O Biketrial Internacional Union (BIU) é a Federação Internacional desse esporte, fundada em junho de 1992 na cidade de Praga, na República Checa.
Entidade jurídica e econômica independente, cuida dos assuntos relacionados ao esporte Biketrial, e é uma organização sem fins lucrativos e sem ações políticas.
Como a FIFA é para o futebol, o BIU é o órgão máximo do Biketrial, criou e sustenta as normas para a prática do esporte, representa atletas e dirigentes nas nações legais, promove os campeonatos e ações ligadas a pratica e convivência com outras modalidades, dar suporte ao sistema de competição, ainda valida todos os títulos oficiais em todas as competições dos países membros, oficializando o resultado das categorias e também os recordes mundiais, Biketrial World Record (BWR).
Este acompanhamento também se aplica a todas as transmissões ou gravações de audio e vídeos relacionados aos eventos e competições, incluindo qualquer anúncio sobre a modalidade e licenças para utilização do nome BIKETRIAL. Veja que legal esta notícia no site oficial do BIU.
O Biketrial International Union nomeia Delegados Internacionais em cada país, para conceder licenças nacionais e internacionais em conformidade com os estatutos e regras esportivas, para que pilotos do mundo inteiro sejam reconhecidos como membros da casa nas nação participantes, desfrutando assim de privilégios como transporte local e hospedagem nas competições.
A frente da BIU, na presidência, está o Sr. Hiroshi Hirano, ex-piloto de Trial e Biketrial, e ele não fica de terno atrás de uma mesa, pega no pesado ajudando na elaboração e montagem das seções da etapa do Japão no mundial, criando novas provas como a Blind Biketrial (Biketrial para cegos), e Push Biketrial (com bicicletas sem pedais, para crianças de 2 a 5 anos), levando o esporte a outras fronteiras.
Museu e escola do Biketrial
Na cidade de Itadori no Japão, o Sr. Hiroshi criou o museu do Biketrial, onde é possível conhecer a história do esporte e ver vários modelos antigos, com a Montesita T5, primeira Biketrial do mundo, lançada em 1978 e a brasileira JNA Trials, de 1985, que entreguei ao museu no mundial de 1998. O complexo do museu conta também com um auditório 3D e pistas de Biketrial e BMX, em área denominada OT PI Park, em homenagem ao multi campeão filho de Pedro Pi, inventor do esporte.
Outro grande feito em Itadori foi ter colocado o Biketrial como preparação física em escolas de ensino fundamental, esporte que se soma ao monociclo, já popular nas escolas públicas.
Não é esporte para loucos
O Biketrial é uma das mais surpreendentes modalidades do ciclismo, concebendo imagens incríveis e escaladas inacreditáveis nas provas, treinos e exibições, onde pilotos altamente especializados podem demonstrar toda sua técnica e habilidade.
Com provas naturais, artificiais, Dual Lane e BWR, é a única modalidade portátil, permitindo eventos em qualquer local, independente do espaço ou condições do piso.
Confira outros detalhes e conheça um pouco mais sobre o Biketrial neste VÍDEO da Pedaleria.
0 comentários