A Pedaleria foi conferir uma prova de Cyclocross em Las Vegas
A modalidade Cyclocross é um tipo competição ciclística que utiliza uma bicicleta similar a Road Bike, porém com pneus lameiros (com mais cravos) e freios poderosos, Cantilever ou freios a disco. Também conhecido por CX, CCX ou Ciclo-X, o modalidade corre em pistas curtas, de 2,5 a 3,5Km em baterias de 30 minutos a 1 hora. A maioria das provas acontece entre o outono e o inverno, e a Copa do Mundo do Ciclocross acontece entre outubro e fevereiro, sempre em condições climáticas ruins.
O Cyclocross nasceu na França em 1902, mas há quem afirme que por volta de 1900, ciclistas de estrada europeus competiam entre sí até cidades próximas, e eram autorizados a atravessar propriedades rurais saltando cercas, atravessando pastos e tomando qualquer tipo de atalho para chegar primeiro. Como na maioria das cidades o ponto mais alto era uma igreja, campanário ou coreto na praça central, ficava fácil de identificar à distância a chegada do competidor.
Esta foi a maneira encontrada por atletas da época para ficarem em forma para as corridas de estrada, treinando durante os meses de inverno pois andar fora das entradas aumenta as habilidades e a técnica.
A primeira corrida internacional de Cyclocross aconteceu em Paris em 1924, e o desenvolvimento desse esporte ocorreu a partir da França e país vizinhos. Até hoje, os países que mais apoiam e realizam provas de Cyclocross são a França, Bélgica, Holanda e Finlândia, mas países como o Estados Unidos tomaram gosto pelo esporte, que aos poucos conquista milhares de adeptos pelo mundo.
O Cyclocross tem suas semelhanças com o MTB Cross Country e com o Road Bike, e é comum ter atletas de outras modalidades fazendo estas provas, que exigem habilidades específicas como vencer subidas enlameadas, transpor trechos de areia fina, curvas fechadas, andar por trilhas e saltar barreiras, onde os praticantes montam e desmontam da bicicleta muitas vezes, o que ajuda na circulação sanguínea e aquecimento dos pés e dedos dos pés, principalmente em condições severas de temperatura no inverno europeu.
Como ocorre nas outra modalidades do ciclismo, acontecem muitas provas de Cyclocross pelo mundo, mas hoje ele é administrado pela UCI (União Ciclística Internacional), e a primeira prova internacional organizada pela UCI aconteceu em Paris em 1950.
Apesar de parecer uma Road Bike, a Cyclocross tem quadros reforçados e grupos de equipamentos fortes e resistentes a corrosão, já que o esporte é praticado em severas condições climáticas com muita água, lama e até mesmo neve. Atletas e aficionados que praticam Road e Mountain Bike devem ter uma quedinha por esta modalidade fantástica, e confesso que tenho muita vontade de experimentar, quem sabe ainda este ano.
Bom Pedal!
0 comentários