Medidor de pressão

Ao calibrar os pneus, normalmente usamos a técnica da “dedada” para verificar se a calibragem atingiu o volume desejado, exceto os ciclistas que contam com bombas equipadas com manômetro (instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados), como os calibradores automotivos dos postos de gasolina.

A calibragem correta é recomendação dos fabricantes de pneus e de bicicletas, e para modelos de passeio, mountain bikes, hibridas, infantil e bicicross, você até pode errar os valores na hora de encher os pneus, mas para dirt jump, flatland e road (bicicleta de corrida), a calibragem correta é a única opção aceitável para evitar furar a câmara, não fazer curvas e até mesmo amassar os aros.

Calibrador digital - Pressão na medida certa

O medidor de pressão com display digital é bem compacto, tem menos de 8 centímetros de altura.

Testamos este medidor de pressão com display digital, que utiliza uma bateria de 3 volts (como a do ciclocomputador), e descobrimos que ele é muito eficiente fazendo a leitura em PSI, BAR, Kg/cm2 e KPA. O bico metálico para válvula Presta é removível, abrindo espaço para o bico grosso (Schrader), fazendo leituras até 160 PSI ou 11 Bar, com o máximo de 3% de margem erro.

Medindo a pressão

O bico de acoplagem é para válvula Presta, e se encaixa perfeitamente, sem vazamentos.

Medindo a pressão da câmara

Para medir a pressão em válvulas Schrader (bico grosso), remova a bico metálico e pressione por 2 segundos.

É fácil iniciar a leitura e percorrer as escalas, e ele mantém registrada a última leitura. O aparelho desliga automaticamente após 30 segundos de inatividade, economizando bateria.

Neste modo é possível visualizar todas as opções do menu e escolher a que melhor atende sua necessidade.

Neste modo é possível visualizar todas as opções do menu e escolher a que melhor atende sua necessidade.

Para você que que gosta de ferramentas e acessórios úteis, fica a dica da Pedaleria para esse calibrador digital, principalmente para quem precisa fazer calibragens altas, acima de 90 PSI.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter