Aprenda como trocar o cabo do câmbio traseiro da sua bicicleta.
A troca ou manutenção do cabo de câmbio é uma tarefa simples, leva poucos minutos e dá para fazer em casa gastando em média 10 reais. Troque ou lubrifique os cabos dos câmbios quando notar qua as alavancas de mudança estão duras no acionamento, quando lavar a bike com máquinas de alta pressão ou quando notar que estão enferrujados ou desfiando.
A bike utilizada no vídeo está equipada com alavancas do tipo Rapidfire (Shimano), e a grande maioria das alavancas Rapidfire ou Trigger (Sram) tem funcionamento similar e acesso ao cabo por portas removíveis ou tampas tipod do tipo parafuso com 1/4 de volta. Para realizar o serviço você ira precisar de uma chave Phillips, chave Allen 5mm, um alicate comum, um alicate de cortar cabos e um cabo novo. Os cabos de câmbio são mais finos e flexíveis que os cabos de freio e deslizam em tubos de nylon dentro dos conduites (capas que protegem os cabos). Em condições normais de uso os cabos podem durar muitos anos, mas lavar a bike constantemente, pedalar no litoral próximo ao mar ou guardar a bike em locais sujeitos a sol e chuva podem reduzir sua durabilidade.


Os cabos devem estar bem lubrificados para que as mudanças de marcha sejam suaves poupando o mecanismo das alavancas e protegendo os cabos da ferrugem, portanto não esqueça da graxa fina própria para bicicletas.
Após a troca do cabo, pode ocorrer perda parcial da regulagem e isto é normal, pois você pode ter esticado muito o cabo na hora de apertar o parafuso que o fixa ao câmbio, e ele fica tentando trocar de marcha sozinho. Solte o parafuso que fixa o cabo ou volte um pouco o esticador de cabo no Rapidfire. Se a alavanca for acionada e não realizar a troca, o problema é cabo frouxo, neste caso faça o contrário da dica anterior, esticando o cabo na fixação ou no esticador de cabo da alavanca. Para fazer outras regulagens no seu câmbio e entender a fundo seu funcionamento, leia também este post.
Bom Pedal!