A caixa de direção é o componente que conecta o garfo ao quadro da bicicleta sendo responsável pelo rodar macio do guidão quando viramos para os lados. Bicicletas simples e sem manutenção preventiva costumam ter problemas de folga nesse componente, sentido normalmente quando pedalamos em estrada de terra, paralelepípedo, quando pegamos buracos ou quando erguemos a roda dianteira, ouvindo a batida do colar de esferas contra a pista ou contra as caixas (parte saliente onde correm os rolamentos).
Quais são os tipo de caixa de direção?
As caixa de direção evoluíram muito, das antigas caixas Standard para espigas na medida 25,4 milímetros, com cone e porca rosqueada para garfos com rosca na espiga (ainda em uso nas bikes mais simples), para as de formato Oversize, com maior área, com rolamentos, esferas soltas ou em colares, garantem mais resistência mesmo mantendo o sistema de porca e garfo com rosca. Pouco tempo depois, o sistema de fixação eliminou a porca e espiga com rosca, passando a utilizar a espiga lisa e mais alta, a caixa denominada Aheadset, que facilita a instalação e manutenção e que para tirar a folga do sistema é necessário apertar apenas um parafuso na vertical no alto da espiga, comprimindo o sistema, dispensando então o uso de duas chaves de boca com sistema de porca e contra porca para finalizar o aperto.
Com o uso de quadros de alumínio o diâmetro dos tubos aumentou e houve então necessidade de aumentar também o tubo frontal do quadro (front tube), colocando a caixa de direção 1. 1/8″ (Oversize) dentro do quadro e não apenas suas abas de encaixe, nascia então a caixa de direção Integrada, que utiliza elementos de maior diâmetro possibilitando acabamentos mais rentes entre quadro e garfo e também um design bastante harmonioso.
Novos quadros, novas tecnologias
A constante busca por leveza e desempenho fez surgir os quadros em fibra de carbono, com desenhos mais arredondados e fluídos, exigindo mais resistência e criatividade em alguns pontos do quadro como central e caixa de direção por exemplo, pois uma caixa de diâmetro pequeno forçava muito a cabeça do quadro em colisões ou buracos que seguram o deslocamento da bicicleta, transferindo muita força para o quadro na região da caixa de direção inferior, o que poderia causar tricas ou até quebras nos quadros em algumas situações.
Para sanar essa nova dificuldade, surgiu a caixa de direção Tapered (cônica), que utiliza na parte de cima uma caixa de 1.1/8″ e embaixo uma 1.5”, onde notamos o grande diâmetro dos quadros no ponto de maior exigência, onde o garfo gera uma enorme alavanca. Motivos estéticos e mecânicos foram avaliados para se chegar nesse formato, que acaba sendo benéfico também para os garfos e suspensões, que são bem reforçados quando fabricados com essas dimensões.
As caixas de direção são componentes que ajudam na dirigibilidade das bicicletas, duráveis, trabalham sem que você se lembre delas, mas fique atento as manutenções preventivas, pois água e poeira podem detonar rolamentos ou esferas.
Bom Pedal!
Excelente informação!
eu adoro tira folga da caixa de direção com uma chave 32mm kkkkkk
Excelente explicação do mestre Edu, Parabéns pelo site e vídeos.