Bike aro 27,5″ ou 29″?

Ciclistas acostumados a pedalar bicicletas aro 26 finalmente se renderam as gigantes aro 29, mas mal se acostumaram a elas e surgem as 27,5 para gerar ainda mais dúvidas. Como saber, nesse caso, qual é a melhor MTB pra você?

Aros 27,5 e 29 lado a lado

Já foram muito divulgadas as vantagens das aro 29 frente as 26, rodas grandes atropelam buracos e obstáculos, maior diâmetro e massa das rodas faz a bike “rolar” mais facilmente mantendo altas velocidades com mais facilidade, maior área de contato com o solo traz mais estabilidade e tração, acumula energia cinética, etc.

A aposta dos fabricantes nas aro 27,5 seria então uma forma de compensar certa perda de agilidade em trechos técnicos bem travados e a própria questão do peso, já que uma 29 pesa em média 12% mais que uma 26, já a 27,5 pesa apenas 5% a mais que a 26, embora a relação peso X potência esteja dentro da média.

Uma 29 top de linha pode ser bastante ágil em trilhas técnicas, defendem os mais apaixonados pelas rodonas, e assim sendo as 27,5 seriam ainda mais ágeis? Se comparamos a altura das rodas (pneus), a 29 é apenas 3 centímetros maior que a 27,5 e no quesito “engolir obstáculos” a 27,5 perde para a 29 por apenas 2% em seu angulo de ataque.

Comparando aro 27,5 com 29

Quem saiu da 26 para a 29 certamente constatou todas essas propriedades e faz propaganda disso (nunca ouvi nenhum deles se queixando), mas e quem sai da 26 para 27,5? A surpresa será quase a mesma? Ciclistas muito técnicos e experientes, como os atletas profissionais do MTB conseguem descrever melhor as reações de cada uma delas, já que o seu feeling é maior.

Comparando o tamanho das suspensões

Uma questão que ainda chama atenção nas bikes 29 de uma forma geral e em especial para ciclistas de baixa estatura, é justamente a altura da frente da bike, uma vez que a roda de maior diâmetro levanta todo o conjunto da frente do quadro, mesa e gudião, obrigando o uso me mesas negativas, mas nos casos de ciclistas abaixo de 1,60m existem reclamações referentes a postura ideal de pilotagem.

A diferença não é imensa

Não só por esse motivo, mas também pelo fato das 29 encararem bem os buracos e obstáculos sem transmitir muitos reflexos ao ciclista, já vemos a algum tempo no Cross Country atletas competindo com garfos rígidos, baixando peso e altura da frente das 29, e olha que tem bikes abaixo dos 8,5 kg!

Se você tiver oportunidade de fazer um test drive nos dois tamanhos de aro, não perca a chance, investigue, teste as bikes de seus amigos, avalie e depois conte pra nós o que achou de cada uma, assim, com muitos ciclistas informados e conscientes teremos mais força junto ao mercado e fabricantes.

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter