Chega de crec crec ao trocar a marcha da bike
Sabe aquela mudança de marcha barulhenta, que todo mundo olha e parece que a bike está quebrando, pois é, todo mundo pode errar a mudança, até os profissionais, e isso acontece por falta de orientação, de atenção e até por cansaço ou stress, típicos nos ambientes de competição.

Os estalos e rangidos podem acontecer nas coroas e também no cassette ou catraca, indicando que a mudança de marcha foi feita de forma errada, aplicando muita força nos pedais durante a cambiada. Na mudança ideal, diminuímos levemente o passo das pedaladas para fazer a troca de marcha, principalmente na redução, quando estamos subindo uma inclinação. Isso ocorre em uma fração de segundo, e é até difícil de perceber quando bem executada, pois na sequência, retomamos o ritmo anterior das pedaladas.

O resultado disso é uma troca mais rápida, sem barulho e sem desgaste da transmissão da bicicleta. A troca errada acaba desgastando coroas, cassette e corrente, desalinhando o câmbio dianteiro e afrouxando os cabos dos câmbios. Outra coisa que não se deve fazer, são as trocas de marchas pedalando em pé, isso força demais a transmissão, pois é impossível aliviar o peso do corpo, chegando até a arrebentar a corrente.
Observe como você está trocando de marcha, se notar ruídos altos, alivie o pé na próxima troca, sua transmissão agradece!
Bom Pedal!