Freio a disco

As pinças ou calipers são a parte inferior do freio a disco, onde estão as pastilhas, que envolvem o disco (rotor).

A fixação das pinças pode ser feita de duas formas, de acordo com cada quadro, garfo ou suspensão da bicicleta, e existem vários adaptadores para atender esses sistemas, possibilitando intercambiar os modelos e também o diâmetro dos discos de freio.

Sistema IS – International Standard. 

Sistemas de fixação dos freios a disco

A pinça é parafusada lateralmente para posterior instalação do freio a disco. Suportes no quadro, garfo ou suspensão possuem furos para fixação perpendicular aos parafusos que a prendem (parafusos no mesmo sentido dos eixos de roda). Esse sistema exige mais do suporte da pinça durante as frenagens.

Este sistema exige mais habilidade na hora da instalação. Podem ser necessárias a instalação de finas arruelas ou até fresar o suporte da pinça com ferramenta adequada, para fazer o ajuste da posição exata da pinça.

Sistemas de fixação dos freios a disco Sistemas de fixação dos freios a disco

A rosca onde os parafusos são fixados está na própria pinça ou nos suportes adaptadores. Os parafusos passam por furos nos suportes do quadro, garfo ou suspensão.

Sistemas de fixação dos freios a disco

Sistema  PM – Post Mount

Sistemas de fixação dos freios a disco

Neste caso, a pinça é parafusada de frente, no sentido longitudinal da bicicleta (perpendicular ao cubo de roda). Neste modelo, as forças de frangem coincidem com o sentido dos parafusos de fixação, forçando menos os suportes da pinça.

Na instalação ele também é melhor, pois os furos na pinça são ovalados (obilongos), facilitando o posicionamento da pinça bem centralizada no disco de freio, dispensando ajustes e arruelas.

Como ponto fraco, as roscas onde se fixam os parafusos estão no quadro, no garfo ou suspensão, e podem espanar se apertadas com força além dos limites normalmente indicados nas peças em Newtons ou kgf (quilograma força).

Sistemas de fixação dos freios a disco Sistemas de fixação dos freios a disco

Atualmente, a maioria dos freios vem com suportes que permitem a instalação das pinças nos dois sistemas, que funcionam muito bem, e seguindo as orientações dos manuais dos fabricantes e a experiência do seu mecânico de bicicletas, você não fica na mão com o seu freio a disco.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

1 Comentário

  1. Legal.
    Campinas — SP

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter