Café da manhã antes da pedalada

Se você prefere as primeiras horas do dia para pedalar, o café da manhã será o grande responsável para repor a demanda de energia causada pelo jejum prolongado e preparar o organismo para a pedalada.  Mas atenção, ter um bom desjejum não é sinônimo de comer grandes quantidades, e sim ingerir os nutrientes indispensáveis para um bom desempenho.

A escolha de um alimento fonte de carboidrato para compor a refeição pré atividade é super importante, visto que, carboidratos simples de alto índice glicêmico (aqueles digeridos e absorvidos rapidamente) podem causar uma rápida elevação da glicose sanguínea e aumento da insulina, ocasionando uma hipoglicemia (diminuição da glicose no sangue) no início da atividade física. A frutose, presente nas frutas e seus sucos, que também são de fácil digestão e fornecem energia rapidamente, não causam estes efeitos, podendo assim, ser uma excelente opção, juntamente com alimentos ricos em carboidratos complexos de baixo a moderado índice glicêmico (aqueles digeridos e absorvidos lentamente), como os alimentos com maior teor de fibras: pães, biscoitos e cereais integrais.

Canencas dos Minions.

Alimentos ricos em proteína e gordura demoram mais para serem digeridos, podendo gerar desconforto gástrico e/ou intestinal, e não são fontes de energia rapidamente disponíveis. Logo, devem ser consumidos em pequenas quantidades e optar por aqueles com menor teor de gordura (Exemplos: leite desnatado, iogurte desnatado, queijos magros como ricota e cottage).

3 exemplos de Café da manhã para os ciclistas são:

Pão integral com queijo branco magro, e um suco de fruta.

Cereal integral com iogurte desnatado, e uma fruta.

Vitamina com leite desnatado, aveia e uma fruta.

Outro fator importante com relação ao café da manhã consumido antes da pedalada, é o intervalo de tempo entre o consumo dos alimentos e o início do exercício. Caso este seja inferior a sessenta minutos, sugere-se uma atenção especial quanto a volume, densidade calórica e forma física (líquido e/ou sólido), com o objetivo de evitar uma plenitude gástrica ou risco de hipoglicemia de rebote (aumento do açúcar do sangue, seguido do aumento de insulina e diminuição brusca do açúcar).

Destaca-se que a recomendação é sempre buscar a orientação de um nutricionista, pois a composição da refeição antes da pedalada vai depender de inúmeros fatores como: horário de início do exercício, duração e intensidade da atividade, além de fatores individuais, como a tolerância gástrica, o tempo disponível para realizar a refeição, necessidades e as preferências alimentares.

Tomando café
<a href="https://pedaleria.com/autor/laranatacci/" target="_self">Lara Natacci</a>

Lara Natacci

Lara Natacci é nutricionista (CRN 5738), Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Nutrição Clinica Funcional, Especialista em Distúrbios do Comportamento Alimentar pela Université de Paris 5 René Descartes e diretora da Dietnet Assessoria Nutricional, autora de livros como "Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar", "Dietbook Terceira Idade", "Dietbook Gestantes", "Dietbook Júnior" e "Dietbook – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde".

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter