DH, o lado selvagem do MTB
A Pedaleria foi para o interior de São Paulo par ver de perto o Downhill, uma modalidade que põem a prova os nervos e a força física dos participantes.


O Downhill é um esporte derivado do MTB, usa bicicletas especiais, mais pesadas e resistentes que os modelos para outras modalidades, elas tem suspensões nas duas rodas com pelo menos 8 polegadas de curso, e as pistas são cheias de saltos, degraus, curvas de parede, pedras e troncos.

Neste esporte, as pistas podem ser naturais, com trechos escolhidos nas montanhas, podem ser construídas em terreno inclinado, mas também podem ser artificiais, como a descida das escadarias do Mente Serrat em Santos.
Existe também o 4X, uma prova que se assemelha ao BMX, onde 4 pilotos descem ao mesmo tempo, e em todas elas, a diferença de tempo entre os participantes na chegada pode ser de alguns segundo ou até mesmo décimos de segundo.


Na maioria das provas, as descidas são individuais, onde o tempo é cronometrado a partir da largada, quem descer no menor tempo é o vencedor. Essa competição é aqui é o Open Paulista de Downhill, estamos no Ski Mountain Park em São Roque, 70Km de São Paulo.


Como curiosidade, a primeira prova de Downhil aconteceu em Fairfax na Califórnia em 1976, onde 10 ciclistas participaram da prova com bicicletas tipo Cruiser, muito parecidas com as Beach Bikes de hoje. Para descer 400 metros da prova, eles levaram cerca de 5 minutos, e cada descida eles eram obrigados a trocar todo o mecanismo do cubo traseiro, as bikes tinha freio centra pedal, e derretia tudo!

As suspensões duplas, freios a disco e materiais especiais para construir quadros e componentes, só apareceu na década de 90, e hoje essas bikes são verdadeiras jóia, muito rápidas e sofisticadas, embora na maioria das provas exista a categoria “rabo duro”, para bikes com apenas suspensão dianteira.
Bom Pedal!