Qual o tamanho do meu quadro?

Assim como calçados e roupas, os quadros de bicicleta tem diferentes tamanhos de acordo com a estatura do ciclista. Como os indivíduos possuem características pessoais em sua constituição física, ajustes finos relativos ao tamanho dos membros e do tronco além de outros detalhes, devem ser ajustados no Bike Fit (avaliação e regulagem da posição ideal do ciclista na bicicleta),

As medidas dos quadros é tomada no tubo do selim (seat tube) e é contada de forma diferente para cada uma, sendo em polegadas para mountain bike e em centímetros (cm) para road bike.

Os quadros seguem uma proporção guiada pelo tamanho do tubo de selim (seat tube) e quanto mais o elevarmos, mais longo será o top tube (tubo superior do quadro), e como consequência, mais alta será a frente da bike (front tube), tubo frontal do quadro onde está instalado o garfo.

Tamanho do quadro LARGE

Como curiosidade, o quadro MTB tamanho G (Large), onde o selim ultrapassa a altura do quadril ao ficar em pé ao lado dele.

Tamanho do quadro pequeno

Na mesma comparação da foto acima, no quadro tamanho P (Small) dá pra apoiar a mão no selim, com o braço na vertical.

Na fabricação, quanto mais se levanta o tubo do selim, mais alto e comprido fica o quadro, mantendo fixa a distância entre o central e a roda traseira.

Na fabricação, quanto mais se levanta o tubo do selim, mais alto e comprido fica o quadro, mantendo fixa a distância entre o central e a roda traseira.

Pessoas muito altas ou muito baixas encontram maior dificuldade para adquirir quadros ou bicicletas montadas de determinada marca ou modelo, devido a pequena grade importada nestas “medidas especiais”. Para bicicletas de passeio fabricadas em aço, ou de competição fabricadas em Cromo-Molibdênio, existe a opção da fabricação por encomenda, onde suas medidas e características são estudadas para que o quadro seja uma obra de arte exata. Os frame builders (profissionais que fabricarm quadros customizados em ateliers especiais) mais conhecidos ficam em São Paulo, capital e interior, e são Klaus Poloni Custon Frames, Cardoso Cycles e Bornia & Cox.

Quadros feitos em medidas especiais são uma realidade em diversos países, disponíveis também no Brasil.

Quadros feitos em medidas especiais são uma realidade em diversos países, disponíveis também no Brasil.

Para ter conforto e benefícios, o tamanho dos quadros está diretamente ligado a estatura do ciclista, e se você se enquadra na tabela mediana de estatura humana, provavelmente encontrará um modelo que atenda suas necessidades sem grandes adaptações, mas pessoas com características físicas diferentes também pedalam, pessoas com braços ou pernas muito longas, tronco grande e pernas curtas, etc, e se esse for seu caso, procure por informações como a medida interna das pernas, (medindo do cavalo até o chão), e consulte as tabelas universais abaixo.

Tabela de medidas masculina para tamanho da bicicleta

Tabela de medidas feminina para tamanho da bicicleta

Se você está procurando uma bike ou quadro adequado a sua estatura, não desista diante da dificuldade de ter que perguntar a mesma coisa para cada vendedor que te atender, pois como um calçado, o quadro deve ter sua medida para não te torturar nas pedaladas mais longas ou competição dura.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

1 Comentário

  1. Conteudo e informação muitos legais sobre as bikes. acompanho sempre que eu posso e tiro muitas duvidas com alguns videos de vocês pelo youtube.

    Grato.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter