Entrando nos eixos

Entenda mais sobre os movimentos centrais, e escolha a ferramenta certa para cada tipo

As pedivelas das bicicletas evoluíram como os demais componentes, mas o tipo mais comum que ainda equipa muita bike de entrada é o velho modelo para central de ponta quadrada, conhecido como Square.

Eixo central Square (ponta quadrada)

Encontrado em cartucho ou em 3 partes (caixas e eixo central), esse componente icônico equipa bicicletas desde a década de 20. O modelo de ponta quadrada veio substituir seu antecessor que utilizava eixo redondo com chavetas, um sistema sujeito a folgas constantes. A primeira pedivela de alumínio para eixo Square surgiu em 1933 para equipar bicicletas de estrada. O eixo é fabricado em Cromo Molibidênio, mesmo material encontrado nos eixos de roda e pedal.

img-Pedaleria_Eixo_Square

Ainda muito utilizado, o modelo Square cumpre bem o seu papel, mas não oferece longevidade se usado para esportes extremos.

Para sacar pedivelas com esse tipo de eixo é instalado um extrator na rosca externa sob a tampa do parafuso de fixação, e uma bucha empurra o eixo central da bike removendo cada lado individualmente.

Eixo central Octalink ou ISIS (ponta entalhada)

Muito utilizados em bicicletas intermediárias, seus eixos são de maior diâmetro, mais resistentes e menos sujeito a folgas. Esses modelos possuem eixos estriados para pedivelas com 8 ou 10 saliências, e só não substituíram completamente o modelo Square pois seu custo de fabricação é maior, tem mais etapas e elaborado trabalho de fresa.

img-Pedaleria_Eixo_Central_Isis

Eixo central e pedivelas Isis. 10 entalhes garantem ótima fixação e resistência, mas as caixas e esferas internas são de pequeno diâmetro.

img-Pedaleria_Eixo_Octalink

O nome Octalink tem a ver com os 8 entalhes apresentados na pedivela e no eixo, mas como no modelo Isis, caixa pequena e embutida.

Os dois sistemas possuem a mesma rosca interna para sacar os braços das pedivelas, porém a ferramenta que saca o modelo Square pode danificar a rosca interna do eixo, sendo necessário utilizar uma ponteira diferente para alargar o apoio no eixo da bike.

Eixo central Hollowtech II

Utiliza eixos com mais entalhes e preso ao braço direito da pedivela (lado das coroas). Este modelo não utiliza saca pedivelas, pois o braço esquerdo fica preso ao eixo multi-entalhado por dois parafusos Allen 5mm, pressionando o eixo, bastando soltá-los para remover esse braço. A remoção completa da pedivela é pelo lado direito da bike, e basta puxar a peça.

img-Pedaleria_Eixo_Hollowtech_02

O modelo Hollowtech II possui eixo multi-entalhado e caixas externas de grande diâmetro, para remover a pedivela, basta soltar 2 parafusos Allen M5.

img-Pedaleria_Pedivela_Hollowtech_Parafusos

A pedivela Hollowtech “abraça” o eixo com aperto variável, 2 parafusos Allen 5mm finalizam a instalação.

Eixo central Megaexo

Existem vários modelos, com eixos de 24 a 30mm de diâmetro (BB30), permitindo a utilização de alumínio em sua fabricação. Como no modelo Hollowtech, o Megaexo também tem o eixo central fixo no braço direito da pedivela, que pode ser de alumínio ou carbono.

img-Pedaleria_Pedivela_BB30

Conjunto BB30. Rolamentos embutidos na sede do central da bicicleta, não há rosca nem caixas externas.

img-Pedaleria_pedivela-FSA_SLK

Pedivela com Megaexo 24mm em Cr-Mo e braços ocos de carbono.

Para sacar este modelo, basta uma chave Allen 8mm, pois sua tampa lateral em duas peças faz esse trabalho. Ao soltar o parafuso calçado pela tampa, o braço esquerdo da pedivela é removida, liberando o outro lado sem ferramentas adicionais.

Cuidados ao usar o extrator de pedivela

O saca pedivela é uma ferramenta de aço rosqueada em braços de alumínio, portanto cuidado! Se ela entra torta, pode arrancar os fios da rosca impedindo a utilização da ferramenta, sendo necessário utilizar técnicas alternativas e muito trabalhosas para remover a pedivela.

img-Pedaleria_Extrator_Pedros

Se você tem habilidade e gosta de fazer a manutenção, monte um painel simples de ferramentas específicas para bicicletas, uma diversão a mais para te entreter por algumas horas.

Bom pedal!

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Repaginamos a Monark Barra Circular

A Barra Circular é uma bike clássica, pau pra toda obra mas que merece um upgrade para virar bike conceito No passado, as bicicletas eram modelos únicos, tinha a masculina e a feminina, e eram usadas para tudo, serviam para o transporte, lazer e competição. Com o...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter