Manutenção e limpeza das sapatilhas

A manutenção da bike é muito importante, a da sapatilha também!

As sapatilhas para pedais de encaixe são essenciais para segurança e desempenho em diversas modalidades ciclísticas, e elas estão sujeitas a desgaste, e sujeira, já que estão muito próximas ao chão.
No MTB é ainda pior, água, lama e pancadas em todo tipo obstáculo, pode deixar elas feias em pouco tempo, então que tal dar um trato nas suas?

img-Limpeza_das_Sapatilhas_02
O MTB pode judiar muito da sapatilha, lama, poeira e água podem deixar ela feia logo.

Mesmo judiadas, as sapatilhas ainda podem funcionar bem, e se você cuidar delas, ainda vão durar muito!
O importante é dar sempre uma limpada, não guardar úmida ou molhada, deixar secar a sombra, mas com boa ventilação.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_01
Com fundo de cor clara, sujeira e estragos ficam muito aparentes.

Muitas marcas tem kits dos fechos removíveis, principalmente aqueles tipo catraca, então dá pra repor se estragar, mas os modelos com fechamento com cadarços e velcros são os mais fáceis de manter em bom estado.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_03
Para alguns modelos existe o kit de reposição das tiras dentadas e catracas, garantindo um bom funcionamento por muito tempo.

LIMPEZA DA SAPATILHA
Uma forma de proteger sua sapatilha é colocar nela uma capa, mas só o pessoal das bicicletas de estrada faz isso, no MTB as capas estragariam rapidinho, então vamos limpar elas com um pano úmido, escovinha com sabão de côco no solado e laterais, tirar as palmilhas para lavar, e engraxar elas por fora.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_04
Capas protetoras costumam ser usadas nas Road Bikes.
img-Limpeza_das_Sapatilhas_05
Antes de engraxar, limpe bem a sapatilha com um pano úmido, em caso de lama, lave com escova e sabão de côco e deixe secar a sombra, em local ventilado!
img-Limpeza_das_Sapatilhas_07
Ao lavar o solado, tomo cuidado ao enxaguar, evite entrada de água se ela estiver seca por dentro.

GRAXA E CERA LÍQUIDA
A maioria das sapatilha é fabricada em couro sintético, e ele for liso como as de Road Bike, a cera líquida resolve bem, ela já vem com aplicador e não precisa lustrar no final da aplicação. Dá pra encontrar esse tipo cera nas cores preta, branca, marrom e transparente, que pode ser usada em todas as cores.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_10
A cera líquida é fácil de aplicar e não precisa polir, quando secar está pronta!

img-Limpeza_das_Sapatilhas_11

As sapatilhas com aspecto mais rugoso, mais poroso como as de MTB, podem ser engraxadas com esse tipo aqui, uma pasta para engraxar calçados, essa a gente aplica com um pano ou escova de dente, e elas são encontradas na versão transparente e em cores, e em sapatilhas como essa aqui, que a película de couro soltou em alguns lugares, dá pra dar uma boa disfarçada.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_06
Graxa comum para calçados, encontrada em cores e transparente.
img-Limpeza_das_Sapatilhas_08
Com a graxa na cor da sapatilha, é possível encobrir os desgastes onde a película do couro saiu.
img-Limpeza_das_Sapatilhas_09
“Antes” e “depois” do trato!

Deixe secar alguns minutos e dê polimento usando um pano macio ou flanela, e para o pano não ficar agarrando, espirre alguma gotas de água e velocidade nas passagens.
Se preferir, dá para usar discos de lã na furadeira.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_12
O polimento pode ser feito com pano macio ou flanela, mas com o disco de polir na furadeira, é bem mais rápido!

ACABAMENTOS
Para melhorar o aspecto da sapatilha, você pode usar outros recurso, como o isqueiro para sumir com esses fios soltos, trocar os cadarços ou até recuperar suas pontas com pequenos pedaços da baguete termo-retrátil, esse material serve para cobrir fios elétricos, então peça um pedacinho pequeno assim no auto-elétrico ou para um eletricista.
Você faz assim: Coloque um novo pedaço no cadarço, passando pela parte estragada, e com um isqueiro você encolhe a capa e corte o excesso.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_13
Fios soltos podem ser queimados com isqueiro, evitando que se soltem novamente!
img-Limpeza_das_Sapatilhas_14
Baguetes termo-retráteis. Usadas para encapar fios, retraem 60% de sua área, e podem substituir as ponteiras do cadarço.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_15

TROCA DOS TACOS
Também faz parte da manutenção das sapatilhas, a troca dos taquinhos quando há necessidade. Se os pés estão desencaixando sozinhos dos pedais ou a folga lateral aumentou antes de “desclipar”, os taquinhos podem estar gastos (modelos para MTB), ou até quebrados, como acontece nos modelos para Road Bike.

img-Limpeza_das_Sapatilhas_16
Troque os taquinhos quando a folga lateral aumentar ou os pés começarem a escapar dos pedais com facilidade.

Fácil né, olha como melhorou a cara delas!
Bom Pedal!

img-Limpeza_das_Sapatilhas_20

img-Limpeza_das_Sapatilhas_17

img-Limpeza_das_Sapatilhas_19

 

Edu Capivara
WRITTEN BY

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedaleria - Início do Post