Cilindro de CO2 caseiro. Como fazer um?
Quem já tentou sabe, é impossível encher pneus tubeless sem um compressor, já que o pneu tem que receber uma grande quantidade de ar na hora, para que ele se expanda e vede a passagem de ar entre ele e o aro.
Sabia que, com uma garrafa Pet e algumas peças dá pra fazer um cilindro de CO2 que você enche com a bomba, e ele descarrega uma grande quantidade de ar, capaz de inflar esse tipo de pneu?

Pra fazer esse acumulador vamos precisar de conexões de latão de 1/4”, peças para circuitos de ar, compressores etc, uma arruela lisa de 1/2”, mangueira de borracha e abraçadeiras medida 5/16, um bico de encher pneus, fita teflon e uma garrafa Pet com algumas algumas tampas extras.
As ferramentas para esse trabalho são a furadeira, brocas para metal, broca chata para madeira na medida 1/2”, estilete e chaves 14 e 15mm.
A primeira coisa a fazer é marcar o centro da tampa e furar com a broca para madeira. Não dá pra fazer um furo perfeito em uma parede fina como essa da tampa com brocas convencionais, o furo fica muito ruim e o ar vaza. Para matar a folga entre o bujão e o “T”, local onde vai a tampa da garrafa, precisamos fazer uma bucha ou se preferir, corte parte da rosca.

O bujão que segura a tampa é longo, corte parte da rosca ou faça buchas para acabar com a folga.

Antes de montar as peças da tampa, vamos furar o bujão, pois ele vem fechado. A seguir vamos montar todas as conexões que vão nesse “T”, colocando a arruela lisa de 1/2″ entre a tampa e o “T” para dar mais apoio e ajudar a diminuir a folga entre as peças.
A fita teflon deve ser usada em todas as roscas para que o ar não vaze.



Para alimentar a garrafa vamos montar algum tipo de bico bico para encher com a bomba, pode ser de carro ou bicicleta, e dá pra fazer isso de 3 formas diferentes, a primeira utiliza uma porca de compressão, que é parcialmente tapada em um lado e um bico de encher pneu de carro. Essa peça é descartada na troca por uma nova, você consegue de graça nas borracharias e casas de pneus.
Você terá que lixar parte da borracha, mas deixar uma saliência pra agarrar dentro da porca de compressão, use algum lubrificante para montar e não aperte muito a porca, ela pode expulsar o bico.

A outra forma de fazer o bico de alimentação é usar mais uma Espigão Mac, peça para conectar uma maneira com braçadeira, e desbastar bem esse bico para que ele fique bem paralelo e entre na mangueira 5/16.

A terceira forma é usar um bico de válvula Presta, de uma câmara de ar estragada, é só cortar e lixar o pé de borracha até que ela entre no bujão, que deve ser furado na medida dessa válvula, 6mm. Para finalizar, colocamos a porca redonda original e montamos no “T” fêmea.
Na sequência vamos montar o restante das partes e por fim, colocar ar no sistema utilizando a bomba manual ou de pé.

Fure o bujão com broca de 6mm – diâmetro externo da válvula Presta.


Dá pra colocar de 80 a 100 PSI na garrafa, e ela aguenta bem mais, mas a tampa não aguenta tanto assim, portanto use apenas a bomba de mão ou de pé. Com essa capacidade de ar, dá pra encher 2 pneus tubeless na medida 29×2.3 e fazer eles se encaixarem bem no aro, depois é só aplicar o selante pelo bico ou abrindo uma pequena sessão do pneu utilizando 2 espátulas.
Bom pedal!