Ao calibrar os pneus, normalmente usamos a técnica da “dedada” para verificar se a calibragem atingiu o volume desejado, exceto os ciclistas que contam com bombas equipadas com manômetro (instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados), como os calibradores automotivos dos postos de gasolina.
A calibragem correta é recomendação dos fabricantes de pneus e de bicicletas, e para modelos de passeio, mountain bikes, hibridas, infantil e bicicross, você até pode errar os valores na hora de encher os pneus, mas para dirt jump, flatland e road (bicicleta de corrida), a calibragem correta é a única opção aceitável para evitar furar a câmara, não fazer curvas e até mesmo amassar os aros.
Testamos este medidor de pressão com display digital, que utiliza uma bateria de 3 volts (como a do ciclocomputador), e descobrimos que ele é muito eficiente fazendo a leitura em PSI, BAR, Kg/cm2 e KPA. O bico metálico para válvula Presta é removível, abrindo espaço para o bico grosso (Schrader), fazendo leituras até 160 PSI ou 11 Bar, com o máximo de 3% de margem erro.
É fácil iniciar a leitura e percorrer as escalas, e ele mantém registrada a última leitura. O aparelho desliga automaticamente após 30 segundos de inatividade, economizando bateria.
Para você que que gosta de ferramentas e acessórios úteis, fica a dica da Pedaleria para esse calibrador digital, principalmente para quem precisa fazer calibragens altas, acima de 90 PSI.
Bom pedal!
0 comentários