O desenvolvimento das bicicletas é constante e os componentes devem acompanhar essas tendências na mesma velocidade, atendendo as novas demandas. Com tantos quadros diferentes, principalmente nas mountain bikes, foi necessário oferecer uma gama maior de modelos de câmbios dianteiros, pensando na complexidade dos quadros, com pivôs e links de suspensão, balanças e hastes em formatos variados, todos passando próximo ou pelo menos onde deveria ficar o câmbio dianteiro.
Outro ponto curioso dos projetos é o caminho que o cabo do câmbio faz, vindo por cima ou por baixo do central. Hoje, encontramos câmbios que funcionam independente do caminho do cabo, sejas por cima ou por baixo, dando mais opções ao consumidor final, que não necessitará de uma peça de reposição exclusiva.
Dependendo do desenho do câmbio, a “gaiola”, parte do câmbio que transporta a corrente nas trocas de marchas, pode ficar acima ou abaixo da linha da braçadeira, parte que fixa a peça ao quadro (Top Swing ou Down Swing).
Para bicicletas de montanha com suspensão traseira ou quadros de carbono onde o tubo do selim (seat tube) é mais encorpado ou com desenhos não convencionais, surge a necessidade de oferecer um sistema de fixação que não dependa de braçadeiras para contornar o tubo, que muitas vezes é oval ou assimétrico, e assim surgiram mais dois modelos de câmbios dianteiros, o Direto (direct), que é instalado com parafusos frontais, utilizando suporte que pertence ao quadro, e o Tipo-E (E-Type), que utiliza um suporte tipo argola, ficando preso à caixa de rolamentos do movimento central, encontrado também sem a argola (E-Type 2).
Com tantos tipos e modelos, aquele câmbio convencional de braçadeira que é acionado pelo cabo puxado por baixo e visto na maioria das bicicletas, começa dar lugar aos novos formatos e fixações, diferentes tamanhos de gaiolas para 2 ou três coroas, além de atender a todas as séries de componentes, com modelos diferentes para a mesma família, do básico ao sofisticado, de passeio ou para competições.
Apesar do câmbio dianteiro ser um componente muito importante na grande maioria das bicicletas, algumas mountain bikes com rodas 29 polegadas estão utilizando apenas o câmbio traseiro de 10 velocidades, tendo no pedivela apenas uma coroa.
Bom pedal!
0 comentários