Entenda mais sobre os movimentos centrais, e escolha a ferramenta certa para cada tipo
As pedivelas das bicicletas evoluíram como os demais componentes, mas o tipo mais comum que ainda equipa muita bike de entrada é o velho modelo para central de ponta quadrada, conhecido como Square.
Eixo central Square (ponta quadrada)
Encontrado em cartucho ou em 3 partes (caixas e eixo central), esse componente icônico equipa bicicletas desde a década de 20. O modelo de ponta quadrada veio substituir seu antecessor que utilizava eixo redondo com chavetas, um sistema sujeito a folgas constantes. A primeira pedivela de alumínio para eixo Square surgiu em 1933 para equipar bicicletas de estrada. O eixo é fabricado em Cromo Molibidênio, mesmo material encontrado nos eixos de roda e pedal.
Para sacar pedivelas com esse tipo de eixo é instalado um extrator na rosca externa sob a tampa do parafuso de fixação, e uma bucha empurra o eixo central da bike removendo cada lado individualmente.
Eixo central Octalink ou ISIS (ponta entalhada)
Muito utilizados em bicicletas intermediárias, seus eixos são de maior diâmetro, mais resistentes e menos sujeito a folgas. Esses modelos possuem eixos estriados para pedivelas com 8 ou 10 saliências, e só não substituíram completamente o modelo Square pois seu custo de fabricação é maior, tem mais etapas e elaborado trabalho de fresa.
Os dois sistemas possuem a mesma rosca interna para sacar os braços das pedivelas, porém a ferramenta que saca o modelo Square pode danificar a rosca interna do eixo, sendo necessário utilizar uma ponteira diferente para alargar o apoio no eixo da bike.
Eixo central Hollowtech II
Utiliza eixos com mais entalhes e preso ao braço direito da pedivela (lado das coroas). Este modelo não utiliza saca pedivelas, pois o braço esquerdo fica preso ao eixo multi-entalhado por dois parafusos Allen 5mm, pressionando o eixo, bastando soltá-los para remover esse braço. A remoção completa da pedivela é pelo lado direito da bike, e basta puxar a peça.
Eixo central Megaexo
Existem vários modelos, com eixos de 24 a 30mm de diâmetro (BB30), permitindo a utilização de alumínio em sua fabricação. Como no modelo Hollowtech, o Megaexo também tem o eixo central fixo no braço direito da pedivela, que pode ser de alumínio ou carbono.
Para sacar este modelo, basta uma chave Allen 8mm, pois sua tampa lateral em duas peças faz esse trabalho. Ao soltar o parafuso calçado pela tampa, o braço esquerdo da pedivela é removida, liberando o outro lado sem ferramentas adicionais.
Cuidados ao usar o extrator de pedivela
O saca pedivela é uma ferramenta de aço rosqueada em braços de alumínio, portanto cuidado! Se ela entra torta, pode arrancar os fios da rosca impedindo a utilização da ferramenta, sendo necessário utilizar técnicas alternativas e muito trabalhosas para remover a pedivela.
Se você tem habilidade e gosta de fazer a manutenção, monte um painel simples de ferramentas específicas para bicicletas, uma diversão a mais para te entreter por algumas horas.
Bom pedal!
0 comentários