Ferramenta saca pedivela

Uma ferramenta simples porém muito específica, o saca pedivela ou extrator de pedivela (braços do conjunto de coroas, onde estão os pedais), é muito importante na hora de fazer uma revisão ou lavagem profissional na bicicleta.

Os pedivelas de alumínio, compostos por três partes (dois braços e um eixo) ou duas partes (um braço fixo ao eixo e outro individual) necessitam do saca pedivela para sua remoção. Componentes de modelos e anos de fabricação diferentes necessitam de saca pedivelas específicos, pois suas características particulares requerem soluções adequadas, veja os modelos de eixos centrais:

Sacador de pedivela

Eixo central com ponta quadrada (cartucho ou 3 peças tipo BMX)

Um dos primeiros modelos para pedivelas de alumínio (square), esse sistema utiliza eixo cônico e furo quadrado nos braços do pedivela.

Sacador de pedivela - Convencional

Eixo central com ponta entalhada (Octalink ou ISIS)

Eixos muito utilizados, com diâmetro maior, são mais resistentes e menos sujeito a folgas, o modelo Octalink possui eixo estriado com 8 saliências. O modelo ISIS utiliza eixos com 10 saliências para encaixe.

Sacador de pedivela - Central Octalink

Este é o central Octalink, com 8 dentes para encaixe no pedivela. Neste caso, instalado em uma road bike.

Sacador de pedivela - Central Isis

Este é o central Isis, com 10 dentes para encaixe do pedivela. Este é o que uso na minha Biketrial.

Os dois sistemas possuem a mesma rosca interna para instalar o saca pedivela, porém a ferramenta utiliza uma ponteira diferente dos outros sistemas. Essa ponteira pode fazer parte da ferramenta (peça única), ou pode ser removível utilizando um sistema de imã para atender os três tipos de pedivelas.

Sacador de pedivela - Imã

Como os eixos tipo Isis ou Octalink são de maior diâmetro, um saca pedivela normal (para eixo quadrado) pode destruir a rosca interna do eixo central, necessária para finalizar a montagem do pedivela. O modelo correto para sacar pedivelas neste caso, utiliza a ponteira removível ou uma ferramenta específica para este modelo, com apoio mais largo.

Sacador de pedivela - Extraindo o pedivela

Eixo central Hollowtech II

Eixos mais atuais, de grande diâmetro e preso ao braço direito do pedivela. Esse modelo não utiliza saca pedivelas, pois o braço esquerdo fica preso ao eixo multi-entalhado por dois parafusos em posição perpendicular, bastando soltá-los para remover a peça do eixo.

Sacador de pedivela - Hollowtech

Eixo central do tipo Hollowtech, com vários dentes para encaixar no pedivela. Seu diâmetro é o maior de todos que mostramos neste post.

Sacador de pedivela - Hollow tech

No caso do Hollowtech não é preciso usar o extrator de pedivela. Dois parafusos no próprio pedivela se incumbem dessa função com facilidade.

Funcionamento

Ao rosquear o saca pedivela no braço de alumínio você cria a sustentação para puxar a peça, e apertando o eixo interno do saca pedivela, a ponta se apoia no eixo central e “saca” ou remove o pedivela com facilidade.

Sacador de pedivela - Instalado

Cuidados

O saca pedivela é uma peça de aço rosqueada nos braços de alumínio, portanto, tenha MUITO cuidado! Se a peça entra torta, pode arrancar os fios de rosca (de alumínio) impedindo a utilização da ferramenta, sendo necessário utilizar técnicas alternativas e não indicadas para remover a peça, como “marteladas”, dinamite, etc. rsrsrs

Opções

Existem vários modelos de saca pedivela disponíveis no mercado brasileiro, modelos simples e compactos, que necessitam mais ferramentas trabalhando em conjunto, como a chave fixa 16mm, chave inglesa ou allen 14mm, ou modelos maiores de saca pedivela, que possuem um braço integrado os conjunto, dispensando uma ferramenta para girar o eixo interno. Os preços partem de R$ 20,00 e os mais caros podem custar até R$ 130,00.

 

Sacador de pedivela

Se você não tem experiência com esse tipo de ferramenta, tenha com você uma pessoa experiente para sacar seu pedivela pela primeira vez. Confie sua bike a oficinas especializadas para revisões e manutenções.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter