

  1. Excelente explicação do mestre Edu, Parabéns pelo site e vídeos.

  2. Excelente informação!

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter