Troca do cabo de câmbio

Aprenda como trocar o cabo do câmbio traseiro da sua bicicleta.

A troca ou manutenção do cabo de câmbio é uma tarefa simples, leva poucos minutos e dá para fazer em casa gastando em média 10 reais. Troque ou lubrifique os cabos dos câmbios quando notar qua as alavancas de mudança estão duras no acionamento, quando lavar a bike com máquinas de alta pressão ou quando notar que estão enferrujados ou desfiando.

IMG_Pedaleria_Como_Trocar_Cabo_Cambio_no_Rapidfire

A bike utilizada no vídeo está equipada com alavancas do tipo Rapidfire (Shimano), e a grande maioria das alavancas Rapidfire ou Trigger (Sram) tem funcionamento similar e acesso ao cabo por portas removíveis ou tampas tipod do tipo parafuso com 1/4 de volta. Para realizar o serviço você ira precisar de uma chave Phillips, chave Allen 5mm, um alicate comum, um alicate de cortar cabos e um cabo novo. Os cabos de câmbio são mais finos e flexíveis que os cabos de freio e deslizam em tubos de nylon dentro dos conduites (capas que protegem os cabos). Em condições normais de uso os cabos podem durar muitos anos, mas lavar a bike constantemente, pedalar no litoral próximo ao mar ou guardar a bike em locais sujeitos a sol e chuva podem reduzir sua durabilidade.

IMG_Diferencas_entre_Cabo_de_Cambio_e_de_Freio

Os cabos de freio e de câmbio são diferentes na espessura, flexibilidade e tamanho do terminal.

IMG_Tubo_de_Nylon_dentro_do_Conduite_do_Cabo_Cambio

Dentro do conduite o cabo desliza em tubos de nylon facilitando as trocas das marchas.

Os cabos devem estar bem lubrificados para que as mudanças de marcha sejam suaves poupando o mecanismo das alavancas e protegendo os cabos da ferrugem, portanto não esqueça da graxa fina própria para bicicletas.
Após a troca do cabo, pode ocorrer perda parcial da regulagem e isto é normal, pois você pode ter esticado muito o cabo na hora de apertar o parafuso que o fixa ao câmbio, e ele fica tentando trocar de marcha sozinho. Solte o parafuso que fixa o cabo ou volte um pouco o esticador de cabo no Rapidfire. Se a alavanca for acionada e não realizar a troca, o problema é cabo frouxo, neste caso faça o contrário da dica anterior, esticando o cabo na fixação ou no esticador de cabo da alavanca. Para fazer outras regulagens no seu câmbio e entender a fundo seu funcionamento, leia também este post.

Bom Pedal!

 

<a href="https://pedaleria.com/autor/educapivara/" target="_self">Edu Capivara</a>

Edu Capivara

Edu Capivara é Delegado Internacional do Biketrial no Brasil desde 1991 e introdutor do esporte em meados da década de 80. É amigo pessoal de Pedro Pi, o inventor do Biketrial e de toda a cúpula da BIU (Biketrial International Union) . Profundo conhecedor do mundo da bike, começou suas aventuras em modalidades como o BMX e o Mountain Bike no início desses esportes no Brasil. Já participou de campeonatos mundiais de biketrial pelo mundo todo, inclusive do primeiro, em 1986 na Europa.

Veja mais

Crescendo no ciclismo com saúde

Crescendo no ciclismo com saúde

Muitos ciclistas querem criar uma rotina de treinos visando participar de competições, mas fazer isso sem orientação acaba levado esse ciclista a outro tipo de rotina, vários dias se recuperando das lesões causadas pelos excessos. Seja um ciclista amador, ocasional,...

Porta objetos para bike

Porta objetos para bike

Existem vários tipos de bolsas para quadro, mas também dá pra fazer modelos personalizados Quando repaginamos a Monark Barra Circular,  eu fiz um porta objetos redondo porque combina com o desenho da bike, agora eu quero propor outros modelos, para quadros...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa Newsletter