Extratores para bicicleta

Extrator de cassete de bicicleta

Essas duas ferramentas que você vê na imagem servem para abrir e retirar “rotores” (discos de freio), “center lock” (sistema de encaixe fixo no centro dos cubos Shimano) ou as engrenagens do cubo traseiro, também conhecidas como catraca ou cassete. A primeira vista são ferramentas simples, uma espécie de barra com um pequeno segmento de corrente fixa nas duas pontas, e outro segmento de aproximadamente 18 cm presa a chave por uma das pontas.

Extrator em conjunto

Essas ferramentas trabalham em conjunto com um extrator de cassete (essa porca de uma polegada que está na foto também), ela tem 12 entalhes que se encaixam na tampa do disco de freio e na tampa do cassete ou catraca.

Porque a corrente?
O sistema de catraca ou cassete utiliza rosca comum, para direita no sentido horário, como a catraca é livre quando gira para trás e é justamente para esse lado que temos que girar a ferramenta para soltar a peça, se tentarmos soltar com qualquer outra ferramenta, a peça fica girando em falso e não solta. Com essa ferramenta específica (extrator), conseguimos segurar o movimento voluntário da peça de girar para trás e dessa forma dá para desrosquear tudo. Para soltar o rotor, utilizamos apenas essa porca da foto para desrosquear a tampa que segura o disco de freio.
Cassete de bicicleta desmontadoA tampa
Essa tampa de fixação é entalhada na parte interna, e seu fechamento emite um som característico que ecoa por toda a roda. O aperto correto deve ser medido com um torquímetro (ferramenta que informa a força rotacional dimensionada em projeto). A unidade de medida de torque é o kgf (quilograma força) mas a maioria das porcas e parafusos da bicicletas traz medição de aperto em N (Newton), e no caso desta tampa, o aperto é de 40 Newton.
Como essa ferramenta é muito específica e você não tem uma dando sopa em casa junto com as chaves de fenda, o aperto deve ser feito na mesma proporção de força usada para soltar a peça, mas para ter garantia da qualidade nesse serviço, passe na sua oficina de confiança e confira o aperto. Seu mecânico saberá como proceder e usar o torquímetro. Ainda na roda traseira, para abrir ou remover o freehub (núcleo do cassete), é necessário utilizar essas ferramentas para acessar o ponto de fixação da peça.

Utilize sempre ferramentas adequadas e peças originais na manutenção da sua bicicleta e conte com a Pedaleria para conhecer os macetes da manutenção e conservação da sua magrela.
<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter