Medo de pedalar na rua

A cada dia, mais e mais ciclistas são vistos pelas ruas e avenidas dos grandes centros. Quer ser um deles?

Muitos ciclistas iniciantes possuem alguns medos e até traumas por experiências negativas no trânsito e não querem pedalar na rua, mas grande parte delas foi causada pelos próprios ciclistas, se aventurando sem preparo, planejamento e até sem conhecer a fundo o funcionamento da bicicleta.

img_pedaleria_Medo_de_Pedalar_na_Rua_01

Ciclistas inexperientes devem evitar rotas que passam por ruas e avenidas de tráfego intenso.

Se você se enquadra nesse grupo ou ainda não começou a usar a bike pelos mesmos motivos fique tranquilo, a solução é fácil e você progride rapidinho.

Para conhecer melhor seu equipamento você tem que pedalar mais, experimentar todas as marchas, reconhecer o momento da troca e o modo correto de fazer isso, este vídeo mostra como trocar de marcha suavemente, e este outro também tem boas dicas.

Bike confortável e bem ajustada não fica te chamando atenção, te distraindo, se puder, faça o Bike Fit, e mantenha o selim na altura certa. Se o seu selim está incomodando, ele pode ser o modelo errado para seu Biotipo, saiba mais sobre os selins neste vídeo.

img-Pedaleria_Usando_Cambio

Na trilha ou na cidade, conhecer bem o funcionamento das marchas ajuda muito, mas ainda tem muita gente com receio de usá-las.

Se você quer ir para o trabalho de bike mas tem medo de compartilhar a rua com os carros, faça alguns testes antes, nos finais de semana, feriados, quando a cidade está mais calma. Escolha ruas mais tranquilas, fuja das avenidas movimentadas, trace a melhor rota evitando subidas longas, ruas e avenidas de tráfego intenso, mesmo que isso alongue seu trajeto em alguns quilômetros, assim você não passa aperto e tem mais tempo de explorar sua bike.

img_Pedaleria_Medo_de_Pedalar_na_Rua_04

Se você tem receio de cruzar uma avenida movimentada pedalando, atravesse pela faixa de pedestres empurrando a bike.

Sinalize suas intenções. Os motoristas e pedestres precisam saber para onde você vai, 99% das bicicletas não possuem iluminação ou seta para indicar as conversões, mas o equipamento existe e você pode comprar em loja.pedaleria.com, confira neste vídeo, e se você não tem sinalize com os braços as conversões a esquerda, direita e até quando irá seguir em frente, ao passar por uma bifurcação ou cruzamento.

img-Pedaleria_Kit_Iluminacao

Ao pedalar no trânsito, mantenha farol e lanterna acesos mesmo durante o dia, é mais seguro!

img-Pedaleria_Bolsa_de_Selim_com_Seta

Sinalizar suas intenções é muito importante, pode ser com os braços ou com esta bolsa de selim com seta (compre em loja.pedaleria.com)

Respeite as leis de trânsito e utilize equipamentos de proteção, calçado adequado, luvas e capacete não podem faltar, assim você faz sua parte e evita acidentes.

Bom pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter