Perigos para ciclista e bicicleta

Buraco na rua, perigo para o ciclistaMesmo o ciclista urbano mais experiente, treinado e acostumado com as manhas da cidade, pode ser pego por inúmeras armadilhas em ruas e avenidas, eu mesmo já fui vítima de uma delas e com uma bicicleta que curtia muito.

Buracos, depressões, lombadas e “costelas” ou calombos no asfalto criados por veículos pesados são comuns, infelizmente, uns dos mais mais perigosos são as bocas de lobo sem tampa ou os bueiros na sarjeta, chamadas de boca de leão, que também são encontradas por aí sem tampa, e que recentemente tirou a vida de um ciclista. Cuidado com elas, pois mesmo com tampa, cada vão da grade pode reter uma roda de bicicleta de estrada (speed) ou até mesmo os pneus das bicicletas híbridas, que são mais finos que os das mountain bikes.
Canaleta perigosa para o ciclista

Atravesse a canaleta na transversal

Outro “obstáculo” que pega os ciclistas desatentos são as canaletas para correr água nos cruzamentos, naquele trecho de concreto que fazem a emenda entre dois lados da pista, o mesmo encontrado nos postos de gasolina. Esse obstáculo engole completamente o pneu da bicicleta, mesmo que seja um pneu super largo, de downhill por exemplo, dando um grande susto no ciclista que usa pedais normais, imagina pra quem usa pedal de encaixe, pode virar acidente grave.

Repare também em veículos estacionados com pessoas dentro, elas podem abrir as portas de repente e o fim da história você já sabe. Muitas vezes as pessoas não veem um carro, imagina uma bicicleta. Se for um táxi parado por exemplo, redobre a atenção, pois o passageiro é mais desatento que o motorista. Quando passar por uma situação dessas, fique de olho nos retrovisores dos carros que estão estacionados, se quem está dentro não está olhando no espelho, reduza bastante a velocidade, buzine, assobie, grite, sei lá, avise a pessoa desatenta que você está passando, e se você estiver pedalando sua bicicleta numa velocidade segura, com certeza não acontecerá um acidente.
Grelha perigosa. Dependendo da bicicleta, cair aqui é fácil.

O perigo aqui é prender a roda

Poças d’água, manchas de óleo, areia nas curvas também merecem atenção, mas não se foque apenas nisso, lembre dos carros, dos pedestres e das leis de trânsito e da boa convivência, assim todos chegam inteiros ao seus destinos.

Se você conhece alguma armadilha na sua ciclo rota ou está cansado de ver o descaso dos órgãos públicos com os problemas de buracos e asfalto ruim, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e exija providências.
Buraco; se é ruim pro motorista, imagina pro ciclista.
Caindo no buraco

Se não der pra evitar, puxe a frente da bike pra cima logo que entrar no buraco, como se fosse subir na guia e saia do banco para ficar em pé e deixar a traseira da bicicleta amortecer melhor o impacto.

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter