Uma ferramenta simples porém muito específica, o saca pedivela ou extrator de pedivela (braços do conjunto de coroas, onde estão os pedais), é muito importante na hora de fazer uma revisão ou lavagem profissional na bicicleta.
Os pedivelas de alumínio, compostos por três partes (dois braços e um eixo) ou duas partes (um braço fixo ao eixo e outro individual) necessitam do saca pedivela para sua remoção. Componentes de modelos e anos de fabricação diferentes necessitam de saca pedivelas específicos, pois suas características particulares requerem soluções adequadas, veja os modelos de eixos centrais:
Eixo central com ponta quadrada (cartucho ou 3 peças tipo BMX)
Um dos primeiros modelos para pedivelas de alumínio (square), esse sistema utiliza eixo cônico e furo quadrado nos braços do pedivela.
Eixo central com ponta entalhada (Octalink ou ISIS)
Eixos muito utilizados, com diâmetro maior, são mais resistentes e menos sujeito a folgas, o modelo Octalink possui eixo estriado com 8 saliências. O modelo ISIS utiliza eixos com 10 saliências para encaixe.
Os dois sistemas possuem a mesma rosca interna para instalar o saca pedivela, porém a ferramenta utiliza uma ponteira diferente dos outros sistemas. Essa ponteira pode fazer parte da ferramenta (peça única), ou pode ser removível utilizando um sistema de imã para atender os três tipos de pedivelas.
Como os eixos tipo Isis ou Octalink são de maior diâmetro, um saca pedivela normal (para eixo quadrado) pode destruir a rosca interna do eixo central, necessária para finalizar a montagem do pedivela. O modelo correto para sacar pedivelas neste caso, utiliza a ponteira removível ou uma ferramenta específica para este modelo, com apoio mais largo.
Eixo central Hollowtech II
Eixos mais atuais, de grande diâmetro e preso ao braço direito do pedivela. Esse modelo não utiliza saca pedivelas, pois o braço esquerdo fica preso ao eixo multi-entalhado por dois parafusos em posição perpendicular, bastando soltá-los para remover a peça do eixo.
Funcionamento
Ao rosquear o saca pedivela no braço de alumínio você cria a sustentação para puxar a peça, e apertando o eixo interno do saca pedivela, a ponta se apoia no eixo central e “saca” ou remove o pedivela com facilidade.
Cuidados
O saca pedivela é uma peça de aço rosqueada nos braços de alumínio, portanto, tenha MUITO cuidado! Se a peça entra torta, pode arrancar os fios de rosca (de alumínio) impedindo a utilização da ferramenta, sendo necessário utilizar técnicas alternativas e não indicadas para remover a peça, como “marteladas”, dinamite, etc. rsrsrs
Opções
Existem vários modelos de saca pedivela disponíveis no mercado brasileiro, modelos simples e compactos, que necessitam mais ferramentas trabalhando em conjunto, como a chave fixa 16mm, chave inglesa ou allen 14mm, ou modelos maiores de saca pedivela, que possuem um braço integrado os conjunto, dispensando uma ferramenta para girar o eixo interno. Os preços partem de R$ 20,00 e os mais caros podem custar até R$ 130,00.
Se você não tem experiência com esse tipo de ferramenta, tenha com você uma pessoa experiente para sacar seu pedivela pela primeira vez. Confie sua bike a oficinas especializadas para revisões e manutenções.
Bom pedal!
0 comentários