Escolhendo uma sapatilha

Uso tênis ou sapatilha? Saiba como escolher entre os dois.  

As sapatilhas para ciclistas, calçados apropriados para pedalar com pedais de encaixe, possibilita que os ciclistas pedalem usando as duas pernas ao mesmo tempo, pois sem os pés presos aos pedais, pedalamos com uma perna de cada vez, apenas o pé que empurra o braço do pedivela para baixo, enquanto o outro lado (que sobe) não faz força alguma.

Modelos específicos para Road Bikes (bicicletas de corrida) e MTB (Mountain bikes) são encontrados no mercado com uma grande variedade de modelos, cores, pesos e preços.

Para Road Bike

Os modelos Road possuem solado liso, aparência esguia e bem aerodinâmica, utiliza materiais nobres e leves, podem ser cobertas com uma capa semelhante a uma meia, que protege a sapatilha e pode combinar com as cores do uniforme, e utilizam tacos (parte da sapatilha que encaixa nos pedais) maiores, com desenho triangular.

Troque o tênis pela sapatilha - Modelo de sapatilha para Road Bikes

Sapatilha para road bike

Taco saliente em formato triangular, tradicional nas Road Bikes.

Formato do pedal para road bikes

Pedais com formato diferenciado, finos e mais aerodinâmicos que os modelos utilizados no MTB.

Para Mountain Bike

O modelo para mountain bike tem solado diferente, com cravos salientes e também é possível instalar cravos extra, para encarar subidas íngremes nas trilhas empurrando a bicicleta sem escorregar, utiliza um taco pequeno e de aço, resistente a lama, pedras e tudo que tiver pela frente nas trilhas e provas fora de estrada.

Externamente, o acabamento mais liso facilita a limpeza, considerando água, pó e lama durante toda sua existência.

Sapatilhas para mountain bike

Sapatilha para mountain bike - O taquinho é menor e mais resistente

Os tacos para sapatilhas e pedais MTB são pequenos e resistentes, feitos de aço, enfrentam lama, pedras e atritos contra os pedais.

Em alguns modelos de sapatilhas, cravos extras

Nas sapatilhas MTB tipo Race, é possível instalar cravos extras que ajudam a escalar barrancos empurrando a bicicleta.

Para todos os modelos, seja MTB ou Road, diversos tipos de correias com velcros, sistemas de catracas dentadas ou com esticamento de fios de nylon e até cadarços comuns escondidos por cobertura extra, fecham as sapatilhas, deixando-as bem “grudadas” aos pés, pois não pode haver folga, para que a força aplicada nas pedaladas sejam transferidas sem perda para a coroa.

Facilidade na hora de fechar a sapatilha

É fácil ajustar o aperto das correias utilizando a catraca, um elemento de sofisticação na sapatilha.

 

Soltando a catraca da sapatilha

Para soltar a correia dentada basta apertar a alavanca superior e puxar a peça.

Orientações impressas no solado ajudam na instalação e correto posicionamento do "taquinho", peça que se encaixa nos pedais.

Orientações impressas no solado ajudam na instalação e correto posicionamento do “taquinho”, peça que se encaixa nos pedais.

Conforto

Esses modelos devem ser usados apenas durante o pedal, pois o solado em couro industrial, plástico ou fibra de carbono é muito rígido e não seria confortável caminhar por muito tempo com a sapatilha. Modelos mistos conhecidos como sapatilhas sport, possuem o solado mais flexível, similar a um tênis firme, adequados para ciclistas que queiram usar pedais de encaixe nas suas atividades diárias, como ir trabalhar de bike, e outras tantas utilizações possíveis. Nesse tipo de sapatilha, o taco fica rente aos demais cravos do solado, evitando o desconforto de andar com pés “empinados” como acontece nas sapatilhas de Road quando se caminha.

Solado rígido

Solados em fibra de carbono, plástico ou couro sintético deixam a sapatilha firme, apropriada para pedalar forte, mas não para caminhar a pé.

Alguns modelos de sapatilhas Road possuem respiros no solado, permitindo a circulação de ar e saída da umidade natural dos pés, e não é comum aos modelos MTB pelo fato dos ciclistas atravessarem pequenos riachos e pisarem em poças d’água, causando uma desagradável inundação.

Respiro na sola da sapatilha

Pequena abertura protegida por tela ajuda a refrescar os pés durante a pedalada, aproveitando o vento.

Para todos os bolsos

A grande variedade de modelos, marcas e aplicações nos permite encontrar uma variação muito grande de preços, modelos simples em couro sintético e plástico, com fechamento por cadarço ou tiras com velcro são encontrados a partir de 170 Reais, já os sofisticados, feitos com materiais nobres como fibra de carbono, couros naturais e utilizando fechos quase cinematográficos, podem custar mais de 1.500 Reais.

Sapatilha MTB

Seja qual for o modelo, elas permitem um pedalar forte, utilizando ao mesmo tempo toda a musculatura das pernas, fazendo a bike render mais, sem os perigos e fragilidades de um tênis comum, e claro, com muita elegância.

Bom pedal!

 

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter