Limpando a relação com escovas de dente.

Monte sua própria escova para limpar a relação da bike

A gente já mostrou e explicou em outros vídeos como limpar a relação da bike em casa, e essa é sem dúvida a parte mais chata da limpeza, tem muitos detalhes, faz sujeira, se você tem escovas especiais, lavador de corrente e desengraxante, fica mais fácil, mas e quem não tem?

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_01

Kit de escovas de limpeza e lavador, corrente e produtos com ação desengraxante, facilitam o trabalho de limpeza da bike em caso ou nas oficinas.

Nesse caso a gente apela para as escovas domésticas e produtos alternativos, e tem muita receita rolando por aí, água quente com limão e detergente, produtos prontos como o limpa forno e outros desengordurantes, mas eu não vou falar deles nesse post, e sim sobre as escovas, as de faxina e as de dente!

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_02

As receitas mais populares quando o assunto é limpeza da bike, são as escovas de dente ou escovas domésticas, e os desengordurantes como detergentes e coquetéis a base de água quente, detergente e limão.

Aquela montagem com 2 escovas de dente ajuda bem, mas quando a gente passa elas na corrente no sentido dos roletes eles não giram, porque o atrito é igual em cima e em baixo, então não limpa totalmente, mas com 3 escovas os roletes conseguem girar mais, e as escovas apoiam em pontos alternados.
Para fazer essa montagem você irá precisar das 3 escovas, e elas pode ser novas, utilize modelos duros, eles são mais baratos! Vamos precisar também de um pedaço de arame grosso, 1 pedaço pequeno de mangueira, e 1 cinta de nylon.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_03

A montagem com 2 escovas de dente ajuda, mas quando usada sobre os roletes da corrente, impedem que eles girem, porque a pressão é igual em cima e em baixo, mas a montagem com 3 escovas permite que eles girem, limpando mais.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_04

O primeiro passo é furar as escovas, escolha aqueles modelos com cabo de maior diâmetro, se o cabo for muito fino, não dá para furar, pode ficar muito frágil.
O furo pode ser feito com furadeira ou com prego quente. Passe o arame grosso, curve e faça acabamento com fita isolante para o arame não machucar as mãos.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_05

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_06

Escovas com cabo muito fino são inapropriadas para o trabalho, e para furar as escovas use a furadeira ou prego quente.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_07

Com algumas dobras no arame e acabamento com fita isolante, concluímos essa parte!

Para que as escovas não fiquem fechando o tempo todo, dificultando o uso, coloque um pedaço de mangueira entre as escovas de baixo, ela deve ter cortes para que as escovas encaixem na parte de baixo da mangueira, e para fixar tudo, use 1 cinta de nylon, a escova central deve ficar solta.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_08

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_09

Fica fácil cortar os encaixes das escovas quando colocamos um pedaço de cabo de vassoura como apoio interno.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_10

Os cortes na mangueira correspondem ao diâmetro do cabo das escovas.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_11

A mangueira serve de batente para a escova de cima, permitindo boa compressão.

Para usar é simples, mantenha o produto na mão em uma embalagem menor, e coloque uma bacia ou bandeja no chão para recolher o que escorre, porque dependendo do produto, dá para usar novamente.
Mergulhe as escovas no produto e vá esfregando todos os componentes da relação.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_12

Durante a limpeza, utilize uma embalagem pequena em uma das mãos, e uma bacia ou bandeja debaixo da bike.

A escova pode usada na corrente e coroas, para limpar os câmbios, utilize a escova solta do conjunto, e para o cassette, a escova doméstica, mas com a corrente passando fora do cassette, assim ele fica livre o trabalho é mais rápido.
Finalize a limpeza com alguns pedaços de pano, enxágue, seque tudo, e coloque óleo na corrente para finalizar.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_13

A montagem de escovas limpa facilmente coroa simples, dupla ou tripla.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_14

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_15

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_16

Gire a roda para trás com uma escova doméstica apoiada no cassette, utilize desengraxante ou produto similar.

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_17

Com a roda girando, enfie um pano aberto entre cada cog do cassette, é rápido e eficiente!

img-Limpando-a-Relacao-com-Escovas-de-Dente_18

Após a limpeza, coloque óleo na corrente, isso é fundamental para o bom desempenho desse componente.

Fora os pneus, a parte que mais se desgasta nas bicicletas é a transmissão, mantendo ela limpa e lubrificada, os câmbios funcionam melhor e ela dura mais tempo.

Bom Pedal!

 

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Newsletter