Cabo de freio da bicicleta

Galera, nesse vídeo tutorial de manutenção mostramos como você pode trocar o cabo de freio da bicicleta. O principal é identificar se os cabos estão ruins e depois fazer a troca seguindo as instruções do Edu Capivara.

Todo mundo sabe que bicicleta é como carro, se não estiver em condições você corre riscos desnecessários e também coloca outras pessoas em apuros. O freio da bicicleta é o componente mais importante que ela tem para a sua segurança, parece óbvio, mas muita gente esquece de verificar todas as partes do sistema de freios, e uma falha ocasionada por um simples e barato cabo de aço em más condições pode fazer você tomar um chão daqueles de ralar até o RG dentro da carteira.

Defeitos como cabos amassados, enferrujados ou gastos são responsáveis pelo mal funcionamento do sistema de freio da bicicleta, todo o conjunto trabalha perfeitamente quando regulado e engraxado, fazendo com que os cabos corram nos conduites sem dificuldade alguma. Lembre-se também de fazer o ajuste fino nas manetes de freio para que você não esmague os dedos caso as manetes estejam moles demais ou pratique um “supino” com os dedos caso estejam muito duras.

Vale lembrar também que você deve sempre pedalar com dois dedos posicionados nas manetes, prontos para frenagens de emergência, enquanto o polegar deve estar “agarrando” a manopla por baixo.

Fique sempre atento às dicas do Edu Capivara e não deixe de consultar o seu mecânico de confiança com frequência pra fazer aquele checkup legal na sua bike.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter