Como esta peça é fabricada?

Veja como é produzida uma coroa.

Para entender como funciona a criação e usinagem de coroas e Cogs (engrenagens individuais do cassete traseiro), visitamos a Nottable Metal Works, uma fábrica de peças e acessórios para bicicletas, localizada na Casa Verde – SP. O proprietário da Nottable é o Nelson Motta, o “N” da JNA, fábrica especializada em BMX que ajudou muito a modalidade a crescer no Brasil nas décadas de 80 e 90, fabricando quadros, garfos, guidões e componentes.

img-nottable-Nelson-trampando

Vendo uma coroa ou Cog pronto você não imagina como o processo é elaborado, passando por etapas técnicas de muita precisão, já que essas peças trabalham sob cargas de força muito altas e com tolerância mínima para folgas.

Como é feita uma coroa

Para iniciar o processo, a coroa é criada em um software de 3D, onde o engenheiro insere detalhes como alívios de peso, quantidade de dentes, espessura dos dentes, pois existem diversos tipos de correntes, com larguras distintas, e o BCD (Bolt Circle Diameter), medida que corresponde a distância entre os furos de fixação da coroa no pedivela.

img-nottable-coroa-semipronta
O programa contém todas as informações numéricas das medidas e também os movimentos que a fresa irá executar durante a usinagem, e esses dados são transferidos para uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado), uma fresa inteligente que trabalha “sozinha” segundo os parâmetros inseridos. O engenheiro lê, testa e altera essas informações, que podem chegar a 800 linhas de códigos no caso da coroa de MTB que você vê no vídeo.

A peça é esculpida em chapa de alumínio de aproximadamente 6mm de espessura, cortada poucos milímetros maior que o tamanho final da peça, e a parte central desta chapa não vai pro lixo, será transformada em pinhão para as Bikes Fixas.

O trabalho de dias, entre desenhos, programas, códigos e testes dura segundos na CNC, que pode produzir centenas de peças por dia. Depois da limpeza e polimento, as peças vão para a anodização, um banho químico colorido, que além de embelezar protege o alumínio, pois penetra nos micro-poros do metal.

CNC trabalhando

 

img-nottable-Nelson-limando

 

img-nottable-coroas-pequenas2

Após este banho de cor e proteção, as coroas voltam para a CNC para receber as gravações e alguns detalhes que irão embelezar as peças, tirando parte da cor, dando lugar ao brilho natural do alumínio.
O material (alumínio 7075), a tecnologia e a qualidade dos produtos da Nottable é o mesmo utilizado nas coroas e Cogs gringos, mas é feita aqui no Brasil por quem conhece e respira bicicleta desde moleque.

img-nottable-coroas-BMX

img-nottable-cogs-empilhados

Se você precisa trocar sua coroa ou equipar sua bike com sistema de coroa única e Cog gigante, conte com as peças da Nottable. No nosso próximo vídeo, vamos mostrar a instalação do Cog 42 no Cassette de uma MTB 27,5″, não perca!

img-nottable-cogs-gigantes

Bom Pedal.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter